17 filmes da década de 80 que você precisa conhecer - Capa
17 filmes da década de 80 que você precisa conhecer - Capa

Hoje vamos te mostrar 17 filmes da década de 80 que vão mexer com você. Descubra quais eram os principais temas e as obras de sucesso da época. Surpreenda-se com a força de influência que elas ainda possuem nos dias de hoje.

Atualmente, existem muitos cinéfilos em nossa sociedade. Isto é, há grandes amantes de filmes em todos os lugares. Afinal, todos nós gostamos de relaxar com um bom filme no fim do dia. Ou até mesmo de compartilhar experiências assustadoras com nossos amigos assistindo a filmes de terror.

Desde a nossa infância, o cinema tem estado presente de uma forma ou de outra. Dessa forma, muitos ficam curiosos em relação à história que envolve toda essa grande indústria. Quando analisamos a evolução da forma de atuar e até mesmo da forma de apresentar um filme, percebemos que grandes mudanças vieram.

Em especial, os filmes da década de 80 nos provam que essa é uma arte baseada, sobretudo, em experimentos. A começar pelos seus títulos, temas e vestuários até chegar no enredo e no gênero que encontramos. Essas obras despertam uma grande nostalgia e são verdadeiras inspirações para as obras contemporâneas.

Quais são os temas e as preocupações dessas obras?

Ao tentar compreender quais eram os temas e o que mais se buscava em obras de qualquer época, é preciso entender o que acontecia ali. Portanto, vale a pena lembrar que durante a década de 80 muitos movimentos sociais tomavam força. Assim como a indústria também crescia, junto da ciência e da tecnologia.

Dessa forma, o que temos em termos de temas para os filmes é o auge da ficção, tanto fantástica quanto científica, muita ação, terror e estilo de vida. Ao analisar melhor a lista de filmes da década de 80, você facilmente encontrará ao menos um desses aspectos retratados nos filmes.

Já no que diz respeito às preocupações mais técnicas, precisamos nos voltar ao desenvolvimento das tecnologias. Assim, a atenção do cinema não estava mais voltada para a reprodução da realidade. Buscava-se ir além do que era factível e tátil. Isto é, buscava-se uma reflexão mais profunda e uma exploração aprimorada dos temas.

Isso significa que o investimento em efeitos especiais foi muito alto. Além disso, a adaptação do trabalho tanto com o som quanto com o enquadramento também passou a ser aprimorado. Sobretudo, os efeitos e os gêneros passaram a se segregar e a criar identidades próprias e algumas outras compartilhadas.

Como decidir por onde começar a assistir?

Antes mesmo de começar a explorar a lista de filmes, é preciso ter em mente como decidir por onde começar. Para isso, a resposta é bastante simples, embora não pareça. O ideal é que você mantenha a mente aberta e saia da sua zona de conforto.

Mas caso prefira você também pode começar pelo que mais gosta e tem mais familiaridade. Por isso, procure nos filmes coisas, que também já foram trabalhadas nas suas obras favoritas. Praticar o exercício de encontrar as inspirações dos filmes contemporâneos vai ajudar você a compreender melhor as transformações que remontaram há década de 80 até a atualidade.

Por fim, saiba que toda obra é única. Então, você não deve se prender aos rótulos, críticas e categorias que sejam designados para cada filme. Afinal, em algum grau, todos os gêneros costumam se misturam.

Duro de Matar

Duro de Matar - Divulgação
Duro de Matar – Divulgação

A trama do filme gira em torno do agente do departamento de polícia de Nova York John McClane. Ele se encontra em uma situação de alta tenção. Afinal, um terrorista alemão chamado Hans Gruber fez de reféns as pessoas que estavam na festa de Natal no arranha-céu Nakatomi Plaza, LA. Entre eles, encontra-se a esposa do protagonista.

O desenrolar da história é recheado por inúmeras cenas de ação envolvendo uma grande corrida contra o tempo. Além disso, a construção do protagonista é feita baseada em uma persona irônica e ousada que cativou o público rapidamente.

Esse grande sucesso, dirigido por John McTiernan foi estrelado por Bruce Willis. No ano de 1989, recebeu a indicação ao Oscar nas categorias de melhor som, melhor edição, edição de som e melhores efeitos visuais. Sobretudo, chegou a ser muito bem recebido pela crítica e, posteriormente, ganhou mais quatro sequências, o que demonstra que esse filme foi um grande sucesso.

Scarface

Scarface - Reprodução Netflix
Scarface – Reprodução Netflix

Este filme está enquadrado dentro do gênero de drama policial, Scarface tido como um dos filmes mais violentos já produzidos por Hollywood em sua época. Seu enredo aborda a história de um refugiado cubano chamado Tony Montana, que passa a controlar um cartel de drogas em Miami.

