Marvel Television
Marvel Television - Divulgação
Fundação:28 de junho de 2010 (Extinto: 10 de dezembro de 2019)
SedeBurbank, CA, Estados Unidos
FundadorDisney Television Studios
Atuais donosDisney
Países que operaAtuação Global
O que ofereceProdução de séries

Primeiramente, a Marvel Television surgiu com a proposta de revitalizar o entretenimento de super-heróis. Para tanto, a empresa apostou em diversas produções de nicho. Como resultado, a marca se tornou bastante popular em seus quase 10 anos de existência.

Muitas produções desse selo continuam bastante populares entre as pessoas. Além de algumas séries terem diversas temporadas, elas também são valorizadas por ótimos roteiros. Em virtude disso, conheça melhor a história da Marvel Television, sua fundação, a quem ela pertence e o que ela oferece.

Quando a Marvel Television foi fundada?

A Marvel Television foi fundada em 28 de junho do ano de 2010.

Quem fundou a Marvel Television?

A Disneu é a detentora dos direitos da Marvel Television
Disney – Divulgação

Nos moldes atuais, a Marvel Television é uma criação direta da Disney Television Studios (Walt Disney Television).

Quem são os atuais donos da Marvel Television?

Senso proprietária da Marvel desde 2009, a Disney é a grande mandatária da divisão Television, do começo ao fim da marca.

O que a Marvel Television oferece?

A Marvel Television era uma subsidiária da Marvel Entertainment/ Marvel Studios que produzia séries televisivas. Esse selo utiliza histórias envolvendo os personagens de quadrinhos da Marvel.

Boa parte das séries produzidas estão conectadas ao Universo Cinematográfico da Marvel. Ou seja, algumas séries e filmes compartilham continuidade entre si. Dessa forma, é possível ampliar a narrativa principal, desenvolvendo histórias que não puderam ser trabalhadas isoladamente.

A primeira série criada pela divisão foi “Agentes da SHIELD” com sete temporadas. Logo após, o canal lançou outras produções de sucesso, como “Demolidor”, “Jessica Jones” e “Legion”.

O começo

A Marvel Entertainment iniciou as atividades da Marvel Television em 28 de junho do ano de 2010. Na ocasião, Jeph Loeb recebeu a nomeação de vice-presidente executivo da marca.

A princípio, o primeiro trabalho produzido pelo canal seria um projeto sobre o Hulk. No mesmo ano, a empresa já trabalhava em uma série sobre a personagem Jessica Jones. Além desses, estava criando projetos de personagens como Manto e Adaga, Justiceiro e Harpia. Inclusive, a ABC Studios já havia vendido um roteiro pronto para a Fox sobre o Justiceiro.

A Marvel Television fechou uma parceria com a Creative Artists Agency para contratar atores. Na mesma época, a marca negociou com a ABC a criação de uma nova série. O projeto seria “Agentes da SHIELD”, inspirado e conectado ao MCU. Ao mesmo tempo, a empresa estava focada em desenvolver a personagem Peggy Carter.

Investimento e revisão de projetos

No último trimestre de 2013, a Marvel Television trabalhava em cinco projetos. As séries mostrariam os personagens Jessica Jones, Demolidor, Luke Cage e Punho de ferro. O último projeto seria uma minissérie focada nesses quatro personagens chamada “Defensores”. A proposta surgiu depois do bem-sucedido filme dos Vingadores. O formato incluía apresentar os heróis individualmente e depois juntos na mesma equipe.

Bob Iger, CEO da Disney, escolheu a Netflix para exibir esses shows. Segundo ele, a ABC não conseguiria produzir tantas séries ao mesmo tempo. Além disso, o serviço de streaming Netflix ajudaria a aumentar a popularidade desses personagens. Para tanto, a Disney e Marvel investiram US$ 200 milhões para produzir as séries. Caso fossem bem-sucedidos, os heróis ganhariam filmes.

A Marvel Television tinha planos para lançar uma série sobre o Hulk dirigida por Guilhermo Del Toro. O projeto contaria a origem do herói esverdeado e seus primeiros anos como Hulk. No entanto, a empresa decidiu cancelar a série por causa da crescente abordagem do personagem no cinema.

