Poucos personagens são tão famosos, populares e queridos no universo dos jogos eletrônicos, quanto o Super Mario, sendo que a franquia já bateu a marca de 700 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Os jogos vão desde o modesto NES até o moderno Nintendo Wii, se tornando um dos títulos de games mais rentáveis de todos os tempos, atrás apenas de Pokémon e Tetris.

O herói foi criado em 1980, após o fracasso da Nintendo em desenvolver um jogo baseado no “Marinheiro Popeye”, devido a não conseguir manter seus direitos autorais.

Até mesmo Olívia Palito faria parte da aventura, onde seria a donzela em perigo, mas precisando também ser substituída, por conta de toda essa confusão.

Esta foi a deixa para que o produtor e designer japonês, Shigeru Miyamoto, fosse recrutado pelo estúdio, e acabasse recebendo carta branca e liberdade para projetar novos protagonistas para o game.

O resultado foi a criação de um jogo onde o personagem conhecido originalmente como Jump-man, precisava salvar a Princesa Pauline das garras do gorila Donkey Kong que dava nome ao arcade.

Donkey Kong
Imagem: Donkey Kong- Arcade/ Reprodução

O game bastante simples, foi lançado em 1981 e funcionava como um tipo de plataforma, onde era preciso subir diversas escadas e evitar os obstáculos para derrotar o vilão e salvar a donzela.

O icônico chapéu do Mario, foi criado na época para resolver um dos problemas que os desenvolvedores tinham, devido às limitações dos gráficos em 8-bit, que não permitiam criar um cabelo mais bem definido.

Por conta disso, Miyamoto decidiu inserir uma boina, evitando um cabelo que certamente teria ficado mal feito. Sem imaginar, ele acabou criando um dos visuais mais icônicos e queridos de todos os tempos.

O sucesso do arcade foi instantâneo e ajudou a impulsionar o definitivamente o personagem, que no futuro ganharia seu próprio título, Mario Bros., lançado pela Nintendo em 1983.

Neste jogo também projetado para fliperamas, houve a introdução de alguns dos elementos que se tornaram bastante importantes para o futuro franquia, como por exemplo a inclusão do personagem Luigi.

Bros
Imagem: Mario Bros.- 1983/ Reprodução

Originalmente Mario seria um carpinteiro, mas devido aos inúmeros canos em que tinha que entrar e sair durante o jogo Mario Bros., naturalmente ele passou a ser considerado um encanador.

O dono do prédio em que ficava o escritório da Nintendo de Nova York naquela época, se chamava Mario Segale, e se parecia absurdamente com o visual de Jump-man. Foi a partir daí que os desenvolvedores tiveram a ideia para o novo nome do personagem.

As inovações trazidas pela Nintendo com a franquia

O clássico Super Mario Bros. seria lançado em 1985, ainda para o console NES ou Nintendo Entertainment System, que no Brasil ficou mais conhecido como Nintendinho. De lá para cá, todos os consoles da Nintendo tiveram ao menos um jogo da série.

Este jogo foi um marco na história dos games, pois trazia muitas inovações em comparação ao que era feito naquela época.

A finalidade da campanha deixava de ser apenas o acúmulo de pontos para dar espaço à uma história, com um objetivo a ser alcançado.

Além disso, foram criados vários elementos para o universo e uma trama bem mais elaborada, com vilões definidos e novos poderes que o personagem recebia no decorrer do jogo, para ficar mais forte ou ganhar habilidades.

Na história de Super Mario Bros., o famoso encanador, estava sempre pronto para salvar a Princesa Peach do Reino dos Cogumelos, que havia sido raptada pelo malvado Bowser Koopa, o Rei dos Koopas.

Inicialmente, Miyamoto tinha imaginado Bowser como um boi, baseando-se no Rei Ox do filme “Alakazam, o Grande” da Toei Animation.

Contudo, um dos designers da Nintendo, chamado Takashi Tezuka, observou que o personagem se parecia muito mais como uma tartaruga do que um boi.

Super Mario Bros. 1985
Imagem: Super Mario Bros.- 1985/ Reprodução

A famosa e clássica trilha sonora, foi composta pelo mestre Koji Kondo, que também é responsável pelas canções das franquias “Star Fox” e “The Legend of Zelda“.

Talvez o tema de Super Mario Bros. seja um dos mais populares, dentre todos já feitos até hoje, conseguindo fazer da música, uma peça fundamental no design dos jogos.

O sucesso de Super Mario

Mario se tornou referência para vários outros títulos com seus obstáculos e sua mecânica que era uma revolução para a época, pulando nos inimigos e ganhando “power-ups” temporários através de itens coletados durante o game.

Na segunda metade da década de 80, nenhum jogo ou personagem conseguiu se comparar, ou mesmo bater de frente com o personagem da Nintendo, pelo menos até o lançamento de Sonic The Hedgehog para o Mega Drive em 1991, que se tornaria o mascote da SEGA.

Tanto Super Mario Bros. como o console NES, são creditados como fatores importantíssimos para revitalização da indústria de jogos eletrônicos após a crise de 1983, sem dúvidas, ajudando a popularizar definitivamente o estilo de plataforma com rolagem lateral.

Com passar do tempo, Mario foi ganhando games derivados e vivendo outros tipos de aventura em novos consoles, como nos jogos de corrida da série Mario Kart, os RPGs Paper Mario e os jogos de tabuleiro Mario Party, além de também marcar presença nos esportes, como em Mario Tenis, Mario Golf e vários outros.

Contudo, os primeiros jogos que vêm na cabeça quando pensamos no personagem da Nintendo, são os clássicos Super Mario Bros., Super Mario Word, Super Mario 64 e também o mais recente Super Mario Odyssey.

Super Mario Odyssey
Imagem: Super Mario Odyssey/ Reprodução

Todos esses títulos foram responsáveis por trazer grandes inovações e cada um deles foi capaz de se reinventar para atrair o público de sua época.

Sem dúvidas, esse foi um fator muito importante para manter a franquia na linha de frente, quando se diz respeito ao concorrido mercado de games.

Mario é um personagem atemporal e fora do comum, sendo que marcou muitas gerações e conquistou o carinho de várias pessoas ao longo dos anos.

Esperamos que a franquia continue fazendo sucesso por muito tempo, e ainda possam vir muitas novidades desse universo riquíssimo, criado pelo grande mestre Shigeru Miyamoto.

Super Mario
Imagem: Super Mario/ Reprodução

E aí gamer, o que achou de todas as curiosidades sobre a história do Super Mario no universo dos games? Deixe sua opinião pra gente nos comentários, e continue acompanhando nosso conteúdo.

 

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários