Homem assistindo aos filmes mais pesados
IMAGEM - Freepik

Existem muitos filmes leves para se assistir, mas os filmes mais pesados você dificilmente terá coragem de assistir novamente.

Afinal, esses filmes podem ser considerados obras-primas do cinema, mas também podem causar desconforto, repulsa ou até mesmo trauma nos espectadores.

Sendo assim, hoje vamos falar de alguns filmes que mesmo que você só assista uma vez, vão te marcar por muito tempo, então fique com a gente e leia até o final.

A Sociedade da Neve (2023) – Um dos recentes filmes mais pesados baseados em uma história real

Um dos filmes mais impactantes dos últimos tempos, Sociedade da Neve conta a história real do desastre aéreo dos Andes em 1972, que deixou 29 sobreviventes presos em uma geleira por 72 dias, sem comida, água ou abrigo.

Continue depois da publicidade

Para se manterem vivos, eles tiveram que recorrer ao canibalismo, consumindo os corpos dos mortos no acidente.

Dirigido pelo espanhol Juan Antonio Bayona, o filme é uma adaptação do livro homônimo de Pablo Vierci, jornalista e amigo dos sobreviventes, que documentou os relatos deles sobre a tragédia.

Assim, o filme mostra as dificuldades, os dilemas e as esperanças dos que ficaram isolados na cordilheira, enfrentando o frio, a fome, a dor e a morte.

Sociedade da Neve é um filme que mexe com as emoções do espectador, que se coloca no lugar dos personagens e se pergunta o que faria na mesma situação.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, é um filme que provoca reflexões sobre a vida e a morte, que você só consegue ver uma vez, mas que nunca esquece.

Doce Vingança (2010)

Doce Vingança é um filme americano de terror e suspense, dirigido por Steven R. Monroe, e conta a história de Jennifer Hills, uma escritora que decide se isolar em uma cabana na floresta para trabalhar em seu novo livro.

No entanto, ela é brutalmente estuprada e torturada por quatro homens que moram na região.

Jennifer consegue sobreviver ao ataque e planeja uma vingança sangrenta contra seus agressores.

Continue depois da publicidade

Assim, Doce Vingança é um filme que provoca reações extremas nos espectadores, já que alguns o consideram um filme feminista, que mostra a força e a resiliência de uma mulher que se recusa a ser vítima.

Já outros o consideram um filme misógino, que explora a violência sexual e a tortura de forma gratuita e sensacionalista.

Doce Vingança é um filme que você só consegue assistir uma vez, mas que não esquece jamais.

Réquiem para um Sonho (2000)

Réquiem para um Sonho é um filme americano de drama e suspense, dirigido por Darren Aronofsky e baseado no livro homônimo de Hubert Selby Jr.

Continue depois da publicidade

O filme acompanha a trajetória de quatro personagens que sofrem com o vício em drogas e as consequências devastadoras que isso traz para suas vidas.

Harry Goldfarb e Marion Silver são um casal de namorados que sonham em abrir uma loja de roupas, mas se envolvem com o tráfico de heroína.

Sara Goldfarb é a mãe de Harry, que se torna obcecada por emagrecer e participar de um programa de TV, recorrendo a pílulas de dieta.

E Tyrone C. Love é o amigo de Harry, que também se vicia em heroína e enfrenta o racismo e a violência nas ruas.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, Réquiem para um Sonho é um filme que impressiona pela sua estética e narrativa, que exploram os efeitos psicológicos e físicos das drogas.

O filme usa recursos como a montagem rápida, a câmera na mão, o som distorcido e a trilha sonora angustiante para criar uma atmosfera de tensão e desespero.

Além disso, também mostra cenas fortes e chocantes, como as alucinações de Sara, o braço infectado de Harry, a prostituição de Marion e o final trágico dos personagens.

Carandiru (2003) – Um dos filmes mais pesados nacionais

Carandiru é um filme brasileiro de drama e crime, dirigido por Hector Babenco e baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, retrata a realidade da Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, a maior e mais violenta prisão da América Latina.

Através do olhar do Dr. Varella, que vai ao presídio para fazer um trabalho de prevenção à AIDS, o filme conta as histórias de diversos detentos, que revelam seus crimes, seus amores, suas amizades e seus conflitos.

A saber, o filme culmina com o massacre de 1992, quando a polícia invadiu o presídio para conter uma rebelião e matou 111 presos.

Assim, Carandiru é um filme que denuncia as condições desumanas do sistema carcerário brasileiro, que favorece a superlotação, a violência, a corrupção e a disseminação de doenças.

Continue depois da publicidade

O filme também mostra a humanidade dos presos, que apesar de terem cometido erros, têm sentimentos, sonhos e esperanças.

Além disso, é repleto de atuações marcantes, como as de Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Caio Blat, entre outros.

Carandiru é um dos filmes mais pesados da cinematografia brasileira, que te faz questionar a justiça e a dignidade humana.

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes é um filme japonês de animação e drama, baseado no conto semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967.

Continue depois da publicidade

A saber, o filme conta com a direção de Isao Takahata e foi produzido pelo Studio Ghibli.

Assim, narra a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, que ficam órfãos após a morte da mãe num ataque aéreo em Cobe, no Japão, durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial.

Sem parentes vivos e com pouca comida, eles vão morar em um abrigo abandonado na floresta, onde lutam para sobreviver em meio à fome, às doenças e à crueldade da guerra.

Dessa forma, Túmulo dos Vagalumes é um filme que emociona pela sua beleza e sensibilidade, que contrastam com a dureza e a tristeza da realidade.

Continue depois da publicidade

O filme usa recursos como a cor, a música e as luzes dos vagalumes para criar uma atmosfera de sonho e esperança.

E apesar de ser uma animação, certamente não é o que costumamos chamar de filmes para crianças.

A Lista de Schindler (1993) – Um dos filmes mais pesados de Steven Spielberg

A Lista de Schindler é um filme americano de drama histórico, baseado no romance de 1982, Schindler’s Ark, do escritor australiano Thomas Keneally.

Assim, conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou mais de mil judeus do Holocausto, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.

Continue depois da publicidade

O filme é estrelado por Liam Neeson como Schindler, Ben Kingsley como o contador judeu de Schindler Itzhak Stern e Ralph Fiennes como o oficial da SS Amon Göth.

Dirigido e produzido por Steven Spielberg, A Lista de Schindler é um filme que impressiona pela sua grandiosidade e realismo, que retratam o horror e a brutalidade do nazismo.

O filme foi filmado em preto e branco, com exceção de alguns elementos em vermelho, como o casaco de uma menina judia e a vela do Shabat, que simbolizam a inocência e a fé.

Além disso, mostra cenas fortes e chocantes, como o massacre do gueto de Cracóvia, a execução dos judeus e a crueldade de Göth.

Continue depois da publicidade

Midsommar (2019)

Midsommar é um filme americano de terror e suspense, escrito e dirigido por Ari Aster, e estrelado por Florence Pugh e Jack Reynor.

Assim, os protagonistas são um casal em crise, que viaja para a Suécia com os amigos para participar de um festival de verão rural.

No entanto, o que parecia ser um retiro idílico se transforma em um pesadelo, com rituais macabros e violentos de um culto pagão.

Dessa forma, Midsommar é um filme que surpreende pela sua estética e narrativa, que usa recursos como a cor e a música para criar uma atmosfera de beleza e contraste com o horror.

Continue depois da publicidade

O filme também mostra cenas fortes e chocantes, como o suicídio dos anciãos, o sacrifício humano e o destino final da protagonista.

Midsommar é um filme que mesmo que você assista apenas uma vez, vai repassá-lo na cabeça várias vezes até entender.

O Menino do Pijama Listrado (2008) – Mais um dos filmes mais pesados sobre o Holocausto

O Menino do Pijama Listrado é um filme britânico de drama e guerra, baseado no livro homônimo de John Boyne.

Conta a história de Bruno, filho de um oficial nazista, que se muda com a família para uma casa próxima a um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial.

Continue depois da publicidade

Lá, ele conhece Shmuel, um menino judeu que vive do outro lado de uma cerca eletrificada, e os dois se tornam amigos, sem entender a realidade que os separa.

O Menino do Pijama Listrado é um filme que emociona pela sua inocência e sensibilidade, que contrasta com a crueldade e a tristeza da realidade. O filme usa recursos como o figurino, o cenário e a fotografia para criar uma atmosfera de nostalgia e melancolia.

O filme também mostra cenas fortes, como a morte dos judeus, a violência dos soldados, a indiferença dos adultos e o final trágico dos amigos.

Esse é um filme que você só consegue assistir uma vez, mas que te faz refletir sobre a história e a humanidade.

Portanto, agora os conte aqui se você já assistiu algum dos filmes mais pesados, e se teria coragem de assistir de novo!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui