20 filmes de terror slasher para quem tem estômago forte
20 filmes de terror slasher para quem tem estômago forte - Divulgação

Você gosta de filmes de terror slasher que mostram assassinos cruéis, perseguições eletrizantes e mortes sangrentas? Esse gênero, que surgiu nos anos 70, se tornou um dos mais populares e rentáveis do cinema. O slasher é um subgênero do terror que se caracteriza por ter um vilão que usa uma arma branca para matar suas vítimas, geralmente jovens e bonitas. Além disso, esse tipo de filme também costuma ter uma “final girl”, que é a única sobrevivente que enfrenta o assassino no final.

Desse modo, para que você conheça alguns filmes de terror slasher para quem tem estômago forte, apresentaremos 20 que são clássicos ou cults do gênero, que marcaram época ou que inovaram de alguma forma.

Portanto, leia até o final e prepare-se para sentir medo, tensão e, claro, um pouco de diversão com esses filmes que vão te fazer pular da cadeira. Mas cuidado: não assista sozinho e nem à noite, pois você pode ter pesadelos com esses monstros que habitam o imaginário coletivo!

20 filmes de terror slasher para quem tem estômago forte: Halloween A Noite do Terror

Conforme mencionado acima, os filmes de terror slashers são representativos de um gênero que se caracteriza pelo uso de violência, suspense e terror, que envolve assassinos cruéis, perseguições eletrizantes e mortes sangrentas. Esses filmes também são reflexos de seus contextos históricos, sociais e culturais, que abordam temas como medo, culpa, vingança, moralidade, sexualidade, identidade e morte.

Dessa forma, o primeiro filme da lista é um dos mais importantes e influentes do gênero, que lançou as bases para muitos outros que viriam depois. Halloween: A Noite do Terror, de 1978, é o clássico de John Carpenter que apresentou o psicopata Michael Myers, que escapa de um sanatório e persegue um grupo de adolescentes na noite de Halloween.

O filme é um exemplo de como criar uma atmosfera de terror com poucos recursos, usando uma trilha sonora marcante, uma câmera que simula o ponto de vista do assassino e uma máscara branca e sem expressão, que esconde o rosto de Michael e o torna mais assustador. Além disso, esse filme de terror slasher também revelou a atriz Jamie Lee Curtis, que se tornou a final girl mais famosa do cinema, e que voltou a interpretar a personagem Laurie Strode em várias sequências e remakes.

O Massacre da Serra Elétrica

Outro filme que chocou o público e a crítica na década de 70 foi O Massacre da Serra Elétrica, de 1974, dirigido por Tobe Hooper. O filme mostra uma família de canibais que ataca um grupo de jovens no Texas, usando uma serra elétrica como arma principal. O Massacre da Serra Elétrica é inspirado em fatos reais, pois se baseia na história do serial killer Ed Gein, que esquartejava suas vítimas e fazia objetos com suas peles e ossos.

Desse modo, trata-se de um um dos filmes mais violentos e perturbadores do gênero, que usa um estilo documental e realista para criar uma sensação de pavor e repulsa no espectador. Ademais, também apresentou o vilão Leatherface, que usa uma máscara feita de pele humana e que se tornou um ícone do terror.

A Hora do Pesadelo

Um dos filmes que mais marcou os anos 80 foi A Hora do Pesadelo, de 1984, criado por Wes Craven, que é considerado um dos mestres do terror. O filme consagrou Freddy Krueger, um assassino que invade os sonhos de suas vítimas e as mata com suas garras de metal, que são uma extensão de sua luva. Essa produção explora o medo do inconsciente, da morte e da impotência, ao mostrar que ninguém está seguro nem mesmo quando dorme. Além disso, A Hora do Pesadelo também se destaca pelo humor negro e pela criatividade de Freddy, que usa os pesadelos de suas vítimas para criar cenários e situações aterrorizantes. O filme lançou a carreira do ator Johnny Depp, que faz sua estreia no cinema como uma das vítimas de Freddy.

Sexta-Feira 13

Outra franquia que popularizou o gênero slasher nos anos 80 foi Sexta-Feira 13, que começou em 1980 e teve mais de dez sequências, além de um remake e um crossover com A Hora do Pesadelo.

A franquia mostra o assassino Jason Voorhees, que usa uma máscara de hóquei e uma machete para matar os frequentadores de um acampamento à beira de um lago, onde ele morreu afogado quando era criança, por negligência dos monitores. Assim como muitos já devem saber, Sexta-Feira 13 é um dos filmes de terror slasher mais sangrentos e violentos do gênero, que usa o isolamento, a escuridão e os sustos para criar o terror. Além do mais, esse filme também é conhecido por ter uma das reviravoltas mais surpreendentes do cinema, que revela a verdadeira identidade do assassino no final.

Filmes de terror slasher para quem tem estômago forte: Pânico

Um filme que revitalizou o gênero slasher nos anos 90, sem dúvidas foi Pânico, de 1996. Dirigido por Wes Craven, que mostrou que ainda tinha muito a oferecer ao terror.

Dessa maneira, esse filme é uma homenagem e uma crítica ao gênero, que usa a metalinguagem e as referências para brincar com os clichês e as convenções dos filmes de terror. Pânico acompanha uma série de assassinatos em uma pequena cidade, cometidos por um assassino que usa uma máscara inspirada no quadro O Grito, e que faz ligações para suas vítimas, fazendo perguntas sobre filmes de terror.

Desse modo, essa produção foi, e ainda é um sucesso de público e de crítica, que mistura terror, humor e suspense, e que conta com um elenco de estrelas, como Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette e Drew Barrymore.

Jogos Mortais

Um dos filmes que iniciou uma nova onda de terror no início dos anos 2000 foi Jogos Mortais, de 2004, dirigido por James Wan, que se tornou um dos nomes mais importantes do gênero na atualidade. Esse filme mostra a saga de Jigsaw, o assassino que coloca suas vítimas em armadilhas mortais, que testam sua vontade de viver e sua moralidade. Dessa forma, trata-se de uma das produções mais originais e inteligentes do gênero, que usa um roteiro cheio de reviravoltas e um final surpreendente, que deixou o público de queixo caído.

Além disso, também é um dos filmes mais violentos e grotescos do gênero, que deu origem ao termo torture porn, que se refere aos filmes que mostram cenas de tortura e mutilação explícitas.

O Segredo da Cabana

Ademais, também é importante ressaltar O Segredo da Cabana, que é um dos filmes de terror slasher mais divertidos e criativos do gênero. Lançado em 2012, é uma sátira inteligente e bem-humorada do gênero, que brinca com os clichês e as convenções dos filmes de terror.

O filme mostra um grupo de amigos que vai passar um fim de semana em uma cabana isolada. Sendo assim, sem saber, eles estão sendo manipulados por uma organização misteriosa, que tem um propósito sinistro por trás de tudo. Os espectadores encontram uma surpresa do início ao fim. Afinal, essa produção mistura terror, comédia e ficção científica, homenageia vários filmes e monstros do gênero, como:

  • Zumbis;
  • Vampiros;
  • Lobisomens;
  • Fantasmas;
  • Bruxas e;
  • Até mesmo unicórnios.

Lenda Urbana

Se você está procurando um filme que explora as lendas urbanas mais famosas e assustadoras, então precisa assistir Lenda Urbana, de 1998. Essa produção se aproveita do sucesso de Pânico para trazer uma nova história de terror para os jovens.

O filme mostra um assassino que usa as lendas urbanas como inspiração para seus crimes em uma universidade, como a do homem com um gancho, a da loira do banheiro e a da fita amaldiçoada. Além do mais, cabe observar que essa produção é um thriller de terror que usa o mistério, o suspense e os sustos para prender a atenção do público, e que

O longa se sucesso entre os filmes de terror slasher, explora as lendas urbanas mais famosas e assustadoras, como:

  • A do homem com um gancho;
  • A da loira do banheiro e;
  • A da fita amaldiçoada.

Tudo isso porque ele mostra um assassino que usa essas histórias como inspiração para seus crimes em uma universidade.

Além disso, trata-se de um dos representantes do subgênero teen slasher, que se popularizou nos anos 90, com filmes como Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado e Lenda Urbana 2.

Alta Tensão

Alta Tensão é um filme francês que surpreende pela brutalidade e pela reviravolta final. O filme mostra duas amigas que são perseguidas por um assassino sanguinário em uma casa no campo.

Essa longa é um dos expoentes do movimento chamado de new french extremity, que se caracteriza pelo uso de:

  • Violência extrema;
  • Sexualidade perturbadora e;
  • Temas transgressivos.

Além disso, também é um dos favoritos de Quentin Tarantino, que o elogiou como um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.

Brinquedo Assassino

https://www.youtube.com/watch?v=PMHAPMGXQ9s

Esse é um clássico que apresentou Chucky, o boneco possuído pela alma de um serial killer, que mata as pessoas com facas, tesouras e outros objetos cortantes, com um toque de humor negro. O filme é uma mistura de terror e comédia, que se inspira em filmes como O Bebê de Rosemary, O Exorcista e Poltergeist. Ademais, ele também conta com a atuação de Brad Dourif, que dá voz a Chucky, e de Catherine Hicks, que interpreta a mãe do menino que ganha o boneco de presente. Dessa maneira, trata-se de uma das produções mais divertidas e assustadoras do gênero. E se destaca pelas suas cenas de ação e terror, como a de uma babá sendo jogada pela janela e a de um brinquedo explodindo. Esse filme fez tanto sucesso que também gerou uma franquia, que conta com sete sequências e uma série de TV.

O Pássaro das Plumas de Cristal

O Pássaro das Plumas de Cristal também é outro clássico dos filmes de terror slasher.  Esse é um dos primeiros filmes do mestre italiano Dario Argento, que é considerado um dos precursores do slasher. Ele mostra um escritor americano que testemunha um assassinato em Roma e se envolve em uma trama de mistério e suspense.

Ademais, a longa é um dos representantes do giallo, um subgênero do cinema italiano que se caracteriza pelo uso de violência estilizada, cores vibrantes e trilhas sonoras marcantes.

Rejeitados pelo Diabo

Um filme de Rob Zombie, que é uma continuação de A Casa dos 1000 Corpos. Rejeitados pelo Diabo mostra uma família de psicopatas que foge da polícia e deixa um rastro de sangue e violência pelo caminho. Ademais, o filme é uma homenagem aos filmes de terror dos anos 70, como O Massacre da Serra Elétrica e Quadrilha de Sádicos, que se destacam pelo seu tom cru e realista.

Além disso, Rejeitados pelo Diabo também conta com a participação de vários atores conhecidos do gênero, como Sid Haig, Bill Moseley e Sheri Moon Zombie.

Premonição

Premonição é um filme de muito sucesso e que inova ao mostrar um assassino invisível e implacável: a própria morte.

Dessa forma, a morte persegue um grupo de jovens que escapou de um acidente graças a uma visão de um deles. Agora, eles precisam que enfrentar situações cada vez mais elaboradas e fatais.

Desse modo, trata-se de um dos filmes mais criativos e originais do gênero, que se destaca pelas suas cenas de morte inventivas e surpreendentes, que desafiam a lógica e a física.

O Padrasto

O Padrasto é uma produção que mostra um homem que se casa com mulheres viúvas ou divorciadas e se torna o padrasto de seus filhos. Contudo, na verdade é um assassino que mata toda a família quando eles descobrem sua verdadeira identidade.

O filme, que é um dos clássicos do gênero, se baseia no medo da família perfeita e do estranho dentro de casa. Além do mais, O Padrasto também conta com uma ótima atuação de Terry O’Quinn, que interpreta o padrasto com charme e frieza, portanto, vale a pena assistir.

O Mistério de Candyman

O mistério de Candyman é uma produção baseada em um conto de Clive Barker. Desse modo, a produção mostra uma estudante que investiga a lenda de Candyman, um fantasma de um escravo que foi morto de forma cruel. Ele aparece quando seu nome é dito cinco vezes em frente a um espelho. O filme é um dos mais sofisticados e assustadores do gênero slasher e aborda temas polêmicos, como o racismo.

Para mais, O Mistério de Candyman também se destaca pela atuação de Tony Todd, que interpreta Candyman com uma voz grave e sedutora, e pela trilha sonora de Philip Glass, que cria uma atmosfera de suspense e terror. Desse modo, com essa produção, o filme foi um sucesso de crítica e público, e gerou duas sequências e até um remake lançado em 2021.

