O cinema sempre se interessou pela Idade Média, uma época de conflitos e lendas, e isso resultou nos melhores filmes medievais já feitos.
Assim, estes longas retrataram essa época com diferentes abordagens, desde o realismo histórico até a fantasia mítica.
Portanto, sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa e listar alguns dos melhores filmes da idade média que você pode assistir. Então fique com a gente e não deixe de ler até o final.
1. O Último Duelo (2021) – Um dos melhores filmes medievais baseado em fatos reais
Dirigido por Ridley Scott, O Último Duelo é uma adaptação do romance homônimo de Eric Jager, que conta a história verídica do último duelo judicial da França, ocorrido em 1386.
O filme narra o confronto entre o cavaleiro Jean de Carrouges e o escudeiro Jacques Le Gris, acusado de estuprar a esposa de Jean, Marguerite.
Assim, o rei Carlos VI decide que a melhor forma de resolver o conflito é um duelo até a morte, que colocará em jogo a honra, a justiça e a verdade.
O filme possui uma narrativa não linear, que divide a história em três capítulos, cada capítulo revela novos detalhes e nuances sobre os fatos, criando uma tensão crescente até o desfecho dramático.
A saber, O Último Duelo está disponível nos catálogos do Star Plus.
2. Excalibur (1981)
Dirigido por John Boorman, Excalibur é um dos melhores filmes medievais e uma das mais famosas e aclamadas adaptações da lenda do rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda.
Assim, o filme acompanha a trajetória de Arthur, desde sua origem como filho bastardo de Uther Pendragon até sua morte como rei de Camelot.
Além disso, também apanhamos seu casamento com Guinevere, a luta contra a meia-irmã Morgana e seu filho Mordred, e a busca pelo Santo Graal.
Tudo isso tendo como símbolo a mágica espada Excalibur, que representa o destino e a glória de Arthur.
Excalibur é um filme que transcende o gênero medieval, uma obra-prima do cinema, que se encontra disponível para aluguel no Prime Video.
3. Joana D’Arc (1999) – Um dos melhores filmes medievais sobre a santa guerreira
Dirigido por Luc Besson, Joana D’Arc é uma biografia da heroína francesa que liderou o exército francês contra os ingleses na Guerra dos Cem Anos, baseada em documentos históricos e no processo de canonização da santa.
O enredo mostra a vida de Joana, desde sua infância em Domrémy, onde recebe visões divinas que a orientam em sua missão, até sua morte na fogueira em Rouen, aos 19 anos, passando por suas vitórias militares, sua relação com o rei Carlos VII.
Dessa forma, Joana D’Arc é um filme que homenageia uma das figuras mais importantes e inspiradoras da história da França, que se tornou uma santidade.
4. Robin Hood (2010)
Dirigido por Ridley Scott, Robin Hood é uma reinterpretação da lenda do herói que roubava dos ricos para dar aos pobres, ambientada na Inglaterra do século XII.
O filme conta a origem de Robin Longstride, um arqueiro que servia ao rei Ricardo Coração de Leão e que, após a morte do monarca, assume a identidade de um nobre morto, Sir Robert Loxley, para retornar à Inglaterra.
Lá, ele se envolve com Lady Marion, a viúva de Loxley, e com o rebelde Sir Walter Loxley, que o incentiva a liderar uma resistência contra o tirânico príncipe João.
A saber, o filme impressiona pela sua produção, que recria com fidelidade e detalhe o cenário da Inglaterra na idade média, com cenas de batalha espetaculares e realistas.
Assim, este é mais um dos melhores filmes medievais que você pode assistir no Prime Video.
5. Arn – O Cavaleiro Templário (2007)
Dirigido por Peter Flinth, Arn – O Cavaleiro Templário é uma adaptação dos livros da trilogia de Jan Guillou sobre o cavaleiro Arn Magnusson.
O filme narra a trajetória de Arn, desde sua infância em um mosteiro até sua paixão proibida por Cecília e sua participação nas Cruzadas.
Dessa forma, o filme tem uma narrativa épica e emocionante, que conta a história de um personagem inspirador, que viveu em uma época de conflitos, lendas, heróis e vilões.
Arn – O Cavaleiro Templário é um filme que homenageia uma das figuras mais importantes e admiráveis da história da Suécia, que se tornou um símbolo de coragem. A saber, o filme está disponível no Prime Video.
6. Cruzada (2005) – Mais um dos melhores filmes medievais dirigidos por Ridley Scott
Dirigido por Ridley Scott, Cruzada é um filme que retrata a Terceira Cruzada e a reconquista de Jerusalém pelos muçulmanos, liderados por Saladino.
O filme acompanha a jornada de Balian, um jovem ferreiro que perde sua esposa e filho, e decide seguir seu pai para a Terra Santa, onde se torna um cavaleiro e defensor do reino cristão de Jerusalém.
Lá, ele se envolve com a princesa Sibila, a irmã do rei leproso Balduíno IV, e com o conde de Trípoli, que defende uma política de coexistência com os muçulmanos.
Além disso, ele também enfrenta a oposição de Guy de Lusignan, que provoca a guerra contra Saladino, e do templário Reynald de Chatillon.
O longa questiona a validade e o sentido das Cruzadas, uma série de expedições que visavam assegurar o domínio cristão sobre os lugares sagrados controlados pelos muçulmanos.
Ou seja, este filme é perfeito para quem gosta de enredos históricos e profundos, e está disponível no Star Plus.
7. Coração de Cavaleiro (2001)
Dirigido por Brian Helgeland, Coração de Cavaleiro é uma comédia de aventura que conta a história de William, um jovem camponês que sonha em se tornar um cavaleiro e participar de torneios de justas.
Para isso, ele assume a identidade de um nobre falecido e conta com a ajuda do próprio Chaucer, que forja seus documentos.
Assim, no caminho, ele se apaixona pela bela e nobre Jocelyn, e enfrenta o rival e vilão Conde Adhemar.
O filme tem uma abordagem divertida e irreverente da Idade Média, com elementos históricos e anacronismos, como a trilha sonora que inclui músicas de rock e pop.
Além disso, as cenas de ação, que mostram as justas com realismo e dinamismo são incríveis. O filme está disponível no Globoplay para aluguel.
8. Lancelot, o Primeiro Cavaleiro (1995) – Mais um dos melhores filmes medievais sobre a lenda do Rei Arthur
Dirigido por Jerry Zucker, Lancelot, o Primeiro Cavaleiro é mais um dos melhores filmes medievais sobre a lenda do Rei Arthur.
O filme narra como Lancelot, um aventureiro solitário, se apaixona por Guinevere, sem saber que ela é a prometida de Arthur.
Então, Lancelot é convidado por Arthur a se juntar aos seus cavaleiros, mas não revela seu amor por Guinevere.
Enquanto isso, o traidor Príncipe Malagant planeja sequestrar Guinevere e tomar o trono de Arthur.
Lancelot, o Primeiro Cavaleiro é um filme que retrata a saga de um dos triângulos amorosos mais famosos da literatura, e está disponível na Netflix.
9. O Homem do Norte (2022)
Dirigido por Robert Eggers, O Homem do Norte é um filme que se inspira na obra de Shakespeare, Hamlet, e na lenda de Amleth.
Assim, conta a história de Amleth, um jovem príncipe viking que testemunha o assassinato de seu pai, o rei Horvendill, pelo seu tio, Fjölnir.
O menino foge, mas jura que voltará para vingar seu pai, salvar sua mãe, Gudrún, e matar seu tio.
Vinte anos depois, Amleth, um guerreiro temido e respeitado, retorna à sua terra natal, disposto a cumprir sua promessa.
Dessa forma, O Homem do Norte homenageia uma das figuras mais importantes e admiráveis da história da Escandinávia. O longa está disponível no Globoplay.
10. Coração Valente (1995) – Um dos mais clássicos e melhores filmes medievais
Coração Valente é um filme norte-americano dirigido e estrelado por Mel Gibson, que interpreta William Wallace, um guerreiro escocês que lidera uma rebelião contra o domínio inglês no século XIII.
O filme é uma obra épica, que mistura fatos históricos e ficção, e que mostra as batalhas sangrentas, discursos inspiradores e romances proibidos de Wallace.
A saber, o filme tem uma produção grandiosa, além de uma direção de arte e um elenco de primeira.
Coração Valente foi um sucesso de público e crítica, e ganhou cinco Oscars, incluindo o de melhor filme e melhor direção.
Portanto, todos estes melhores filmes medievais são opções maravilhosas, então comente e nos conte qual destas histórias te chamou mais a atenção!