The Last Kingdom é uma série de época que se passa em meados dos anos 870 DC., quando muitos dos reinos que hoje compõem o território Inglês foram invadidos pelos Vikings. Sob o comando do Rei Alfred o Grande, o Reino de Wessex consegue resistir às invasões.

A história acompanha os passos de Uhtred de Bebbanburg, um nobre saxão que foi sequestrado por vikings quando criança e criado dentro da cultura pagã dos dinamarqueses.

O jovem se torna um bravo guerreiro com a missão de reconquistar as terras onde nasceu, contudo é obrigado a se unir ao Rei Alfred que enfrenta problemas políticos e religiosos na luta pela unificação entre os reinos.

A obra de Bernard Cornwell

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell/ Wikipédia

The Last Kingdom é  baseada na sequência de livros chamada “As Crônicas Saxônicas”, escrita por Bernard Cornwell, considerado um dos mais importantes autores britânicos da atualidade, tendo sob sua tutela mais de 40 livros traduzidos para mais de 16 idiomas.

Cornwell é apaixonado pelos fatos da história inglesa e isto fica muito evidente em suas obras, que retratam vários episódios ocorridos em território britânico como na série A Busca do Graal, que se passa durante o período de conflito entre Inglaterra e França conhecido como Guerra dos Cem Anos.

As Crônicas Saxônicas são compostas por um total de doze livros, sendo que o décimo terceiro está previsto para ser lançado em outubro deste ano:

  • O Último Reino (2004)
  • The Pale Horseman (2005)
  • Os Senhores do Norte (2006)
  • Sword Song (2007)
  • The Burning Land (2009)
  • Morte dos Reis (2011)
  • O Senhor Pagão (2013)
  • O trono vazio (2014)
  • Guerreiros da tempestade (2015)
  • O portador da chama (2016)
  • Guerra do Lobo (2018)
  • Espada dos Reis (2019)
  • War Lord (que será lançado em outubro de 2020)

As temporadas de 1 a 4 de The Last Kingdom acompanham os eventos dos oito primeiros livros, por este motivo podemos dizer que ainda existe um longo material para ser adaptado e explorado pelos roteiristas da série.

A sequência de livros mais extensa escrita por Bernard Cornwell chama-se As Aventuras de Sharpe e é composta por 21 títulos. A obra também foi adaptada para a TV na Inglaterra, com suas histórias protagonizadas pelo aclamado ator inglês Sean Bean (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel- 2001).

Sobre a série The Last Kingdom

The Last Kingdom é contada sob a visão de Uhtred filho de Uhtred, ealdorman de Bebbanburg que se trata de uma fortaleza que fica ao norte da ilha, no Reino da Nortúmbria. Esta fortaleza era conhecida como inconquistável, já que nunca houve um exército capaz de tomá-la.

the last kingdom
The Last Kingdom/ Reprodução

Veja mais:

Por volta do ano de 872 muitos reinos que hoje fazem parte da Inglaterra caíam nas mãos do povo Viking, porém Wessex sob o comando de Alfred o Grande resiste firmemente aos ataques.

A série aborda temas como política, religião, lealdade, coragem e amor guiados pela busca incansável da verdadeira identidade de Uthred Ragnarson, misturando personalidades reais que fazem parte da história inglesa com eventos e personagens fictícios.

Detalhes técnicos

Já em sua primeira temporada, The Last Kingdom demonstra um nível muito alto de qualidade técnica em sua produção. Isto se deve ao fato de ser produzida pela BBC, um canal especializado em boas sagas históricas.

A fotografia impressionante se destaca pelos belos campos ingleses e pelas impactantes cenas de ação cheias de violência, além de suas lutas e batalhas muito bem dirigidas e complexas.

O elenco da série é formado por Alexander Dreymon como Uhtred, Eliza Butterworth como Aelswith, Ian Hart como Beocca, Arnas Fedaravicius como Sihtric, Mark Rowley como Finan, David Dawson como Alfred, Jeppe Beck Laursen como Haesten, Ewan Mitchell como Osferth, Cavan Clerkin como Pyrlig, Adrian Schiller como Aethelhelm, Eva Birthistle como Hild e Millie Brady como Aethelflaed.

As inevitáveis comparações com Vikings

The Last Kingdom bebe diretamente da fonte de Vikings do History Channel que se tornou um grande sucesso dentro da Cultura Pop. A série definiu toda a estética das histórias nórdicas em um total de seis temporadas com um derivado garantido pela Netflix.

The Last Kingdom x Vikings
The Last Kingdom x Vikings/ Mix de Séries

As duas produções se passam em períodos próximos da história, apesar de trazer abordagens e temáticas diferentes. Vikings passa pelo último intervalo antes do seu desfecho o que faz The Last Kingdom se tornar uma alternativa para os fãs do gênero.

A Netflix anunciou a série derivada Vikings: Valhalla, que acompanhará uma nova leva de guerreiros nórdicos históricos que conquistaram grande parte da Europa 100 anos após a conclusão da trama original.

O futuro de The Last Kingdom

A plataforma de streaming Netflix também confirmou a renovação da sárie The Last Kingdom para a sua quinta temporada.

O anúncio oficial foi feito através de uma chamada de vídeo que reuniu parte do elenco onde o ator Alexander Dreymon liga para seus colegas que acham que estão participando de alguma reunião de rotina.

Dreymon então, solta a esperada notícia que os fãs da série tanto queriam ouvir e surpreende a todos. Confira o vídeo que foi postado no Instagram do protagonista da série:

View this post on Instagram

#TheLastKingdom #Season5

A post shared by Alexander Dreymon (@alexander.dreymon) on

“Muito obrigado a todos os nossos fãs e aos nossos amigos da Netflix”

A quinta temporada irá acompanhar os eventos dos livros 9 e 10 da saga As Crônicas Saxônicas, “Guerreiros da Tempestade” e “O Portador do Fogo” e será composta por 10 episódios.

A próxima temporada de The Last Kingdom estaria prevista para estrear em 2021, mas com a pandemia do novo Coronavírus é difícil prever quando a série poderá ser gravada. Existe uma expectativa de que a quinta parte estreie entre o fim de 2021 e o começo de 2022.

Confira abaixo o trailer da quarta temporada de The Last Kingdom:

Não marque bobeira!!!

Fique por dentro das novidades sobre todas as produções do Netflix em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade no universo da cultura POP!!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários