Dominando o FreeCell: Uma jornada estratégica na variante única do Paciência

FreeCell
Tela do jogo de carta no site FreeCell.pt - Imagem: FreeCell / Reprodução

Freecell, a variante estratégica do jogo Paciência, se destaca dos seus irmãos por utilizar um baralho de 52 cartas, e é raro encontrar um jogo impossível de resolver. Desde o início, todas as cartas são distribuídas viradas para cima, o que lhe confere um estilo distintivo.

Um pouco de história

Você deve estar se perguntando o por que do nome ‘FreeCell’? Bem, durante o jogo, você tem quatro células livres onde pode temporariamente deixar suas cartas. Esse conceito não é novo. Um dos jogos mais antigos que usam essa mecânica é o ‘Eight Off’, ele tinha oito células livres.

Em 1968, Martin Gardner apresentou uma variante do ‘Eight Off’ criada por C.L. Baker na revista ‘Scientific American’. Agora conhecido como ‘Baker’s Game’, é diferente do ‘Eight Off’ pois oferece apenas quatro células livres em vez de oito. Essa pequena mudança trouxe uma camada adicional de complexidade e emoção ao jogo.

O jogo de Baker chamou a atenção do estudante de medicina Paul Alfille, que decidiu ajustar as regras um pouco. De acordo com as regras de Baker, você só podia empilhar cartas da mesma cor em ordem decrescente.

Continue depois da publicidade

No entanto, Alfille mudou para cores alternadas em ordem decrescente, tornando quase todos os jogos solucionáveis, embora o desafio ainda persistisse.

O jogo que surgiu dessa mudança de regra é o FreeCell que conhecemos e amamos hoje.

Alfille deu vida ao FreeCell no sistema de computador PLATO em 1978. Jim Horne aumentou ainda mais a popularidade do jogo desenvolvendo uma versão DOS e, posteriormente, uma versão para Windows que estreou no Microsoft Entertainment Pack 2 em 1991.

Aprendendo a jogar FreeCell

O jogo possui três áreas: as células livres no canto superior esquerdo, cada uma capaz de conter uma carta; a pilha de descarte à direita, onde todas as cartas são jogadas em ordem crescente, organizadas por cor (Ás a Rei); e o tabuleiro na parte inferior, onde todas as 52 cartas são distribuídas viradas para cima em oito colunas.

Continue depois da publicidade

Movendo cartas: você pode mover cartas entre as oito colunas do tabuleiro. Uma carta pode ser movida para outra coluna se a carta de destino for de cor diferente e tiver o valor de 1 a mais. Você também pode mover cartas para uma célula livre para uso posterior.

As cartas podem ser movidas de uma célula livre ou do tabuleiro para a pilha de descarte, começando uma pilha com um Ás ou uma carta com um número acima da carta superior da pilha. Por exemplo, se houver um 5 de copas na pilha de copas, você pode colocar um 6 de copas em cima.

Normalmente, você move uma carta de cada vez. No entanto, em certas situações, você pode mover uma sequência ordenada de mais de uma carta para outra pilha ou coluna vazia como um único movimento. O jogo é ganho quando todas as cartas são movidas do tabuleiro para a pilha de descarte.

Ansioso para jogar? Visite Freecell, um site gratuito que oferece jogos de FreeCell que você pode jogar diretamente em seu navegador. O site também é uma mina de ouro de curiosidades e informações sobre o FreeCell.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.