Jenna Coleman é uma atriz inglesa bastante conhecida por suas participações em séries britânicas de TV, como é o caso de “Doctor Who” e “Vitória: A Vida de uma Rainha”.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a infância, início de carreira, vida pessoal, principais trabalhos e muito mais sobre a vida de Jenna Coleman. Acompanhe!
Fatos rápidos sobre Jenna Coleman
- Nome completo – Jenna-Louise Coleman
- Nacionalidade – Inglesa
- Data de nascimento – 27 de abril de 1986
- Pais – Karen e Keith Coleman
- Famoso como – Atriz
Quem é Jenna Coleman?
Jenna Coleman é uma atriz de origem britânica, atualmente com 38 anos de idade, e que protagonizou ou co-protagonizou séries conhecidas, como “Doctor Who” (Clara Oswin Oswald, a acompanhante do Doutor), “Vitória: A Vida de uma Rainha” (como a própria Rainha Vitória), “Em Prantos” e “O Paraíso e a Serpente”. Além de ter tido papéis relevantes em séries como “Emmerdale” e “Sandman”.
No cinema, a atriz conta com aparições em filmes como “Capitão América: O Primeiro Vingador” e “Como Eu Era Antes de Você”, e tem buscado ampliar seus trabalhos nesse campo nos últimos anos.
Biografia de Jenna Coleman
Infância
Jenna Coleman nasceu em 1986, na cidade de Blackpool, que fica na costa do Mar da Irlanda, no condado de Lancashire, Inglaterra. Ela é filha de Karen e Keith Coleman e sua família não tem ligação com o mundo artístico. Seu pai, por exemplo, era marceneiro, mesma profissão do seu irmão mais velho, Ben.
Apesar disso, uma primeira relação com esse universo cênico veio já com a escolha de seu nome, dado por sua avó, em homenagem a Jenna Wade, personagem da série televisiva norte-americana Dallas.
Quando jovem, ela estudou na Arnold School, na sua cidade natal, e passou a participar da In Yer Space, uma companhia de teatro. Nesse período, teve a oportunidade de atuar na peça “Crystal Clear”, apresentada dentro do Festival de Edimburgo, isso em 2004. Sua primeira peça, no entanto, foi ainda em 1996, quando tinha 10 anos de idade, “Summer Holiday”, onde fez o papel de Noiva.
Jenna acabou sendo premiada por sua atuação em Crystal Clear (Thomasina) e teve a oportunidade de iniciar um curso de inglês na University of York. No entanto, decidiu recusar a oferta para iniciar profissionalmente sua carreira como atriz, agora na TV, participando da novela “Emmerdale”, onde deu vida a personagem Jasmine Thomas.
Início de carreira
Como mencionado, sua estreia profissional ocorreu justamente em “Emmerdale”, isso em 2005, quando tinha por volta dos seus 19 anos de idade. Tanto a obra quanto sua atuação tiveram bastante destaque, e até hoje, essa é uma das produções mais marcantes de sua carreira. Mais abaixo, veremos algumas das premiações que ela conquistou nessa época.
Em 2009, graças a seu desempenho e características físicas, ela juntou-se ao elenco da série da BBC “Waterloo Road”, onde, mesmo aos 23 anos, interpretou a jovem Lindsay James, personagem que ainda estava no colegial.
Quanto à sua estreia nos cinemas, ela ocorreu em 2011, com um papel pequeno no filme “Capitão América: O Primeiro Vingador”. Nesse período, Jenna Coleman havia se mudado para Los Angeles, mas retornou para a Inglaterra após sua aparição na obra da Marvel, já que foi selecionada para participar da minissérie “Titanic”, onde deu vida a personagem Annie Desmond.
Nos anos seguintes, continuou sua carreira na TV, com atuações em obras como “Almas em Leilão” (2012, Susan Brown), “Dancing on the Edge” (2013, Rosie Williams), “Death Comes to Pemberley” (2013, Lydia Wickham).
Vale o destaque ainda para seus trabalhos na área de narração de videogames, como em “Xenoblade Chronicles 3D” (2015, Melia Antiqua) e “Lego Dimensions” (2015, Clara Oswald).
Sucesso
Ainda em 2012, Jenna Coleman passou a integrar o elenco da série da BBC “Doctor Who”, uma das mais longevas e importantes obras do cenário. Ela ficou até o ano de 2017, dando vida a personagem Clara Oswin Oswald, a companheira do Doutor, sendo uma das co-protagonistas.
Em 2016, ela interpretou a personagem Katrina “Treena” Clark no filme “Como Eu Era Antes de Você”. Nesse mesmo ano, iniciou seu trabalho na série “Vitória: A Vida de uma Rainha”, que fala sobre o período da era vitoriana e do reinado da Rainha Vitória, sua personagem. A obra, que ficou no ar até 2019, obteve grande sucesso e ajudou a consolidar sua carreira, já que ela estava no papel principal.
Em alta no mercado, liderou também as séries “Em Prantos” (2018, Joanna Lindsay) e participou do filme “National Theatre Live: All My Sons” (2019, Ann Deever).
No ano de 2021, Jenna Coleman participou da série “O Paraíso e a Serpente” (Marie-Andrée Leclerc), e integrou o elenco de uma das grandes apostas da Netflix para 2022, “Sandman”, como Johanna Constantine.
Projetos recentes e futuros
Quanto a seus projetos mais recentes, a atriz esteve presente nos filmes “Klokkenluider” (2022, Flo) e “Jackdaw” (2023, Bo), e na série “Turismo Selvagem” (2023, Liv Taylor).
Ainda em 2024, Jenna estreia nas séries “The War Rooms” (Joan Bright) e “The Jetty” (Ember Manning). Um ponto interessante, aliás, é que em ambas as produções ele também atua como produtora executiva, algo novo em sua carreira.
Trabalhos no teatro
Como mencionado, antes de seguir para a TV, Jenna Coleman já participava de peças teatrais. Tudo começou com “Summer Holiday” (1996, Noiva) e se seguiu com “Crystal Clear” (2004, Thomasina) e “Jack and the Beanstalk” (2009, Princess Apricot).
Após alguns anos fora dos palcos, ela retornou em 2019, quando participou da peça “All My Sons” (Ann Deever). E nos anos seguintes fez novos trabalhos, como “A Separate Peace” (2020, Enfermeira Maggie Coates) e “Lemons Lemons Lemons Lemons Lemons” (2023, Bernadette).
Vida pessoal
Jenna Coleman tem uma vida pessoal bastante reservada. Em suas redes sociais, posta principalmente conteúdos relacionados a seus trabalhos. Atualmente, ela continua solteira e não tem filhos.
Entre os anos de 2011 e 2015, no entanto, manteve um relacionamento sério com o também ator britânico Richard Madden. Ele é conhecido principalmente por seu papel de Robb Stark na série Game of Thrones.
Quais são os principais trabalhos de Jenna Coleman?
Como foi possível observar, a participação de Jenna Coleman nos cinemas ainda é bastante singela, embora ela venha buscando se aventurar mais nesse mercado nos últimos anos.
Em sua carreira, ela participou de 4 filmes ao todo, sendo dois com papéis pequenos (Capitão América: O Primeiro Vingador e Como Eu Era Antes de Você) e dois mais recentes onde ela faz parte do elenco principal (Klokkenluider e Jackdaw).
Ou seja, suas obras principais são realmente os trabalhos na TV, com algumas séries bem conhecidas do público. Veja os destaques!
Emmerdale (2005-2009)
No fim das contas é bem diferente, mas Emmerdale é como uma “Malhação” (da Globo) britânica. Isso porque a novela começou a ser transmitida ainda em 1972, pela ITV, e continua até os dias atuais. Jenna Coleman, como mencionado, esteve presente na obra entre os anos de 2005 e 2009 sendo esse seu primeiro trabalho como atriz (fora do teatro).
Tudo se passa dentro de uma vila fictícia homônima, localizada em Yorkshire Dales, sendo um tipo de seriado agrícola. Um ponto interessante é que Kevin Laffan, criador da obra, foi convidado para desenvolver uma série curta, mas que acabou se transformando em uma novela de grande extensão, devido ao sucesso.
Quanto à participação de Jenna Coleman, ela deu vida a Jasmine Thomas. Durante suas férias escolares, seus pais a enviaram para Emmerdale, onde ficou um tempo com seu tio Ashley. Lá, embora seja uma jovem bastante solitária, rapidamente fez amizade com outras garotas, incluindo Steph Stokes, Debbie Dingle e Daz Eden.
Doctor Who (2012-2017)
Doctor Who é uma série de ficção científica britânica da BBC e que é produzida desde o ano de 1963. Ela gira em torno das aventuras do Doutor, personagem principal, que é um Senhor do Tempo, uma espécie alienígena fictícia.
Natural do planeta Gallifrey, ele explora diversas partes do universo utilizando sua máquina do tempo/espaço, a TARDIS. Assim, juntamente com os seus companheiros, o Doutor acaba enfrentando uma grande diversidade de inimigos, enquanto tenta salvar civilizações, corrigir alguns erros e ajudar a população comum.
Como já conta com 39 temporadas, diversos atores já deram vida ao personagem central – o Doutor teve diversas encarnações nesse período – e o mesmo vale também para seus companheiros, que geralmente viajam com ele na TARDIS.
Jenna Coleman esteve no elenco entre 2012 e 2017, na segunda parte da série (Doctor Who foi pausado entre os anos de 1989 e 2005, quando retornou) e foi uma co-estrela da obra, já que deu vida a uma companheira, a personagem Clara Oswin Oswald.
Vitória: A Vida de uma Rainha (2016-2019)
Coleman deixou o elenco de Doctor Who justamente para protagonizar um novo trabalho: Vitória: A Vida de uma Rainha. Essa é uma série dramática britânica que estreou na ITV em 2016 e acompanha o início do reinado da Rainha Vitória, o seu relacionamento com Albert – seu marido – e as suas responsabilidades políticas. A primeira temporada explora o período entre as décadas de 1830 e 1850. E, posteriormente, foi renovada para uma segunda e terceira temporada.
Vitória, vale lembrar, foi a soberana do Reino Unido entre os anos de 1837 e 1901, ano de sua morte. Essa é a famosa Era Vitoriana, localizada entre o período georgiano e o eduardiano.
Além de Jenna Coleman no papel principal, a série trouxe também Tom Hughes como o Príncipe Albert, Peter Bowles como o Duque de Wellington, Catherine Flemming como a Duquesa de Kent, dentre outros.
Em Prantos (2018)
The Cry, ou Em Prantos, é uma série de TV britânica (BBC) que explora os gêneros de mistério e drama, sendo uma adaptação do romance homônimo de Helen FitzGerald.
Novamente, Jenna Coleman aparece no papel principal, dando vida a personagem Joanna Lyndsay. Ele é professora e vive um momento difícil de sua vida: em uma visita a Austrália, juntamente com seu noivo Alistair, seu bebê de apenas quatro meses, Noah, desaparece misteriosamente.
A viagem, que partiu da Escócia, tinha como objetivo uma luta pela custódia da filha de Alistair em seu relacionamento anterior, Chloe, que vive na cidade australiana de Wide Bay. O desaparecimento de Noah nesse trajeto leva ao desmoronamento da relação do casal e a um abatimento psicológico severo em Joanna.
O Paraíso e a Serpente (2021)
Nascida de uma colaboração entre a BBC e a Netflix, The Serpent (ou O Paraíso e a Serpente) é uma série britânica de drama policial. Ela se baseia nos crimes realizados pelo serial killer Charles “the Serpent” Sobhraj, que assassinou diversos jovens turistas entre os anos de 1975 e 1976.
O criminoso atuava no sul e no sudeste da Ásia e vitimou cerca de 20 pessoas, incluindo 14 na Tailândia, onde a série foi gravada. Na grande maioria dos casos, ele atacava viajantes/mochileiros que passavam pela famosa hippie trail (Trilha Hippie). No papel principal está Tahar Rahim, como Sobhraj, mas Jenna Coleman é uma co-estrela, dando vida a Marie-Andrée Leclerc, sua namorada.
Sandman (2022)
The Sandman é uma série de TV americana de drama criada para a Netflix. Ela se baseia nos HQs homônimos de autoria de Neil Gaiman, que foram publicados na DC Comics entre 1989 e 1996.
Da mesma forma como nos quadrinhos, a história gira em torno de Morpheus, o Rei dos Sonhos, também chamado de Sonho ou Sandman. Tudo começa quando um mago tenta capturar a Morte, mas acaba pegando o seu irmão mais jovem, o próprio Sandman.
Com medo de uma retaliação, o mago decide que o deixará preso quanto tempo for necessário. 106 anos mais tarde, porém, o Sonho consegue escapar e agora tenta recuperar seu reino e seus poderes.
No papel principal, como personagem título, está o ator Tom Sturridge. E Jenna Coleman dá vida a duas versões da personagem Johanna Constantine, uma descendente atual e a sua ancestral do século XVIII. Ela é tataravó de John Constantine.
Indicações e prêmios
Ao longo de sua carreira, Jenna Coleman recebeu diversas indicações e prêmios por suas atuações. Esses são alguns destaques:
- National Television Awards (2006) e The British Soap Awards (2009) – indicada em categorias como Melhor Estreante e Melhor Atriz, por Emmerdale;
- TV Choice Awards (2013 e 2015), BAFTA Cymru (2015) e Saturn Awards (2015) – indicada em categorias como Melhor Atriz, por Doctor Who;
- TV Times Awards (2013) – vencedora na categoria de Estreante Favorito, por Doctor Who;
- Glamour Awards (2014) – vencedora na categoria de Atriz de TV do Reino Unido, por Doctor Who;
- Golden Nymph Awards (2017) – vencedora na categoria de Melhor Atriz em Série de TV Dramática, por Vitória: A Vida de uma Rainha;
- I Talk Telly Awards (2018) e Logie Awards (2019) – vencedora em categorias como Atriz Mais Popular e Melhor Performance Dramática, por Em Prantos;
- International Emmy Awards (2019) – indicada na categoria de Melhor Atriz, por Em Prantos; e
- National Television Awards (2021) – indicada na categoria de Melhor Performance Dramática, por O Paraíso e a Serpente.
Considerações finais
Como foi possível observar, Jenna Coleman é um nome importante dentro do cenário britânico de produções, principalmente por suas aparições em séries de TV, mas que pouco a pouco também busca alcançar seu espaço dentro do universo cinematográfico internacional.