Podemos dizer que 2022 foi um ótimo ano para os fãs de anime. Afinal, a última temporada de lançamentos, contou com estreias e continuações muito esperadas. Desse modo, o ano foi marcado pelas primeiras adaptações de Chainsaw Man, Spy x Family e Cyberpunk: Mercenários, que acabaram por roubar a cena, entre as novidades.
Leia também:
Enquanto isso, as continuações ficaram por conta de Mob Psycho, JoJo’s Bizarre Adventure e Bleach. O último, no caso, demorou quase uma década para ganhar uma sequência. Por fim, ainda podemos ir nos despedindo de Attack on Titan, com a segunda parte da última temporada de um dos melhores animes de todos os tempos, que em 2023 ganhará seu final.
Do seinen ao shōjo, selecionamos os 10 maiores destaques do ano para os fãs de todos os gostos. As produções abaixo, sem sombra de dúvidas, merecem um tempo para serem conferidas. Afinal, cada uma tem sua própria particularidade significativa. Vale lembrar, que a lista não segue nenhuma ordem classificatória, confira a seguir:
10 – Ranking of Kings
Para começar a lista dos Melhores Animes de 2022, está o pouco conhecido, Ranking of Kings, a adaptação de uma série de mangás de fantasia que surpreendeu o público e principalmente, os críticos. Contando com as ilustrações de Sōsuke Tōka, o mangá foi ao ar em 2017, totalizando 15 volumes até agora. Por fim, a sua primeira temporada foi exibida através da Fuji TV, com o final em março de 2022.
Ao todo, a animação com um enredo similar a uma fábula infantil, foi destaque em grandes premiações como o Galaxy Awards. Nesta, venceu a importante categoria Monthly Galaxy Awards. Enquanto isso, durante o 6º Crunchyroll Anime Awards também ganhou o troféu na categoria “Melhor Garoto”, além de ser nomeado em outras cinco categorias. Além disso, garantiu nota 9 no IGN e 8,6 em votação no IMDb.
Enquanto isso, a trama acompanha o pequeno príncipe Bojji, que nasceu surdo. Somente Kage, um amigo sobrevivente, é capaz de compreender as palavras que o garoto quer dizer, sem precisar falar. Mas apesar das limitações, Bojji decide provar sua força a sua família, e ao seu pai, que é seu completo oposto, para em fim, mostrar seu verdadeiro potencial.
Vale lembrar que a história se passa em um tipo de Era Medieval, onde reis, rainhas e vários golpes políticos são o auge da trama. Por fim, a trama ainda trás representatividade, com a linguagem de sinais. Assim conhecemos a história príncipe minúsculo, que é o próximo na sucessão do trono, e quer ser o maior rei que já existiu. Com seu coração bondoso, ele decide surpreender a todos que duvidam da sua capacidade de ser rei.
Assista “Ranking of Kings” no Crunchyroll →
9 – My Dress-Up Darling
My Dress-Up Darling estreou em janeiro de 2022, ganhando muitos fãs apaixonados. Afinal, o romance um tanto quanto diferente, sobre o jovem casal Wakana Gojo e Marin Kitagawa, fez o coração dos amantes do gênero bater mais forte. Desse modo, a adaptação do mangá ficou por conta do estúdio CloverWorks e contou com a direção de Keisuke Shinohara. Enquanto isso, Yoriko Tomita foi o responsável pelo roteiro e Kazumasa Ishida pela projeção dos personagens, assumindo o cargo de diretor-chefe da animação.
Vale lembrar que desde o início do ano, a história virou febre, fazendo com que em setembro de 2022 o mangá alcance 7,5 milhões de cópias em circulação. Fora do mercado da Ásia, a animação foi transmitida pelo Crunchyroll, mas no Brasil a Netflix comprou os direitos da história. Enquanto isso, no dia 17 de setembro, após bater recorde com o mangá, a animação finalmente teve uma sequência anunciada, ainda sem data de estreia.
Por fim, a trama de um dos melhores animes de 2022 acompanha Gojo, um jovem super tímido, que herda do avô o sonho de se tornar um kashirashi. No Japão, a profissão é conhecida por ser um tipo de artesão de bonecas tradicionais japonesas. Contudo, bem diferente dele, Gojo conhece Marin, a garota mais popular da escola, fã de cosplay. Sabendo das habilidades do colega de classe, a garota pede ajuda para tornar seu sonho realidade. Logo, vemos uma linda amizade, se tornando um dos romances mais fofos dos últimos tempos.
Assista “My Dress-Up Darling” na Netflix→
8 – Mob Psycho 100 III
A terceira temporada de Mob Psycho 100, também está entre os melhores animes de 2022. Afinal, a série adaptada do mangá escrito e ilustrado por One, foi produzida pela Bones, a partir de 2016. Enquanto isso, a segunda temporada estreou em 2019, e a terceira e última, aconteceu neste ano. Já o Crunchyroll ficou encarregada pela distribuição da história fora do mercado asiático.
Vale lembrar que até mesmo o mangá é premiado, enquanto a adaptação também foi considerada uma das melhores da década de 2010. Com isso, os episódios da terceira temporada, trouxeram momentos marcantes, com lutas perfeitas em volta de uma animação deslumbrante. Por fim, garantindo um final memorável para a história de Shigeo Kageyama e seus amigos.
Para quem ainda não conhece, Mob Psycho 100 acompanha a história de Mob, um estudante com enormes poderes psíquicos que estão entrelaçados com suas emoções. Ou seja, caso sua capacidade chegue algum dia a um nível muito elevado, ele simplesmente vai explodir. Além disso, todo o mundo deve ter que arcar com as consequências desse fato. Assim, Mob passa toda a sua vida tentando conter ao máximo as suas emoções e sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Contudo, no auge da sua adolescente, só quem já passou por essa fase, lembra que nada é fácil, principalmente ficar calmo.
Assista “Mob Psycho III” no Crunchyroll →
7 – JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean
JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean é a tão aguardada adaptação da sexta parte do mangá criado por Hirohiko Arak. Afinal, a segunda parte chegou ao streaming como um dos melhores animes de 2022. Apesar de não ter agradado a todos, a animação não decepcionou os maiores fãs e os críticos, recebendo aclamação e garantindo espaço em várias listas dos melhores do ano, com seus 12 episódios.
Vale lembrar que desde sua primeira temporada, a produção é sucesso e ficou popular na internet graças aos seus memes. Desse modo, Jojo’s Bizarre Adventure se tornou o anime mais visto da Netflix, obtendo nota 10 no ING e 8,3 no IMDb, ou seja, um grande sucesso. Com personagens que contam com poderes inusitados, a história continua com sua premissa original.
Afinal, a temporada trouxe a personagem Jolyne, filha de Jotaro Kujo, à tona. Após ser incriminada em um acidente de carro, pelos seguidores de DIO ela acaba indo parar atrás das grades. Mas dentro da prisão, ela conhece seus maiores aliados, que se tornam seus amigos e devem ajuda-la em sua jornada. Por fim, Jolyne ficará responsável por salvar a vida do seu pai, após despertar o poder da sua família. Além disso, ela precisa encontrar um jeito de escapar, antes que seja tarde demais para limpar seu nome.
Assista “JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean” na Netflix→
6 – Bocchi the Rock!
Não tão conhecido, Bocchi the Rock! é um tipo de “comfort anime” que sai um pouco das jornadas mais violentas dessa lista. A produção é baseada no mangá do mesmo nome, escrito e ilustrado por Aki Hamaji desde 2017, que hoje conta com cinco volumes. Enquanto isso, a animação começou a ir ao ar em outubro, se tornando um dos melhores animes de 2022. Erika Yoshida foi responsável pelo roteiro, enquanto Keiichirō Saitō cuidou da direção.
Enquanto isso, o estúdio responsável pela produção é o CloverWorks, o mesmo de Spy x Family e Horimiya. Ou seja, um bom indicativo para quem curte uma trama mais amena. Do gênero seinen, o anime também é uma ótima pedida para quem gosta pop rock. Além disso, aborda temas que vão de introversão a timidez, de uma forma linda e divertida. Por fim, ainda trás referencias a outras produções do gênero, de uma maneira característica e sarcástica.
Dentro da história, acompanhamos um grupo de garotas que montam uma banda de rock, cujo nome é Kessoku Band. São elas, Hitori Gotō (guitarrista), Nijika Ijichi (baterista), Ryō Yamada (baixista) e Ikuyo Kita (vocal e guitarra), todas com personalidades completamente diferentes. Mas quem toma conta do protagonismo é Hitori, uma menina introvertida, sem habilidades sociais mas que mesmo assim, sonha em se tornar uma estrela do rock.