Terror em Veneza

Esse filme, que é um dos clássicos filmes de terror slasher, se passa na bela cidade de Veneza, que se torna palco de uma série de assassinatos cometidos por um homem. Ele usa uma máscara de carnaval e uma tesoura, e persegue uma cantora de ópera e seu amante.

Além disso, vale ressaltar que esse filme é um dos mais elegantes e artísticos do gênero, que se inspira em obras como:

  • O Fantasma da Ópera;
  • Psicose e;
  • O Gabinete do Dr. Caligari.

A Casa de Cera

A Casa de Cera é um remake de um clássico de 1953. Esse filme mostra um grupo de jovens que visita uma cidade fantasma, onde há um museu de cera. No entanto, ele é feito com as vítimas de um irmão gêmeo deformado, que as mata e as cobre com cera.

Assim sendo, essa produção é uma das mais assustadoras e nojentas do gênero, que se aproveita do efeito 3D para criar cenas de impacto, como a de uma cabeça sendo arrancada. Além do mais, também é essencial destacar o elenco de estrelas que A Casa de Cera possui, como:

  • Elisha Cuthbert;
  • Chad Michael Murray;
  • Paris Hilton e;
  • Jared Padalecki.

Essa produção é uma mistura de terror e suspense, que se inspira em filmes como Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes. Desse modo, trata-se de uma ótima opção para quem gosta de filmes de terror com um toque de gore e sadismo.

A Morte do Demônio

Já A Morte do Demônio, que também é um dos clássicos filmes de terror slasher, é um remake de um cult de 1981. Essa longa mostra um grupo de amigos que vai passar uns dias em uma cabana na floresta. Lá, eles encontram um livro amaldiçoado e invocam demônios que possuem e matam um a um.

Assim como é de se esperar, o filme é um dos mais sangrentos e assustadores do gênero. Afinal, não economiza em cenas de mutilação, decapitação e desmembramento.

Filmes de terror slasher para quem tem estômago forte: A Colheita Maldita

A Colheita Maldita, que é um dos melhores filmes de terror slasher para quem tem estômago forte, é baseado em um conto de Stephen King. Essa longa mostra um casal que chega em uma cidadezinha, onde descobre que todas as crianças se rebelaram e mataram os adultos, seguindo o comando de uma entidade maligna que habita o milharal. O filme é um dos mais perturbadores e angustiantes do gênero, que explora o medo da infância corrompida e da religião fanática. Ademais, ele também se destaca pela sua atmosfera de isolamento e desespero, que cria uma sensação de claustrofobia e paranoia. Vale ressaltar que A Colheita Maldita também tem uma cena memorável, em que uma criança é crucificada em um espantalho. Com isso, esse filme foi um sucesso de bilheteria, e gerou sete sequências e um remake.

A Casa da Colina

Por fim, temos A Casa da Colina. Esse filme que mostra um grupo de pessoas que são convidadas para passar uma noite em uma mansão mal-assombrada. Contudo, trata-se de uma antiga instituição psiquiátrica, onde um médico sádico realizava experimentos cruéis em seus pacientes.

O filme é um dos mais divertidos e eletrizantes do gênero. Ele se inspira em filmes como A Casa dos Horrores e A Casa dos Maus Espíritos. Além disso, A Casa da Colina também conta com efeitos especiais impressionantes, que criam cenas de ação e terror, como a de uma sala cheia de sangue e a de um esqueleto animado.

Também cabe observar que essa produção tem um elenco de estrelas, como Geoffrey Rush, Famke Janssen, Taye Diggs e Ali Larter. O filme é um remake de um clássico de 1959, que foi dirigido por William Castle e estrelado por Vincent Price. Sendo assim, é uma ótima opção para quem gosta de filmes de terror com um toque de humor e aventura.

Agora que você já conhece 20 filmes de terror slasher que são imperdíveis para quem tem estômago forte e não tem medo de levar uns sustos, não perca tempo, assista a todos eles e se divirta com o mix de emoções que essas produções podem despertar. Mas lembre-se: são apenas filmes, não tente fazer isso em casa!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui