Oscar terá nova categoria a partir de 2027

Estatueta do Oscar. Foto: Danny Moloshok/Invision/AP
Estatueta do Oscar. Foto: Danny Moloshok/Invision/AP

Finalmente, o Oscar irá reconhecer o trabalho dos dublês. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), instituição que organiza e entrega o Oscar, anunciou nessa quinta-feira que a partir de 2027 será criada a categoria de “Best Stunt Design” (ou “Melhor Design de Dublê”, em tradução livre para o português) que irá reconhecer o trabalho dos dublês nos filmes. Os detalhes sobre a categoria, o que exatamente ela irá premiar, quantos filmes serão indicados, etc. devem ser divulgados em um futuro próximo.

Além disso, a Academia também irá divulgar em 2027 as regras de elegibilidade para essa nova categoria. Cerca de 100 profissionais desse ramo do cinema são membros da Academia e há muitos anos eles vem lutando para criar uma categoria que reconhecesse o trabalho dos dublês de cinema. No entanto, a Academia sempre resiste a aumentar o número de categorias por entender que isso, de alguma forma, diminui a importância do Oscar.

Oscar finalmente reconhecerá importância dos dublês

Apesar dessa resistência, a Academia finalmente reconheceu que o trabalho dos dublês é fundamental para o cinema. “Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica”, disseram o CEO, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, em um comunicado. Os dois ainda completaram: “Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação em alcançar este momento memorável.”

Coincidentemente, a categoria começará a ser entregue justamente na edição em que o Oscar completa cem anos de existência. Apesar de agora reconhecer a importância dos dublês para o cinema, a Academia premiou apenas dois profissionais desse ramo com Oscars honorários: Yakima Canutt, em 1966, e Hal Needham, em 2012. Ambos foram grandes nomes do mundo dos dublês. Needham, inclusive, teve uma carreira bem sucedida como diretor de cinema.

Curiosamente, nos primórdios do cinema, os próprios atores eram quem realizavam as grandes proezas hoje realizadas por dublês. Grandes nomes do cinema cômico, como Charles Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton realizaram grandes cenas de ação em seus filmes. Keaton, inclusive, foi responsável por algumas das cenas mais grandiosas e perigosas do início do cinema hollywoodiano. Enquanto que Lloyd chegou, inclusive, a perder um dedo em um acidente relacionado a cenas desse tipo.

Hal Needham com seu Oscar na mão. Foto: Jason Merritt | Getty Images
Hal Needham com seu Oscar na mão. Needham foi um dos dois dublês a receber um Oscar honorário. Foto: Jason Merritt | Getty Images

É bom lembrar que após mais de 20 anos sem adicionar nenhuma nova categoria ao Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aceitou adicionar duas novas categorias nos próximos anos. No ano que vem, o Oscar passará a premiar os diretores de elenco, categoria que, aliás, já existe no BAFTA. E, em 2027, como dissemos aqui, o Oscar passará a reconhecer o trabalho dos dublês. Agora, é esperar para ver o que exatamente essa nova categoria premiará. No entanto, pelo nome, é possível dizer que coordenadores de dublês devem ser as pessoas elegíveis a concorrer nessa nova categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.