Barbie é banido no Vietnã

Os espectadores do Vietnã não terão a chance de assistir ao esperado filme Barbie, que tem estreia mundial marcada para 21 de julho desse ano. Isso porque, o governo do país não permitirá que o filme estreia em solo vietnamita. “Nós não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da Linha das nove raias”, disse um jornal estatal local citando como fonte Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã.

Barbie e Ken fugindo da Barbilândia
Barbie e Ken fugindo da Barbilândia – Imagem: Warner Bros. Pictures

O motivo do banimento é uma cena de Barbie que mostra um mapa do Sudeste Asiático em que aparece a tal “Linha das nove raias”. Essa linha é uma série de marcações que servem como uma espécie de demarcação dos territórios e ilhas do Mar do Sul da China que o governo chinês alega serem seus por direito. Entre os territórios reivindicados pelo governo chinês estão, as Ilhas Paracel, as Ilhas Spratly e as Ilhas Pratas, entre outros territórios no Mar do Sul da China.

A Linha das nove raias

A reivindicação é feita desde pelo menos 1946, mas nunca teve apoio de nenhum tribunal internacional e nem de outros países vizinhos da China no Sudeste Asiático. Por isso, a tal Linha tem causado, há várias décadas, inúmeros problemas e confrontos diplomáticos entre o governo chinês e os governos de seus vizinhos no Sudeste Asiático. Entre esses países, estão as Filipinas, Taiwan, Malásia, Brunei e também o Vietnã.

A famosa “Linha das nove raias”, destacada em verde. Cena contendo um mapa com as linhas causou o banimento de Barbie no Vietnã.
A famosa “Linha das nove raias”, destacada em verde. Cena contendo um mapa com as linhas causou o banimento de Barbie no Vietnã.

Por isso, o mapa na cena de Barbie, mostrando a tal “Linha das nove raias” e assim, mesmo que de forma involuntária, reconhecendo essas ilhas e territórios como sendo parte do território chinês, acabou causando polêmica no Vietnã e levando o filme a ser banido em território vietnamita. Como o país vive há muitas décadas (assim como a China também) sob um regime de partido único, é muito fácil para o governo vietnamita impedir a estreia ou banir qualquer filme, série, livro ou obra de arte no país.

Aliás, esse nem é o primeiro caso recente de um filme que é banido dos cinemas do Vietnã. A animação Abominável, sofreu o mesmo destino em 2019, pelo mesmo motivo. O mesmo também ocorreu com o filme Uncharted – Fora do Mapa, no ano passado, e com a série de espionagem australiana Pine Gap. Já as séries Put Your Head on My Shoulder e Madam Secretary não foram banidas, mas tiveram que remover cenas que continham mapas mostrando a “Linha das nove raias”.

Barbie: Estreia esperada e favoritismo ao Oscar

Como dito acima, Barbie é um dos filmes mais esperados de 2023, principalmente, no mercado de filmes mais independentes e de arte. Antes mesmo de sua estreia, a produção já é considerada uma das favoritas ao Oscar do ano que vem. A obra, que é dirigida e co-escrita (em parceria com Noah Baumbach) por Greta Gerwig, tem em seu elenco nomes de peso, como Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera, Will Ferrell, Issa Rae, Michael Cera e Helen Mirren.

Greta Gerwig no Festival de Berlim de 2018. Foto de Martin Kraft.
Greta Gerwig no Festival de Berlim de 2018. Foto de Martin Kraft.

O fato de os últimos dois filmes de Gerwig terem sido indicados ao Oscar em alguma categoria principal, somado ao fato de Barbie contar com um elenco estelar, cheio de atores que já são “frequentadores assíduos” do Oscar, como os protagonistas Margot Robbie e Ryan Gosling, levam Barbie a ser considerado, por quase todos os especialistas e jornalistas da indústria do entretenimento, como um dos favoritos a indicações e vitórias nas principais premiações do ano que vem.

Baseado na famosa boneca Barbie, produzida pela Mattel, o filme será o primeiro live-action a contar com a personagem que já protagonizou diversas animações. A trama da obra gira em torno de Barbie e seu eterno namorado Ken sendo expulsos de “Barbie Land” (o local sem defeitos em que os dois personagens vivem) por não serem “bonecos perfeitos” e tendo que passar por uma jornada de autodescobrimento no mundo real.

Margot Robbie em Barbie
Margot Robbie em Barbie – Imagem: Warner Bros.

Infelizmente, ainda não temos críticas especializadas publicadas sobre o filme, o que nos impede de ter uma ideia mais clara sobre a qualidade da produção. Contudo, é inegável o fato de que Greta Gerwig e Noah Baumbach são muito talentosos, assim como também o são, os membros do elenco da produção. Portanto, é bem provável que o filme esteja a altura de toda expectativa em torno dele. Agora, é esperar para ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.