Assista “Bocchi the Rock!” na Netflix→
5 – Bleach – A Guerra Sangrenta dos Mil Anos
Após longos dez anos, Bleach finalmente ganhou sua sequência ao adaptar o arco A Guerra Sangrenta dos Mil Anos. O último arco do artista Tite Kubo, estreou em outubro, com o Studio Pierrot sendo o responsável pela animação. Mais uma vez, a produção foi muito bem recebida pelos fãs asiáticos. Contudo, os episódios da animação só devem chegar aos fãs brasileiros em meados de 2023.
Vale lembrar que a última temporada foi confirmada em 2020, ao ser anunciado como uma série de televisão, com as primeiras imagens indo ao ar em 2021. Totalizando, foram 13 episódios que parecem ter suprimido as expectativas, pelo menos, do público japonês.
Enquanto isso, Bleach – A Guerra Sangrenta dos Mil Anos, um entre os Melhores Animes de 2022 continua a contar a história do protagonista, Ichigo Kurosaki. Afinal, o personagem precisará lutar contra os poderosos Wandenreich, um grupo liderado pelo antigo rei Yhwach, que havia sido derrotados há milhares de anos atrás.
Contudo, quando eles menos esperam, os vilões que aparentemente estavam extintos, na verdade se esconderam a fim de esperar o momento certo para atacar. Por fim, uma última guerra começa, e mil anos de segredos, que estavam guardados, serão revelados na batalha final de Ichigo Kurosaki.
Assista “Bleach – A Guerra Sangrenta dos Mil Anos” na Netflix→
4 – Attack on Titan: A Última Temporada
Attack on Titan, uma das melhores animações de todos os tempos, também está entre os melhores animes de 2022. Afinal, neste ano, tivemos o privilégio de acompanharmos a segunda e penúltima parte da última temporada do sucesso de público e crítica. Vale lembrar, que a jornada de Eren e de seus amigos de Paradis deve ter sua conclusão no próximo ano.
O sucesso do MAPPA Studios, agradou os fãs e os críticos, que elogiaram a qualidade dos episódios, que recebeu uma repercussão consideravelmente boa. Além disso, o vídeo de abertura do anime, se tornou o mais visualizado no Youtube. Enquanto isso, a obra do autor Hajime Isayama, recebeu notas entre 8 e 9 no IMDb.
Vale lembrar que o anime é uma adaptação do mangá do mesmo nome e estreou em 2013, imediatamente, recebendo aclamação da crítica e conquistando fãs pelo mundo a fora. Afinal, os grandes trunfos se devem ao enredo, animação, sequência de ação, trilha sonora e tema de extremo bom gosto.
Enquanto isso, a história acompanha um mundo pós-apocalíptico, onde o que resta da humanidade vive atrás de enormes paredes para sobreviverem contra o ataque dos terríveis titãs. As criaturas humanoides massacram as vilas e comem todos que estão pela frente. Com cenas pesadas e reviravoltas incríveis, conhecemos, Eren, cuja mãe morreu comida por um desses gigantes. Ao jurar vingança, ele se junta ao Survey Corps, soldados que vão lutar até a morte contra os Titãs, enquanto investigam sua origem.
Assista “Attack on Titan” na Netflix→
3 – Spy x Family
É claro que Spy x Family não pode ficar fora da lista dos melhores animes de 2022. Afinal, a animação foi um dos maiores fenômenos desse ano, e o maior queridinho dos otakus. Ou seja, estamos falando da Anya, uma das personagens mais fofas que já apareceu nos últimos tempos. A produção é uma adaptação do mangá de Tatsuya Endo que já era um sucesso. Assim, a série animada serviu ainda mais para consolidar essa fama, ao apresentar a família Forger ao público.
Spy x Family estreou em abril, com uma mistura da comédia, drama, ação e espionagem. Do gênero shōnen, a primeira temporada foi dividida em duas, finalizada ainda no mês de dezembro. No Brasil, a Netflix também foi responsável pela transmissão, sendo que a segunda temporada já foi confirmada e deve estrear ainda em 2023.