Ampliação do catálogo

No começo de 2015 a Marvel Television trabalhava em duas novas séries. Um dos trabalhos seria um derivado de “Agentes da SHIELD” focado na personagem Harpia. O projeto já tinha um show-runner definido e o roteirista Paul Zbyszewski. Infelizmente, a Marvel Television cancelou o desenvolvimento dessa série tempos depois.

Enquanto isso, “Agentes da SHIELD” era renovada para a terceira temporada e “Agente Carter” recebia sua segunda sessão. Por sua vez, a Disney planejava a criação de um canal próprio para exibir suas séries. O serviço de streaming da marca contaria com todas as produções televisivas lançadas até então.

A marca Disney passava por importantes reformulações internas. Agora, a Marvel Studios seria conectada a Walt Disney Studios. Os projetos não parariam e novas séries passaram para o setor de planejamento. Além de uma sitcom, a Marvel Television também trabalhava em “Legion” e “Clube do inferno”. No entanto, a empresa descontinuou o desenvolvimento de “Clube do inferno” meses depois.

Novas apostas

Além de produzir uma segunda série humorística, a Marvel Television também desenvolvia “Justiceiro”. Em paralelo, a ABC iniciou o trabalho com a série “Manto e Adaga”. Enquanto “Justiceiro” recebia sinal verde para ser filmada, a série “Agente Carter” sofreu um cancelamento.

No primeiro semestre de 2016, a Marvel Television e Fox desenvolveram a série “The gifted”. Na trama, um casal descobre que os filhos possuem habilidades sobre-humanas. Para não entregá-los ao governo, a família decide fugir e se esconder. O projeto recebeu colaborações de peso tanto no elenco quanto na produção.

A plataforma Hulu solicitou um piloto de série da equipe “Fugitivos”. Com a boa recepção, a Hulu encomendou 10 episódios para o ano de 2017. Ao mesmo tempo, a Freeform também fez um pedido de 10 episódios para a série “Novos Guerreiros”.

Marvel Television, ABC e IMAX se juntaram para anunciar a série “Inumanos”. O seriado receberia financiamento da IMAX. Dois episódios foram exibidos nesse formato antes da série estrear oficialmente na ABC.

Fechamento

Após quase 10 anos de funcionamento, a Marvel Television fechou as suas portas. Essa marca passou a fazer parte do selo Marvel Studios. Inclusive, a Marvel Studios faz a supervisão das séries lançadas diretamente na plataforma Disney+. Mesmo após o anúncio de fechamento, as temporadas que ainda estavam em produção seriam exibidas.

Nessa época, era Karim Zriek que gerenciava esse segmento. Por sua vez, Jeph Loeb continuaria como presidente da Marvel Television após a absorção pela Marvel Studios.

Após o anúncio do fechamento do selo, o público especulou sobre o destino da marca. Com o controle criativo da Marvel, a nova entidade seria conhecida como Marvel TV Studios. A mudança seguiria a reformulação e gerenciamento de Kevin Feige, diretor criativo da Marvel.

O novo selo já constava no anúncio da série M.O.D.O.K.. Após mostrar o elenco, a empresa revelou uma mensagem de Karim Zreik. Na mensagem havia uma menção sobre M.O.D.O.K. ser uma série original da Marvel Tv Studios. Esse anúncio confirmou que Jeph Loeb deixaria seu cargo, agora assumido por Karim Zreik.

A presença crescente de Kevin Feige como diretor criativo ajudou na tomada de decisão. Tudo porque o trabalho de Kevin nos filmes Marvel resultou em produções lucrativas e aclamadas. Além disso, a Marvel planejava expandir suas produções para a televisão.

Enquanto isso, a Marvel Television cancelava alguns dos seus trabalhos em andamento. Por exemplo, as séries “Agentes da SHIELD”, “Fugitivos” e “Manto e Adaga” receberam cancelamento. Não o bastante, projetos e ideias já anunciados também foram cancelados. Apesar das mudanças e cancelamentos, todas as produções da Marvel Television estão disponíveis no Disney+.

Relançamentos e continuações

O fruto de trabalho da Marvel Television continuou mesmo após o seu fechamento. Afinal, alguns personagens receberam uma segunda chance em outras produções. Por exemplo, o personagem Demolidor e o ator que o interpreta, Charlie Cox. O personagem participou de um filme colaborativo da Marvel e Sony do Homem-Aranha.