Logo que o lançaram, a crítica viu-se dividida. Por um lado, foi chamado atenção para o uso excesso da violência, de drogas pesadas e linguagem inapropriada. Contudo, não demorou muito para que o conjunto da obra como um todo fosse considerado. Assim, entrou para a lista de melhores filmes de máfia e melhores filmes da década de 80.

Star Wars: O Império Contra-Ataca

Star Wars O império Contra Ataca - Divulgação
Star Wars O império Contra Ataca – Divulgação

Um grande título dirigido por Irvin Kershner, Star Wars: O Império Contra-Ataca é o quinto episódio da saga. Ele acompanha o treino do protagonista, Luke Skywalker, guiado pelo mestre Yoda. Enquanto isso, seus outros amigos começam a ser perseguidos por Darth Vader, entretanto só finalizaram esta trama no próximo filme, O Retorno do Jedi.

Devido à resposta positiva do público aos filmes, Star Wars transformou-se em uma verdadeira franquia audiovisual e, eventualmente, em um universo expandido. Atualmente, há séries que seguem histórias dentro do mesmo universo, como Mandalorian, livros e até mesmo videogames.

De Volta para o Futuro

De volta para o futuro - Divulgação
De volta para o futuro – Divulgação

O filme conta a história de um estudante chamado Marty McFly, de 17 anos. Ao entrar em um carro criado por seu amigo Doc Brown, viaja no tempo, chegando a 30 anos no passado. Essa viagem causa eventos que alteram a linha do tempo, de modo que eles passam a usar o carro para tentar consertar os problemas causados devido ao paradoxo temporal.

Esse título pertence à ficção científica e tem mais duas sequências. Além disso, ele foi vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, bem como indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original e Melhor Som. Por isso, seu lugar na lista de melhores filmes da década de 80 é bem-merecido.

Túmulo dos Vagalumes

Túmulo dos Vagalumes
Túmulo dos Vagalumes

Um dos temas recorrentes nos filmes da década de 80 são as Guerras Mundiais. Em especial, a Segunda Guerra Mundial, retratada no filme Túmulo dos Vagalumes. A trama acompanha a luta pela sobrevivência de um casal de irmãos no Japão durante esse período. Assim, retrata cenas fortes da devastação que a guerra trouxe.

O título faz parte do gênero de animação, sendo produzido pelo Studio Ghibli. Esse estúdio de animações japonês é bastante conceituado em seu ramo. Dessa forma, tanto a qualidade de Túmulo para Vagalumes quanto a influência do estúdio fazem com que o filme seja popular ainda hoje.

Cinema Paradiso

Cinema paradiso - Reprodução Amazon Prime
Cinema paradiso – Reprodução Amazon Prime

Totó, o protagonista, se encanta com o cinema e acaba criando laços com o projetista Alfredo. Não demora e Totó passa a aprender o ofício de projetista com seu novo amigo Alfredo, enquanto a amizade dos dois conquista o público. Todos os eventos se apresentam como lembranças de Totó, ao passo que no presente momento do filme ele já é um condecorado cineasta.

A execução da obra foi feita de forma magistral, de acordo com o que muitas críticas dizem. Afinal, os atores puderam transmitir o carisma no ponto certo, construindo os personagens de forma que o público os amasse. Além disso, o investimento na trilha sonora tornou cada cena mais marcante. Vale a pena conferir esse filme incrível.

Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida

Indiana Jones_ Os Caçadores da Arca Perdida - Divulgação
Indiana Jones_ Os Caçadores da Arca Perdida – Divulgação

Em Os Caçadores da Arca Perdida, o governo dos Estados Unidos oferece um contrato para Indiana Jones em que ele deve encontrar a Arca da Aliança. Para isso, o arqueólogo terá que chegar no objeto antes dos nazistas, porque a Arca torna o exército que a possui invencível.

Hoje em dia, é difícil não termos escutado uma referência a Indiana Jones, mesmo que nunca se tenha assistido aos filmes. Então, não é surpresa quando classificamos esse como um filme de ação e aventura que marcou a história do cinema.

O Iluminado

O Iluminado - Divulgação
O Iluminado – Divulgação

Este filme, inspirado no livro de Stephen King, O Iluminado, retrata uma história de terror que se passa em um hotel durante uma tempestade de neve. Uma família deveria cuidar do local enquanto a tempestade não passasse. Entretanto, esta estalagem sofre a influência de forças malignas.

