Em 1984, uma comédia policial estrelada por um jovem comediante nova-iorquino, chamado Eddie Murphy, chegou as salas dos cinemas norte-americanos. O filme contava a história de um policial “malandro” de Detroit que ia até Beverly Hills, na Califórnia, para investigar a morte misteriosa de um amigo. Esse filme era Um Tira da Pesada que virou um verdadeiro arrasa-quarteirões arrecadando 316 milhões de dólares (com um orçamento de apenas 13 milhões) e se tornando o filme mais assistido daquele ano. E não apenas isso, a obra foi também amplamente elogiada pela crítica especializada e recebeu indicações para o BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar. Quase 38 anos depois, Um Tira da Pesada é um clássico amado por cinéfilos e pelo público em geral.
É claro que um sucesso desse tamanho não poderia ficar sem uma continuação. A primeira delas veio em 1987. Apesar de não ter ido tão bem quanto o filme original, Um Tira da Pesada 2 ainda conseguiu arrecadar um bom dinheiro nas bilheterias, apesar de ter desagradado bastante os críticos na época. Os produtores e o próprio Eddie Murphy então decidiram dar um tempo e só nos anos 90 resolveram fazer uma segunda continuação. Um Tira da Pesada 3 iria estrear em 1994 (10 anos após o filme original) e seria um fracasso total de público e de crítica.
Odiado pelo público (com um orçamento de mais de 70 milhões de dólares, o filme fez apenas 119 milhões em bilheterias), pela crítica (no site especializado Rotten Tomatoes, a produção mantém uma aprovação de apenas 9% e já foi incluído em diversas listas de piores filmes do ano de 1994) e até mesmo por Eddie Murphy (que disse que a obra era “atroz”) e pelo diretor John Landis, Um Tira da Pesada 3, praticamente, enterrou a franquia de sucesso iniciada em 1984.
Contudo, há anos os fãs vêm pedindo uma continuação que redima a história e seu personagem principal, o detetive Axel Foley. Por isso, desde o início dos anos 2000 existem tentativas de ressuscitar a franquia e fazer um quarto filme. Esses esforços nunca surtiram efeito e até a tentativa de criar uma série de televisão com os personagens do filme, fracassou no início dos anos 2010. Mesmo depois de tudo já acertado (roteiro escrito, atores contratados, etc.) para que ela fosse produzida. Por esse motivo, sempre que surgem rumores da produção do tão esperado Um Tira da Pesada 4 muita gente duvida.
No entanto, parece que agora as coisas realmente estão se desenrolando. Segundo reportagem do site especializado Deadline, a continuação está ganhando impulso e tanto o produtor Jerry Bruckheimer quanto o ator Eddie Murphy estariam envolvidos no projeto. Além disso, até mesmo um diretor já teria sido contratado para rodar o filme. Seria o “novato” Mark Molloy, que apesar de ter bastante experiência com a produção de vídeos comerciais, nunca dirigiu um longa-metragem para cinema. Quem estaria a frente do projeto seria a Netflix que iria distribuir Um Tira da Pesada 4 no mundo todo através de sua plataforma de streaming.
Segundo essa mesma reportagem, o processo de desenvolvimento do filme estaria de vento em poupa, mas as filmagens ainda não teriam começado. Agora é esperar e torcer para que a continuação realmente saia do papel e que seja tão boa quanto esperam os ardorosos fãs da franquia.