Além disso, o Demolidor ganhará uma nova temporada da sua série no serviço Disney+. Não o suficiente, a animação “Hit-Monkey” ganhará uma segunda temporada no canal Hulu.

Produções televisivas

Ao longo dos seus quase 10 anos de existência, a Marvel Television lançou diversas séries. Os conteúdos variam entre ação, drama, suspense, animação e comédia envolvendo heróis. Veja a seguir alguns dos títulos produzidos ela empresa:

Agente Carter

Agente Carter série produzida pela Marvel Television
Agente Carter – Divulgação

A série mostra o retorno de Peggy Carter à América após a Segunda Guerra. A agente passa a trabalhar discretamente em uma organização secreta de segurança. Embora tenha ajudado a salvar o mundo, Peggy é tratada apenas como uma secretária no trabalho.

No entanto, um antigo conhecido dela é acusado de traição e comercializar armas ilegais. Para provar a sua inocência, o homem procura Peggy para ajudá-lo. Agora, a agente deve conciliar seu trabalho com sua missão secreta enquanto se cura de uma perda amorosa.

Agentes da SHIELD

Marvel Television produziu a série Agentes da SHIELD
Agentes da SHIELD – Divulgação

A SHIELD é uma organização de segurança e espionagem que visa manter a paz. Para tanto, a organização conta com um time de elite chefiado por Phil Courson. O propósito da equipe é lidar com situações incomuns que a segurança convencional não consegue.

Além de terroristas, a equipe precisa enfrentar super-humanos, pessoas com super poderes. Não o bastante, os agentes devem combater infiltrados, organizações criminosas e viagens espaciais e no tempo. A série está conectada a outras produções da Marvel.

Agents of SHIELD: Slingshot

Marvel Television produziu a série Agents of SHIELD: Slingshot
Agents of SHIELD: Slingshot – Divulgação

Trata-se de uma websérie protagonizada pela personagem Elena Rodriguez, conhecida como “Yo-yo”. Ela é uma inumana com a habilidade de se mover em super-velocidade.

Por ter poderes, Yo-yo é obrigada a assinar os Acordos de Sokovia. Esses acordos obrigam as pessoas com habilidades super-humanas ou heróis a se registrarem no governo.

Demolidor

Matt Murdock leva uma vida incomum para a maioria das pessoas. De dia, ele atua como advogado, um respeitável profissional da sua área. À noite, ele veste a máscara do Demolidor e combate o crime no bairro Hell’s Kitchen. Sua vida atribulada o coloca com frequência em conflitos profissionais e pessoais.

O Demolidor deve lutar constantemente para deter uma guerra de gangues com interesses políticos. Enquanto isso, novas ameaças surgem, como o Justiceiro, Mercenário, a volta do Rei do Crime e da sua ex-namorada Elektra.

Fugitivos

Um grupo de jovens muito diferentes entre si descobrem que seus pais são criminosos. Não o bastante, eles descobrem que seus pais são membros de uma organização secreta chamada “Orgulho”. Após fugirem de casa, eles se unem para impedir os planos dessa organização.

Para tanto, cada membro do grupo conta com um conjunto de habilidades. Entre magia, superforça ou absorção de luz, eles devem ser capazes de identificar um traidor na equipe.

Helstrom

Uma dupla de irmãos descobre que são filhos de um assassino em série muito perigoso. Apesar dessa herança maldita, os dois trabalham na resolução de casos incomuns. Os casos são estranhos e assustadores demais para qualquer outro investigador.

Porém, a dupla descobre estranhas habilidades que foram herdadas da linhagem paterna. Agora, além de lidar com problemas pessoais, eles devem explorar o sobrenatural para salvar vidas. Embora sejam poderosos, nem suas habilidades os manterão longe do perigo.

Hit-Monkey

Na animação nós acompanhamos um macaco da neve e seu companheiro fantasma. Conhecido como “Hit-monkey”, o personagem descobre que seus amigos foram vítimas de um assassino. Agora, ele adentra no submundo japonês para vingar seus amigos.

Embora seja uma jornada sombria, a animação conta com alguns momentos engraçados. Agora, os criminosos conhecerão a fúria do “matador de assassinos”. Não há onde se esconder.

Inumanos

Apesar da aparência comum, os inumanos são raras criaturas com habilidades poderosas. Os membros dessa raça foram modificados geneticamente por alienígenas conhecidos como Kree. A fim de manter a ordem, a família real lidera essa sociedade e mantém ameaças longe do seu povo.

Contudo, a família real é vítima de um golpe militar e perseguida por traidores. Em consequência, os membros reais fogem de Atillan para diversos locais na terra. Reclusos da humanidade, o encontro entre as raças pode salvar os inumanos e o restante do planeta.

Jessica Jones

Jessica Jones
Jessica Jones – Divulgação

A Jessica Jones teve uma próspera, porém curta vida como super-heroína. Seus dias heroicos terminaram após acontecimentos trágicos e ela tenta reconstruir a sua vida. Para tanto, Jessica começa a trabalhar como detetive particular no bairro Hell’s Kitchen.

O trabalho não é fácil, visto que ela precisa lidar com transtorno de estresse pós-traumático. Além disso, ela tenta esconder dos clientes a existência dos seus poderes. Mesmo assim, um antigo vilão do seu passado decide atormentá-la a qualquer custo. Entre casos comuns e de super-humanos, Jessica Jones também precisará lidar com demônios internos.

Legion

David Haller enfrentou diversos problemas ao descobrir sua esquizofrenia ainda adolescente. Por causa da sua condição, o jovem passou por diversas instituições e hospitais psiquiátricos. Com o tempo, David passa a se questionar se as vozes e visões que tem são verdadeiras.

O jovem passou seus últimos cinco anos internado em um hospital. A situação muda um pouco após ele conhecer e fazer amizade com Lenny. A jovem possui vício em substâncias, mas tem um otimismo peculiar.

O destino de Haller muda após ele conhecer Syd Barrett, uma nova paciente. Com a crescente atração entre a dupla, David deve se preparar para os próximos perigos. Afinal, a chegada de um misterioso adversário colocará em risco o futuro dele. Não só isso, mas também a chance do jovem de ser feliz.

Luke Cage

Marvel Television produziu a série Luke Cage
Luke Cage – Divulgação

O personagem deseja seguir uma vida tranquila depois de sair da prisão. No entanto, ele acaba servindo como cobaia em um experimento que deu errado. Agora, Luke possui uma força incomparável e pele dura como aço. Mesmo tentando refazer a sua vida discretamente, o bairro que ele sempre chamou de casa precisará de um herói.

Enquanto tenta salvar a cidade, Cage deve confrontar os erros do seu passado. Agora, ele precisa parar de fugir e assumir de vez quem se tornou. Essa série dá origem ao evento “Defensores”, junto com Jessica Jones, Demolidor e Punho de ferro.

Manto e Adaga

Na famosa cidade de Nova Orleans, Tyrone Johnson e Tandy Bowen vivem vidas diferentes. Ele é membro de uma das famílias mais ricas da região e um promissor jogador de basquete. Por sua vez, ela vem de família pobre e sobrevive como uma ladra.

Após um acidente, os jovens acabam tendo suas vidas mudadas para sempre. Tudo porque o evento concedeu a eles poderes sobre a luz e as trevas. Aos poucos, eles percebem que suas habilidades funcionam melhor após se unirem. No entanto, os jovens passam a desenvolver sentimentos mútuos em vidas complicadas.

A série mostra como os protagonistas refletem as diferenças extremas dessa realidade. Lidando com sentimentos de esperanças e insegurança, a dupla aprenderá a enfrentar o luto e injustiça. Além disso, a dupla deve se unir para combater diferenças de classe e racial. Não o suficiente, eles precisam encontrar forças para curar suas famílias.

Todo o enredo da série acontece nos EUA em meio a uma crise de violência da polícia. O espectador será convidado a refletir sobre temas políticos de forma acessível e poderosa.

M.O.D.O.K.

MODOK é um vilão que passou anos se dedicando ao controle do planeta. Dessa forma, ele enfrentou diversos heróis que frustraram os seus planos. Sem sucesso e sem apoio, ele é demitido da organização que o empregava.

Tentando refazer a sua imagem, MODOK precisa lidar com problemas internos. Afinal, ele faz parte de uma família que menospreza e o desrespeita com frequência. Como se a situação não fosse difícil, o vilão ainda precisa superar uma crise de meia-idade.

O justiceiro

Frank Castle vivia feliz ao lado da sua esposa e filho. No entanto, criminosos acabam assassinando a sua família. O ataque foi organizado por Howard Saint, um perigoso criminoso que aterroriza Nova York. A gangue considera Frank como morto, contudo, ele sobrevive ao ataque por um milagre.

Agora, o homem assume a identidade de Justiceiro e passa a caçar os criminosos. Assim, ele utiliza um poderoso armamento e táticas brutais para derrotar seus adversários. Em sua cruzada por vingança, o Justiceiro descobre uma conspiração militar. Dessa forma, sua meta passa a ser vingança para a família e destruição do império de Howard.

Os defensores

Os defensores
Os defensores – Divulgação

Os heróis Jessica Jones, Demolidor, Punho de ferro e Luke Cage se unem com um propósito em comum. A equipe deve lidar com uma seita escondida na cidade de Nova York. Além da conexão com o grupo Tentáculo, a seita é gerenciada por Alexandra. A mulher é enigmática e esconde planos terríveis para a cidade.

Como resultado da instalação da seita, Nova York registra índices altíssimos de violência. Os Defensores devem superar diferenças pessoais para deter a criminalidade. Além disso, precisam trabalhar em conjunto para destruir a seita oculta.

Punho de ferro

Punho de ferro
Punho de ferro – Divulgação

Daniel Rand é herdeiro de uma fortuna bilionária. Enquanto viajava com os seus pais, o avião da sua família sofre um grande acidente. Apesar da notícia da sua morte, Daniel sobrevive e é levado para K’un-Lun. Trata-se de uma cidade mística considerada a capital do céu.

Enquanto se reabilitava, Daniel aprendeu a canalizar a energia do seu corpo. Ao fim do seu tratamento e treinamento, ele ganhou o título de Punho de ferro. Retornando para Nova York, ele deve recuperar a sua empresa da família Meachum.

Em síntese, a situação fica complicada quando inimigos surgem. Logo, Daniel Rand deverá conciliar seu posto na empresa com o trabalho do Punho de ferro. Com o tempo, Nova York vai perdendo alguns heróis e Daniel assume a responsabilidade de proteger a cidade. No entanto, uma ameça coloca em risco a vida e a identidade do vigilante e seus amigos.

The gifted

Reed e Caitlin vivem uma vida tranquila dentro do possível. Ele é um reconhecido promotor encarregado de processar e entregar mutantes para o governo. Contudo, o problema é que o casal descobre que seus próprios filhos são mutantes.

Para proteger os jovens da perseguição, a família passa a fugir. O problema é que dentre os seus perseguidores estão as sentinelas. Tratam-se de robôs capazes de detectar e exterminar pessoas com gene X positivo. Após conhecerem mais mutantes, eles passam a fazer parte de uma resistência.

A princípio, eles são recebidos com ceticismo e desconfiança pela comunidade subterrânea. Tudo por causa da fama de Reed como perseguidor de mutantes. No entanto, a família passa a lutar lado a lado com os novos aliados. Eles querem mostrar que não são ameaças. Juntos, eles devem lutar para superar as adversidades e sobreviverem.

Considerações finais sobre a Marvel Television

Por fim, a Marvel Television não poupou esforços para entregar diversas atrações para o público. Durante quase 10 anos de existência, a empresa produziu e lançou diversas séries queridas pelo público. Alguns projetos foram cancelados após a primeira temporada. No entanto, muitos outros chegaram a sua sétima temporada com ótimos níveis de audiência.

Hoje, a Marvel utiliza a plataforma Disney+ para exibir as séries da empresa. Graças ao grande apelo do público pelas séries, a Marvel tem resgatado alguns projetos. Por exemplo, a série do Demolidor e outros personagens já apresentados. Sendo assim, quem é fã de quadrinhos e do conteúdo Marvel Television não ficará decepcionado com as repaginações e lançamentos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui