Fundação: | 14 de junho do ano de 2011 |
Sede | Tokyo, Japão |
Fundador | Masao Maruyama |
Atuais donos | Masao Maruyama |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Estúdio de Animes |
O estúdio Mappa se consolidou como uma das grandes empresas no setor de anime. Afinal, o estúdio tem produzido animes aclamados tanto pelo público quanto pela crítica. Como resultado, os lançamentos da marca sempre são aguardados com ansiedade pelos telespectadores.
Com um grande portfólio, o estúdio não dá sinais de desaceleração. Muito em breve, a empresa lançará novos títulos e continuações das séries de sucesso. Até lá, podemos conhecer melhor as pessoas e iniciativas que ajudaram a construir a marca. Então, veja a seguir as origens do estúdio Mappa, seus criadores e o que ele oferece ao público.
Quando o Mappa foi fundado?
O estúdio Mappa começou a funcionar em 14 de junho do ano de 2011.
Quem são os fundadores do Mappa?
Masao Maruyama é o único fundador da empresa Mappa. O criador da marca é um renomado produtor e empreendedor japonês. Atualmente, ele atua como presidente do estúdio, além de ser conselheiro do N Lite Japan.
O Masao Maruyama tem longa experiência no setor de animações do Japão. Além de ser parceiro de grandes animadores, Maruyama fundou diversas empresas do ramo. Com a ajuda dele, as produtoras lançaram muitas séries e filmes de sucesso.
Por causa da sua influência e experiência, Maruyama ajudou diversos aspirantes da animação. Dentre eles, Mitsuo Iso, Satoshi Kon, Mamoru Hosoda e mais. Inclusive, Maruyama ofereceu uma chance para o diretor Mamoru Hosoda de dirigir um filme teatral. Na época, Hosoda estava desiludido e pensava em desistir da carreira até receber a oferta do projeto.
Masao Maruyama sempre soube escolher os seus parceiros de trabalho. Alguns dos profissionais que ele ajudou se tornaram contratados do Mappa anos depois. Reunindo grandes talentos, Masao garantiu que o Mappa tivesse um time profissional bastante qualificado. Como resultado, a empresa acumulou então diversos projetos bem-sucedidos.
Quem são os atuais donos do Mappa?
O estúdio Mappa é gerenciado por alguns dos grandes nomes corporativos do Japão. Masao Maruyama atua como presidente da empresa. Por sua vez, Manabu Otsuka é o CEO da companhia. Já Makoto Kimura é o principal produtor da marca.
O que o Mappa oferece?
O Mappa é um estúdio japonês dedicado a criação de animes. Localizado na cidade de Suginami, em Tóquio, a empresa desenvolve tanto filmes quanto séries animadas. Sendo assim, os gêneros variam entre ação, comédia, terror, drama e outros.
A marca possui um catálogo bastante conhecido pelo público. Dentre as produções se destacam Attack on Titan, Vinland Saga e Dororo. Além deles, o catálogo inclui Banana Fish, Chainsaw Man e Jujutsu Kaisen.
História
O Mappa iniciou as suas atividades em 14 de junho do ano de 2011. Maruyama era funcionário e fundador da empresa Madhouse, estúdio de animação. Além da compra pela Nippon Tv, a Madhouse passou por reestruturações internas. A carga e trabalho e o modelo de negócio da Madhouse não dava espaço para liberdade de criação. Por esses e outros motivos, Masao Maruyama saiu da empresa.
Assim que se desligou da Madhouse, Maruyama fundou o Mappa. Dessa forma, ele teria liberdade para trabalhar no fluxo criativo desejado. Não o bastante, Masao planejou higienizar a política de trabalho com a nova empresa. Assim, os animadores poderiam trabalhar em projetos de qualidade em um ambiente saudável. Ademais, a empresa deixaria o lucro em segundo plano para favorecer a qualidade dos projetos.
O primeiro lançamento do Mappa foi Sakamichi no Apollo. Lançada em 2012, a produção foi um sucesso e atraiu bastante atenção para o estúdio. Os lançamentos continuaram assim como o sucesso do Mappa. A nova proposta e dedicação da empresa nos animes ajudaram a impulsionar as produções
Como resultado, o público pôde observar o carinho e cuidado das primeiras animações da empresa. Esses valores primários ajudaram a criar animes de excelente qualidade e apelo ao público.
Mudanças na produção
Para diversificar a estrutura das animações, o Mappa passou a investir em curtas-metragens. Nos três primeiros anos da empresa quase todas as produções foram curtas. Na mesma época, a companhia fechou parcerias com a Tezuka Productions e Madhouse para os lançamentos.
Com as crescentes demandas, a marca aumentou o número de animações produzidas. O Mappa chegou a lançar 3 animes em 1 ano, tendo um deles mais de 20 episódios. A companhia manteve o ritmo de trabalho para lançar novas séries nos anos seguintes.
Os primeiros anos do estúdio Mappa foram diversificados em relação aos gêneros. Essa escolha garantiu a marca um alcance maior em relação a um público diversificado. Além disso, Maruyama fez questão de contratar profissionais renomados da animação. O objetivo não era o lucro, mas a garantia de obras com excelência narrativa e técnica.
Referência comercial no mercado
A princípio, o estúdio Mappa era conhecido principalmente pela riqueza e detalhes das narrativas. Suas produções revelavam o cuidado e dedicação da equipe na produção dos animes. Embora não visasse o lucro, a liberdade criativa nos projetos garantiu a execução de ótimos trabalhos.
Em 2016, Masao Maruyama deixou de ter uma presença mais ativa nos projetos. Na mesma época, Manabu Otsuka passou a atuar como produtor chefe a empresa. Como consequência, o Mappa passou por reestruturações nas diretrizes de trabalho. Agora, o lucro das produções seria a prioridade da empresa. Enquanto isso, os animadores teriam menos espaço de criação nos projetos.
Entre 2016 e 2021, o estúdio lançou mais de 35 projetos. A produtividade permitiu à empresa atingir sua meta financeira com alguns sucessos comerciais. Dentre eles, Jujutsu Kaisen e Kono Sekai. Para o futuro, a companhia já tem diversos projetos inéditos com datas de lançamento agendadas.
Produções
O estúdio Mappa tem um vasto catálogo de animes para diversos perfis de público. É possível encontrar dramas, aventuras, batalhas, suspense e até terror. Caso não conheça as produções da empresa, confira a seguir alguns dos seus animes mais famosos.
– Attack on Titan
Nesta realidade, os seres humanos vivem em uma cidade cercada por muros gigantescos. As barreiras têm o objetivo de protegê-los contra os Titãs. Essas criaturas sanguinárias devoram humanos e causam destruição por onde passam.
Após um novo ataque, Eren Jaeger vê sua vida mudar para pior. O jovem presencia a destruição da sua terra natal e o assassinato da sua mãe. Decidido a se vingar, o rapaz forma um time de aliados para caçar as criaturas.
Em meio ao combate, Eren se esforça para livrar o mundo dos titãs. No entanto, ele passará por mudanças que sequer imagina. Apesar disso, ele provará que continua digno de confiança.
– Banana fish
A Guerra do Vietnã devastava o mundo durante os anos 70. Um grupo de soldados combate os inimigos, mas um dos seus membros enlouquece. Como consequência, todo o esquadrão é abatido pelo soldado enfurecido. Somente quando outro soldado consegue pará-lo, o atirador diz em voz alta as palavras “Banana fish”.
O aparente incidente era só o começo de uma trama complexa e perigosa. Aos poucos, um jogo político é exposto e as tensões entre inimigos aumenta. Gangues rivais entram em confronto, assim como a máfia. Um elemento invisível e discreto pode transformar a vida de todas as pessoas para sempre.
– Chainsaw Man
Denji é um rapaz esforçado que enfrenta dificuldades financeiras constantes. Após a morte do pai, o jovem luta para pagar as dívidas deixadas por ele. Para tanto, ele aceita uma proposta da Yakuza de caçar demônios. Com a ajuda de Pochita, seu cão e um pequeno demônio, Denji consegue sobreviver aos inimigos.
No entanto, Denji é traído pelos membros da Yakuza e morre em uma missão. Pochita tenta salvá-lo após o ataque de um poderoso demônio. Como consequência da interferência do animal, Denji renasce como um meio demônio. Agora, ele é o Homem Motosserra.
A Divisão Especial contra demônios descobre a situação do rapaz e o recruta. Denji tem a opção de recusar, mas se o fizer será caçado até a morte. Ao aceitar, o rapaz ganha proteção contra caçadores de demônios na luta contra o mal. A partir daí, Denji deve lidar com a sua nova condição e redescobrir o sentido da sua vida.
– Dororo
Daigo é um serviçal de um samurai durante o Japão feudal. Ganancioso e cansado da sua vida, Daigo faz um pacto com 48 demônios. Ele deseja se tornar o novo senhor do Japão. Em troca, ele oferece partes do filho que ainda nascerá. Como consequência, o bebê vem ao mundo sem algumas partes do corpo e bastante fraco.
Após ser atirado em um rio, a criança é resgatada e tratada pelo curandeiro. Seu cuidador salva a sua vida e oferece próteses para os membros perdidos. Mais velho, o garoto descobre que pode reaver seus membros perdidos no pacto. Para tanto, ele deve assassinar os 48 demônios que ajudaram seu pai anos antes. Com a ajuda de um amigo, o jovem se aventura em um mundo sobrenatural e incerto.
– Hell’s Paradise
Gabimaru é conhecido como o ninja e assassino mais forte da sua cidade. Porém, ele está perto de morrer e deseja mudar o trágico destino. Segundo alguns rumores, ele pode escapar da morte ao conseguir beber o elixir da vida.
Desejando também rever sua esposa, Gabimaru parte para uma ilha distante seguido pelo seu carrasco. No caminho, descobrem que outras pessoas também procura pela mistura mágica. A fim de sobreviver, o ninja deve enfrentar monstros bizarros e sobreviver ao local desconhecido.
– Inuyashiki
O Inuyashiki é um homem na casa dos 50 anos com uma vida infeliz. Além de estar cansado, o homem não recebe atenção e respeito da família. Para piorar a situação, ele descobre que está com câncer terminal.
Desiludido, vai se lamentar em um parque, até que uma nave alienígena o mata. Todavia, a mesma nave reconstrói seu corpo, tornando-o uma arma de destruição em massa. Assim como ele, um rapaz desconhecido passa pela mesma transformação. Aos poucos, eles se tornam forças opostas e buscam um novo sentido para as suas vidas.
– Jujutsu Kaisen
Yuji Itadori é um jovem comum e bastante solitário após a morte do avô. Tentando socializar, o jovem participa de um clube dedicado ao sobrenatural. Em um dos encontros, os membros levam um talismã amaldiçoado para o local. Após uma confusão, Yuji engole o objeto e passa por uma transformação. De forma curiosa, ele não é afetado pelo espírito contido no talismã e ganhou poderes místicos.
A princípio, o jovem é sentenciado à morte pelos feiticeiros. No entanto, o líder do grupo faz uma proposta ao garoto. Além de matriculá-lo em uma escola especial, o jovem é encarregado de encontrar e consumir os dedos que faltam. Assim, ele poderá conter e destruir a presença do deus das maldições.
– Sakamichi no Apollo
Na década de 60, Kaoru é transferido para uma nova escola. A família do jovem costuma se mudar com frequência e ele não consegue fazer novos amigos. Por isso, a escola significa um período de adaptação difícil para ele.
Já no primeiro dia de aula ele se depara com o valentão do colégio. No começo, as diferenças posicionam os jovens em locais opostos. No entanto, interesses em comum apresentam surpresas e jornadas inesperadas à dupla.
O enredo do anime é progressivo e oferece uma trilha sonora bastante rica. Além dos personagens, a música cumpre um papel importante para guiar e contar a história.
– Vinland Saga
Thors é um comandante viking bastante respeitado nos campos de batalha. Depois de anos de luta, ele decide desistir da guerra para viver tranquilamente com sua esposa. 15 anos depois, Thors é convocado para uma nova luta. Entretanto, o guerreiro se torna vítima de uma armadilha motivada por sua desistência anos antes.
O filho, Thorfinn, é transformado em refém enquanto Thors morre em batalha. Nas mãos de quem o sequestrou, Thorffinn jura e planeja vingar a morte do pai. Enquanto arma seu contragolpe, o jovem se torna membro da famosa invasão dinamarquesa.
– Yuri!!! on ice
O Yuri Katsuki é um talentoso patinador artístico. Durante a final de um grande torneio no Japão, o jovem sofre uma grande derrota. Após outras falhas, Yuri se sente desconectado da patinação e interrompe sua carreira artística. O jovem decide se mudar para outro país e estudar, retornando para casa anos mais tarde.
Depois de se encontrar e patinar com uma amiga, Yuri tem a sua performance gravada para a internet. O que ele não esperava é que o seu maior ídolo veria sua apresentação. Com a ajuda de Victor, Yuri recebe o treinamento e motivação necessários para retomar sua carreira.
– Zankyō no Terror
Numa realidade paralela, Tóquio foi vítima de um bombardeio que destruiu a cidade. A prova do ataque é um vídeo que circula pela internet. O ataque, a autoria enigmática da gravação e outros problemas aumentam a desconfiança no território japonês.
Burlando a investigação das autoridades, dois adolescentes são responsáveis pelo ataque. O objetivo da dupla é causar destruição e despertar a humanidade para os planos deles.
– Zombieland Saga
Sakura é uma jovem sonhadora com um futuro promissor e decidida a se tornar famosa. No entanto, a garota é vítima de um acidente de trânsito enquanto se dirigia a uma audição. Após 10 anos da tragédia, Sakura desperta como um zumbi sem se lembrar de quem é.
O retorno da garota como zumbi é um plano de Tatsumi. Esse homem planeja reviver seus ídolos e formar um grupo artístico de zumbis na cidade de Saga.
Considerações finais sobre o Mappa
O estúdio Mappa tem um papel relevante no cenário atual de animes. Nascido com a proposta de humanizar o trabalho artístico, o estúdio incentivou então a liberdade de criação. Como resultado, os animadores tiveram o espaço e tempo necessários para criar obras tocantes.
Hoje, o Mappa se mantém ativo e focado no lançamento de outras obras. Para tanto, a empresa garante a contratação de profissionais experientes para produzir filmes de qualidade. Assim, o público continuará a assistir animes impactantes e relevantes para o mercado atual. O futuro da empresa parece ser brilhante.