Enquanto isso, a história de Spy x Family acompanha história do espião Twilight, que recebe uma missão para lá de audaciosa. Afinal, o solteirão precisa formar uma família, ou seja, casar e ter uma filha. Assim, ele resolve adotar uma garotinha, que mal ele sabe que na verdade é uma telepata, a doce Anya. Enquanto isso, se casa com Yor, uma mulher amável que na verdade é uma assassina profissional. Juntos, eles precisam manter as aparências, para impedir que dois países entre em conflito, mas para isso, precisa fazer com que Anya se dê bem na escola, para conseguir o que quer.
Vale lembrar que em dezembro de 2022, o mangá conquistou 29 milhões de cópias em circulação, tornando-se um dos mais vendidos de todos os tempos. Além disso, é um sucesso entre os críticos, com nota 9 no ING e 8,5 em votação dos usuários no IMDb.
Assista “Spy x Family” na Netflix→
2 – Cyberpunk: Mercenários
Dessa vez, estamos falando de uma produção original da Netflix. Afinal, Cyberpunk: Mercenários é sem sombra de dúvidas, um dos melhores animes de 2022. Diferente do jogo Cyberpunk 2077, que apesar do sucesso, foi também bastante criticado, a série animada recebeu uma chuva de elogios. Considerado um spin-off, a produção é uma criação de Rafał Jaki e Mike Pondsmith. A história para lá de original conquistou 100% no Rotten Tomatoes e nota 8,3 no IMDb.
A trama acompanha a cidade de Night City, em um universo futurístico, onde implantes cibernéticos são usados para aumentar a capacidade física dos humanos. Contudo, o excesso desses implantes faz com que essa pessoa corra risco de vida, não suportando os poderes ou até mesmo virando um Cyberpsicopata.
Desse modo, somos apresentados ao personagem principal, David Martinez, um jovem estudante que apesar de frequentar uma boa escola, vive na pobreza. Inteligente e promissor, sua vida muda por completo após um tiroteio, que faz o jovem perder tudo o que tinha. Agora, ele precisa agir a favor do crime, para poder sobreviver. Por fim, se une a um grupo de mercenários do mercado negro que usam dos implantes, para ganhar forças e realizar certas missões, sendo eles, os Cyberpunks.
Diferente dos outros animes da lista, Cyberpunk: Mercenários trás um visual bem diferente, com cores vibrantes e características próprias da estética cyberpunk. Além disso, essa estética a é uma homenagem ao clássico filme de 1982, Blade Runner.
Assista “Cyberpunk: Mercenários” na Netflix→
1 – Chainsaw Man
Por último, vamos falar do mangá que foi um sucesso estrondoso entre 2018 e 2020 e recebeu sua primeira adaptação somente agora, em 2022. Afinal, estamos falando de Chainsaw Man, obra de Tatsuki Fujimoto, publicado na revista Shonen Jump que prometeu e cumpriu, se tornando um dos Melhores Animes de 2022.
O sucesso japonês, também teve seus reflexos no Brasil, onde a sua fama repercutiu, se tornando viral no ocidente. Desse modo, o enredo sobrenatural chegou em outubro, garantindo boas notas dos críticos. No ING, recebeu nota 9, o que é ótimo para uma trama estreante. Enquanto isso, pontuou 8,7 no IMDb. Com a animação do estúdio MAPPA, um grande diferencial de Chainsaw Man são as referencias as famosas obras da cultura pop. Ou seja, elas estão presentes durante a abertura e encerramento de cada episódio, que mudam toda semana.
Em Chainsaw Man, acompanhamos a história de Denji, um jovem muito pobre que passa sua vida precisando pagar as dívidas do seu pai, com a yakuza. A fim de ganhar dinheiro, ele se torna um caçador de demônios, junto com sua cachorrinha “diferente” chamada Pochita. Contudo, os dois acabam caindo em uma armadilha, e são assassinados pela máfia.
Mas para surpresa de todos, Denji renasce como uma espécie de demônio, ao se fundir com sua cadelinha, se tornando o Homem-Motosserra. Quando se transforma, o jovem vira uma arma letal, especialista em caçar demônios. Com novos poderes, Denji agora é um habilidoso caçador, que se junta a uma equipe de caçadores, onde cada integrante é único.