Esse filme se enquadra na categoria de terror psicológico. Assim como a maioria dos filmes inspirados em obras do Stephen King. Além disso, os efeitos especiais são o grande trunfo do filme, que se torna base e referência para muitas obras que vieram depois.

Aliens, O Resgate

Aliens, O Resgate - Divulgação
Aliens, O Resgate – Divulgação

Sendo a continuação de Aliens, o Oitavo Passageiro, esse filme retrata a trama de Ellen Ripley. Ela ficou presa em estase por 57 anos em uma nave espacial depois de uma grande tragédia. Ao despertar, Ellen volta a este local para salvar 70 famílias, que são ameaçadas pela colonização alienígena.

De acordo com as críticas em torno do filme, ele trabalha com uma montanha-russa de emoções. Isto é, ele produz um clima instável, gerando medo, tensão e curiosidade. Acredita-se, portanto, que ele mantém a qualidade vista no primeiro filme. Ganhando visibilidade entre os filmes de terror com uma mescla de suspense da década de 80.

Blade Runner: O Caçador de Androides

Blade Runner_ O Caçador de Androides - Reprodução HBO MAX
Blade Runner_ O Caçador de Androides – Reprodução HBO MAX

Clones humanos são desenvolvidos por uma corporação no século XXI. O propósito dessa empresa é usá-los nas colônias fora da Terra como escravos. Os mesmos receberam o nome de replicantes. No ano de 2019, a fuga de um grupo de fugitivos causa o acionamento de um ex-policial para caçá-los e viver sob disfarces em Los Angeles.

Sua principal mensagem é sobre o valor que a vida tem. O enredo está recheado de críticas sociais que nos levam a questionar sobre nossos próprios hábitos e pensamentos. Além disso, instiga desafios à nossa própria sabedoria, apresentando um cuidado especial com cada detalhe para entregar uma obra de qualidade.

Akira

Akira - Divulgação
Akira – Divulgação

Esse é um filme animado japonês classificado como cyberpunk. Ele se passa em um cenário caótico dentro de Tóquio no ano de 2019, conhecida como Neo Tóquio. A cidade sofre muitos ataques terroristas, tornando-a perigosa. É nesse cenário que Kaneda e Tetsuo são apresentados como integrantes de uma gangue de motoqueiros.

Toda a rotina dos amigos é cheia de disputas violentas de rachas contra uma gangue inimiga chamada Os Palhaços. Entretanto, um dia Tetsuo encontra uma criança com poderes estranhos chamada Takashi. Ele fugiu de um hospital que o mantinha como cobaia. A partir desse ponto, a história toma um rumo diferente.

Sua animação, que dá ênfase para cores e detalhes em sua composição, foi aclamada como de alta qualidade e até revolucionária para a época. Além disso, todo o enredo dessa obra traz um debate muito difundido entre o público do gênero.

O Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro - Divulgação
O Exterminador do Futuro – Divulgação

Com a missão de assassinar Sarah Connor, o Exterminador faz uma viagem no tempo de 2029 para 1984 usando um disfarce de humano. Ao mesmo tempo, com o propósito de proteger Sarah, Kyle Reese é enviado até ela. Além disso, Kyle também anuncia a chegada de um tipo de inteligência artificial muito perigosa.

Essa inteligência artificial leva o nome de Skynet e, de acordo com Kyle, causará um holocausto nuclear. E é justamente por conta da Skynet que o Exterminador foi enviado para matar Sarah. Afinal, será o filho da jovem moça que, futuramente, liderará a luta contra a Skynet.

Um dos pontos altos desse filme é o papel de Arnold Schwarzenegger, que criou um grande marco no cinema. Ademais, esse título rendeu muito nas bilheterias e nas críticas. Sobretudo por conta de seus efeitos especiais e da construção de seu roteiro, que tiveram muito destaque entre os filmes da década de 80.

Conta Comigo

Conta Comigo - Divulgação
Conta Comigo – Divulgação

Não aguentando de curiosidade, um quarteto de amigos decide ir ver o corpo de um desconhecido que foi morto por acidente perto de onde eles moravam. Quando estão indo para o local, eles encontram um homem, em um pântano repleto de sanguessugas. Então, o momento torna-se um dos eventos mais marcantes de suas vidas.

Esse filme também é uma adaptação de um dos livros do Stephen King, assim como O Iluminado. Entretanto, a mensagem contida nessa obra volta-se para lições de vida. Além disso, o filme traz uma nostalgia e provoca a saudade da infância e dos amigos que tivemos durante ela.

A Princesa Prometida

A Princesa Prometida - Divulgação
A Princesa Prometida – Divulgação

Um dos melhores filmes da década de 80, sem dúvidas. A Princesa Prometida conta a história de um casal apaixonado que teve a sua reparação após um acontecimento trágico. A garota, que tenta esperar seu amado, acaba se tornando a noiva do futuro rei. Entretanto, ela é sequestrada e a trama se desenvolve em volta disso.

O filme envolve um clima sério mesclado a um clima mais descontraído. O humor se infiltra de um jeito muito sutil e pouco característico. De forma que sua identidade se torna única e muito atrativa para o público.

Touro Indomável

Touro Indomável - Divulgação
Touro Indomável – Divulgação

Este filme retrata a história de vida de um boxeador de peso médio e todas as suas conquistas rumo ao título de campeão na sua categoria. A trama envolve o momento em que ele se apaixona por uma garota, mas tem dificuldade de deixar isso claro.

Com o desenrolar da história, esses sentimentos começam a entrar em conflito com sua vida profissional. Isso custa muito caro ao boxeador. Afinal, chega a tal ponto que essa confusão e incapacidade de expressão atrapalha sua carreira.

A grande sacada do roteiro dessa obra é justamente a força do pensamento. Devido ao fato ter sido tão bem trabalhado, a crítica o recebeu de braços abertos. Além disso, ele nos convida a refletir sobre como nossa razão e nossos sentimentos se convergem.

Os Caça-Fantasmas

Os Caça-Fantasmas - Divulgação
Os Caça-Fantasmas – Divulgação

Ao perder o emprego em uma das universidades de Nova York, um grupo de cientistas decide trabalhar como caçadores de fantasmas. Assim, começam uma batalha com tecnologia de ponta contra o sobrenatural a fim de lucrar com isso.

Entretanto, um portal se abre para outra dimensão que ameaça destruir a cidade. Esse grupo de caça-fantasmas tem o dever de salvar Nova York, sendo preciso correr contra o tempo. Afinal, o mal se torna iminente e não será detido facilmente.

Foi ao misturar o trágico com o cômico que Os Caça-Fantasmas ganharam o coração dos fãs entre os filmes da década de 80. Além disso, não há economia de tentativas quando se fala dos efeitos especiais, que estavam começando a ser explorados na época.

Curtindo a Vida Adoidado

Curtindo a Vida Adoidado - Divulgação
Curtindo a Vida Adoidado – Divulgação

Ferris Bueller é um adolescente que decide mudar sua rotina. Então, finge que está doente para enganar seus pais e poder matar aula. O seu plano conta com seu melhor amigo, entretanto, após uma armação a sua namorada também mata aula para participar dessa experiência.

Juntos, os três vão até Chicago dirigindo a Ferrari do pai de Cameron, o melhor amigo de Ferris. Contudo, o protagonista não contava com uma coisa. O diretor de sua escola sabe que ele está mentindo e vai procurá-lo.

Essa obra fez parte da adolescência e até mesmo da infância de muitas pessoas. Seu roteiro e sua execução o deixam leve e interessante. Além disso, John Hughes, o roteirista, explora muito bem diversas nuances dos interesses da juventude da época.

Os filmes antigos são melhores que os filmes novos?

Um tópico complexo como esse parece difícil de ser simplificado. Mas a verdade é que não tem como definir qual filme é melhor apenas pela sua data. Afinal, Senhor dos Anéis, um filme de 2001, possui efeitos especiais muito superiores a filmes produzidos em 2022. Portanto, a época de criação não é métrica de qualidade.

Para definir se um filme é melhor que outro, você deve considerar tudo. Desde o roteiro até atuação dos coadjuvantes. Ademais, é preciso levar em conta o propósito de cada obra e compreender se ela cumpre com o que se propõe.

Como encontrar os filmes da década de 80 para assistir?

Mesmo que a internet facilite muitas coisas para nós, ainda é muito difícil encontrar alguns títulos dos anos 80. Isso acontece porque muitas obras acabaram sendo perdidas. Afinal, a internet não era como conhecemos hoje. Nem mesmo os sistemas de informação. Por isso, muita coisa não pode mais ser recuperada.

Alguns sites de streaming como Netflix e Prime Video disponibilizam diversos títulos dos anos 80. Seus catálogos são acessíveis, em uma consulta rápida. No, entanto, mesmo se você não encontrar o título que estava procurando, procure pelo dono dos direitos autorais. Se for uma emissora, é possível que ela tenha seu próprio serviço de streaming. Há pessoas que fazem uso de torrents para encontrar os títulos mais antigos e difíceis de achar. Contudo, recomendamos que você verifique se a obra está em domínio público. A pirataria é crime e, além disso, você pode acabar instalando um malware no seu dispositivo.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui