Diretor Ridley Scott
Ridley Scott - Divulgação

Sendo um dos mais aclamados diretores da atualidade, é difícil listar apenas 10 dos melhores filmes de Ridley Scott.

Conhecido por sua habilidade em criar mundos visuais deslumbrantes e narrativas envolventes, Scott já dirigiu filmes que se tornaram clássicos da ficção científica, do épico histórico, do suspense e do drama.

Sendo assim, hoje vamos destacar alguns dos seus melhores filmes, que provam sua versatilidade e talento como cineasta. Então fique com a gente para saber mais sobre estas obras.

1. O Último Duelo (2021) – Um dos mais recentes e melhores filmes de Ridley Scott

Sendo um dos filmes mais recentes de Ridley Scott, esta é uma adaptação do romance homônimo de Eric Jager. Aliás, a obra se baseia em uma história real que aconteceu na França medieval.

Continue depois da publicidade

O filme narra o duelo entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris, acusado de estuprar Marguerite, a esposa de Jean. Então, o rei Carlos VI decide que o melhor jeito de resolver o conflito é um duelo até a morte, que será o último julgamento por combate da história francesa.

A saber, o filme recebeu críticas positivas da crítica especializada, que elogiou a direção de Scott e o roteiro de Nicole Holofcener, Ben Affleck e Matt Damon.

2. Gladiador (2000)

Um dos filmes mais aclamados e premiados de Ridley Scott, Gladiador é um épico histórico que se passa no Império Romano, no século II d.C.

O filme conta a história de Maximus, um general romano que é traído pelo filho do imperador, Cómodo, que mata seu pai e assume o trono. Então, Maximus é capturado e vendido como escravo, e se torna um gladiador, lutando pela sua sobrevivência e pela sua vingança.

Continue depois da publicidade

O filme é repleto de batalhas sangrentas e espetaculares que aconteciam nos coliseus. E também mostra as intrigas e conspirações que envolviam o poder em Roma. Dessa forma, é uma mega produção do cinema, com uma direção de arte grandiosa e impecável, que recria o mundo antigo com realismo e beleza.

A saber, o filme ganhou o Oscar de melhor filme, entre outros prêmios. Além de se tornar um dos melhores filmes de Ridley Scott e também um dos maiores sucessos de bilheteria da história.

3. Os Duelistas (1977) – um dos melhores filmes de Ridley Scott baseado em fatos reais

O primeiro filme dirigido por Ridley Scott, Os Duelistas é um drama histórico baseado no conto de Joseph Conrad, que se inspirou em um caso real que aconteceu na França napoleônica. O longa narra a rivalidade entre dois oficiais do exército francês: o aristocrático D’Hubert e o temperamental Feraud, que se desafiam para uma série de duelos ao longo de quinze anos, por uma questão de honra.

Assim, a trama mostra as mudanças históricas e pessoais que ocorrem na vida dos personagens, e como o seu orgulho e obsessão os levam a um destino trágico. O filme é uma obra de arte visual, com uma fotografia deslumbrante, que capta as paisagens e as cores da Europa do século XIX.

Continue depois da publicidade

Os Duelistas foi premiado no Festival de Cannes como melhor filme de estreia. Ademais, até hoje é considerado um dos melhores filmes de Ridley Scott.

4. Todo o Dinheiro do Mundo (2017)

Todo o Dinheiro do Mundo é um drama com toque de suspense dirigido por Ridley Scott e lançado em 2017. O filme é baseado na história real do sequestro do neto de um dos homens mais ricos do mundo, J. Paul Getty, em 1973, na Itália.

Assim, o filme mostra a luta da mãe do jovem, Gail Harris, para convencer o avô a pagar o resgate milionário. Enquanto um ex-agente da CIA, Fletcher Chace, tenta negociar com os sequestradores.

A saber, o filme passou por uma polêmica envolvendo o ator Kevin Spacey, que originalmente interpretava J. Paul Getty, mas foi substituído por Christopher Plummer após acusações de assédio sexual. Ridley Scott decidiu refilmar todas as cenas de Spacey em apenas nove dias, a um custo estimado de 10 milhões de dólares.

Continue depois da publicidade

No entanto, a troca de atores não prejudicou a obra, pelo contrário, rendeu a Plummer uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante. O filme também foi indicado ao Globo de Ouro, além do Oscar.

5. Falcão Negro em Perigo (2001)

Um dos filmes mais aclamados e premiados de Ridley Scott, Falcão Negro em Perigo é um filme de guerra que se passa na Somália, em 1993. Nele, acompanhamos a história de uma missão militar americana que tenta capturar dois líderes de uma milícia local. Mas que acaba em um desastre quando dois helicópteros são abatidos pelos rebeldes.

Dessa forma, o que era para ser uma operação rápida se transforma em uma batalha sangrenta e desesperada pela sobrevivência dos soldados cercados por milhares de inimigos. O filme é uma obra-prima do cinema de guerra, com uma produção realista e impactante, que recria o caos e a brutalidade do conflito. Além disso, o filme também tem uma trilha sonora envolvente que contribui para a atmosfera de tensão e adrenalina da história.

Falcão Negro em Perigo ganhou dois Oscars, de melhor edição e melhor mixagem de som, entre outros prêmios, e se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria da carreira de Scott.

Continue depois da publicidade

6. Alien, o Oitavo Passageiro (1979) – um dos clássicos entre os melhores filmes de Ridley Scott

O primeiro filme de ficção científica de Ridley Scott, Alien, o Oitavo Passageiro é um clássico do terror que se passa no espaço, no século XXII.

O filme conta a história de uma nave espacial que recebe um sinal de socorro de um planeta desconhecido, e que ao investigar o local, encontra uma forma de vida hostil que invade a nave e começa a matar os tripulantes um a um. Assim, a única esperança de sobrevivência é a tenente Ripley, que enfrenta o terrível alienígena.

O longa não é apenas um dos melhores filmes de Ridley Scott, mas também uma super produção do cinema de terror, com uma direção de arte impressionante, que cria um universo sombrio e claustrofóbico. Alien, o Oitavo Passageiro também tem um roteiro inteligente, que mistura suspense, ação e horror, com cenas memoráveis e surpreendentes. 

O filme ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais, e deu origem a uma franquia de sucesso.

Continue depois da publicidade

7. Perdido em Marte (2015)

Perdido em Marte, por sua vez, é um filme de ficção científica que se passa em um futuro próximo, no qual a NASA realiza missões tripuladas ao planeta vermelho. Dessa forma, o filme acompanha a saga de Mark Watney, um astronauta e botânico que é deixado para trás por sua equipe, após uma tempestade de areia que o faz parecer morto.

Assim, Watney tem que sobreviver em um ambiente hostil, com recursos limitados, e tentar se comunicar com a Terra, na esperança de que o resgatem. O filme mostra a inteligência e a criatividade de Watney para resolver os problemas que enfrenta em Marte. Além disso, tem um elenco de estrelas, com atores como Jessica Chastain, Jeff Daniels, Chiwetel Ejiofor, entre outros.

Sucesso de crítica e público, Perdido em Marte recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator para Damon.

8. Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982)

Blade Runner, o Caçador de Andróides é um filme de ficção científica que se passa em um futuro distópico, no ano de 2019, em Los Angeles.

Continue depois da publicidade

O filme narra a trajetória de Rick Deckard, um policial especializado em caçar e eliminar replicantes, que são androides com aparência e inteligência humanas, criados para servir como escravos em colônias espaciais.

Assim, Deckard tem que rastrear e eliminar quatro replicantes rebeldes, que voltaram à Terra em busca de seu criador e de uma forma de prolongar sua vida. Uma obra-prima do cinema de ficção científica, com uma estética noir, e elementos do cinema policial e uma fotografia sombria.

Infelizmente o filme foi um fracasso de bilheteria na época de seu lançamento, mas se tornou um clássico cult, com várias versões e uma sequência lançada em 2017.

9. Thelma & Louise (1991) – um dos mais conhecidos entre os melhores filmes de Ridley Scott

Thelma & Louise é um filme de aventura e drama que se passa nos Estados Unidos, nos anos 90.

Continue depois da publicidade

Conta a história de duas amigas, Thelma, uma dona de casa submissa ao marido, e Louise, uma garçonete de uma lanchonete, que decidem fazer uma viagem de carro para escapar de suas vidas monótonas. No caminho, elas se envolvem em um crime e são perseguidas pela polícia, iniciando uma fuga sem volta.

A saber, o filme é um clássico do cinema feminista, com uma direção de arte vibrante, ele contrasta com o clima de tensão e humor da história.

Sendo assim, foi um verdadeiro sucesso de crítica e público, tendo ganhardo o Oscar de melhor roteiro original, escrito por Callie Khouri.

10. O Gângster (2007)

O Gângster é um filme de crime e drama que se passa em Nova York, nos anos 70. Assim, a trama narra a história real de Frank Lucas, um traficante que se tornou um dos mais poderosos e respeitados líderes do crime organizado da cidade.

Continue depois da publicidade

O filme também mostra a história de Richie Roberts, um policial honesto e determinado. O qual lidera uma equipe especial para capturar e desmantelar o império de Lucas.

Além de ser um dos melhores filmes de Ridley Scott, esta também é um dos mais icônicos do cinema de gangster. Mostrando os bastidores da corrupção, violência, política e da cultura da época.

O filme tem um elenco de estrelas, com atuações brilhantes de Denzel Washington e Russell Crowe, que receberam indicações ao Oscar de melhor ator.

Dessa forma, o filme foi um sucesso de crítica e público, e recebeu duas indicações ao Oscar, de melhor direção de arte e melhor figurino.

Portanto, se você já assistiu algum dos melhores filmes de Ridley Scott, comente aqui e nos deixe saber qual o seu favorito!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui