Stranger Things estreou em julho de 2016 no catálogo da Netflix, e ao longo dos anos se tornou uma das principais séries originais da plataforma de streaming, além de ser aclamada tanto pelos assinantes, como pela crítica.

A trama criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, conquistou uma legião de fãs ao apostar em uma narrativa extremamente nostálgica, que mergulha em várias referências da cultura POP dos anos 80.

A série faz menções a clássicos como “Poltergeist: O Fenômeno” de 1982, “O Enigma de Outro Mundo” de 1982, “Evil Dead: A Morte do Demônio” de 1982 e até mesmo “Os Goonies” de 1985.

A trilha sonora é outro ponto alto, fazendo tributo à grandes bandas da época, como The Clash, Joy Division, New Order, The Bangles, Echo & the Bunnymen, entre outras.

Mas talvez, um dos maiores acertos da série, tenha sido a escolha de seu elenco infantil super carismático.

É emocionante como no decorrer das temporadas, podemos acompanhar o desenvolvimento da trama e também o crescimento de cada um dos personagens.
0
Na sua opinião, qual é o melhor personagem de Stranger Things? x

Também pode-se destacar que quase não existem “fillers” e praticamente todas as cenas são necessárias para costurar uma trama, que parece na verdade, funcionar como um tipo de filme mais alongado.

O universo de Stranger Things

O Laboratório Nacional de Hawkins, no estado de Indiana, é conhecido por realizar pesquisas científicas para o Departamento de Energia dos Estados Unidos.

No entanto, a instalação executa secretamente, experimentos paranormais e sobrenaturais, envolvendo testes com crianças. Eles exploram a existência de uma realidade alternativa conhecida como Upside Down ou Mundo Invertido.

Stranger Things
Imagem: Laboratório Nacional de Hawkins/ Reprodução

A primeira temporada se passa em 1983, onde o jovem estudante Will Byers (Noah Schnap) é abduzido por uma criatura que veio do Upside Down, quando estava voltando para sua casa no meio da noite.

A mãe de Will, Joyce Byers (Winona Ryder), busca a ajuda do xerife Jim Hopper (David Harbour), enquanto os amigos do garoto Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Dustin Henderson (Gaten Matarazzo) e Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) fazem sua pópria investigação para tentar encontrá-lo.

As coisas acabam ficando ainda mais estranhas, quando os garotos encontram a misteriosa Eleven ou Onze (Millie Bobby Brown), uma fugitiva do laboratório que possui incríveis poderes psíquicos e parece ter pistas sobre o paradeiro de Will.

Aos poucos eles começam a desvendar os segredos entorno do Upside Down e ao mesmo tempo, sobre as estranhas habilidades de Onze. Eles precisam se unir para pensar em uma forma de derrotar o Demogorgon e trazer Will da dimensão desconhecida.

Na segunda temporada, o garoto não consegue esquecer todos os traumas que sofreu enquanto esteve no Mundo Invertido. Ele tem terríveis pesadelos e acaba sendo possuído por uma gigantesca criatura chamada Devorador de Mentes.

Os amigos agora precisarão fazer de tudo para libertar Will da influência maligna, e embora as primeiras tentativas tenham falhado, Will consegue mandar uma mensagem em Código Morse, que diz “FECHE O PORTÃO”.

Portal para Uside Down
Imagem: Portal para Uside Down/ Reprodução

Finalmente eles percebem que precisarão lacrar definitivamente o portal entre os dois mundos para dar um fim à influência do Devorador de Mentes. Eleven e Hopper seguem para esta missão, enquanto Joyce, Jonathan e Nancy tentam “exorcizar” a criatura da mente de Will.

A terceira temporada de Stranger Things se passa em 1985, onde uma das novas atrações de Hawkins é o novo Shopping Starcourt Mall, que inevitavelmente começa a atrair atenção dos moradores da cidade.

Porém, o que poucos imaginam, é que uma equipe soviética trabalha nas profundezas da construção, onde secretamente montaram um laboratório para fazer experimentos envolvendo o Upside Down.

Upside Down- O Mundo Invertido

Mundo Invertido ou Upside Down é uma dimensão paralela que coexiste com a nossa e se aparenta muito com este mundo, porém, ela possui um aspecto bem mais sombrio e alguns habitantes nada amigáveis.

O local é também mencionado na série como o Vale das Sombras por Dustin, Lucas e Mike, influenciados mais uma vez pelo RPG Dungeons & Dragons.

A porta entre as realidades é uma fenda espaço-temporal capaz de provocar efeitos colaterais como distúrbios no campo magnético ou cataclismos.

O Sr. Clarke explica que viagens interdimensionais não são possíveis porque os seres humanos não são capazes de criar a enorme quantidade de energia necessária para a locomoção.

Teoricamente, precisaríamos criar uma ruptura no espaço e no tempo, e em seguida, uma porta para permitir a passagem.

As habilidades de Onze permitem a ela fazer a travessia, mas qualquer outra pessoa poderia ser engolida pelo portal e se perder para sempre dentro do Upside Down.

É possível também, influenciar esta realidade através de energia elétrica da dimensão sombria. Will utiliza essa particularidade para se comunicar com Joyce na versão alternativa de sua casa.

O Demogorgon é capaz de trazer indivíduos para o Upside Down, e pode entrar brevemente em Hawkins através de uma ruptura no espaço-tempo, criando uma distorção similar a uma dobra, como se estivesse à rasgando.

Os poderes de Onze são fortes o suficiente para rasgar o espaço-tempo e criar um portal, razão que a fazia sentir-se culpada pelo Demogorgon ter se aproveitado disso, para abduzir seres humanos.

A maneira como os portais funcionam em Stranger Things e também as características do Upside Down, são referências diretas ao filme “Poltergeist: O Fenômeno” de 1982, escrito e produzido por Steven Spielberg.

Confira abaixo o que os irmãos criadores da série Ross e Matt Duffer, declararam sobre a mitologia ainda pouco explorada envolvendo os aspectos do Upside Down:

“Sobre o Mundo Invertido, temos um documento de 30 páginas que é bastante complexo em termos do que é todo o seu significado e de onde estes monstros realmente vem… temos todas essas coisas que nós apenas não tivemos tempo, ou sentimos que não precisávamos introduzir.. e isso foi muito proposital.”

Os monstros de Stranger Things

O Demogorgon

Demogorgon é uma referência direta ao monstro do jogo Dungeons & Dragons, que se trata de um RPG de fantasia que Will e seus amigos jogam logo no primeiro episódio de Stranger Things, e que por sinal fez muito sucesso na década de 80.

Stranger Things
Imagem: Demogorgon- Stranger Things/ Divulgação

A criatura vem da dimensão paralela conhecida como Upside Down, sendo um dos principais antagonistas da 1ª temporada. Ele sequestrou vários moradores de Howkins e entre eles, estava o jovem Will Byers.

Aparentemente se trata de um ser solitário, sendo que não o vimos interagindo com outros da mesma espécie. O monstro possui uma figura humanoide com garras bem salientes e uma boca gigantesca e cheia de dentes que se abre em formato de flor.

Tudo começa quando Onze é colocada em um tanque de privação sensorial como parte de um dos experimentos do laboratório. Isso permite que ela mergulhe em um estado psíquico muito mais profundo.

Embora ela tenha conseguido executar sua missão ao interceptar a conversa de um espião russo, conforme as instruções do Dr. Martin Brenner, involuntariamente a garota acabou tendo seu primeiro encontro o Demogorgon.

Dr. Brenner fica intrigado com a criatura e decide repetir o experimento, mas dessa vez, ordenando à Onze que fizesse contato. Quando ela se aproxima psiquicamente do monstro, pode vê-lo se alimentando.

No momento em que a garota encontrou o estranho ser, um portal entre as dimensões se abriu, permitindo que a criatura pudesse transitar entre o nosso mundo e o Upside Down.

Os Democães

A segunda temporada de Stranger Things expandiu as possibilidades do Upside Down, apresentando um novo tipo de monstro, que tem semelhanças com Demogorgon, mas com algumas peculiaridades.

Stranger Things
Imagem: Democães- Stranger Things/ Reprodução

Os Democães também possuem uma boca disforme que se assemelha a uma flor cheia de dentes e compartilham o mesmo apetite por humanos e animais. Entretanto eles andam se apoiando em quatro patas, correndo como lobos e geralmente usando suas garras para atacar

Enquanto o monstro da primeira temporada caçava sozinho, os Democães apresentam um comportamento muito diferente.

As criaturas preferem caçar em grupo, muito parecido com uma alcateia, e demonstram operar como uma entidade unida, respondendo às ordens de um ser superior, sendo profundamente conectados ao seu mestre.

Observamos os limites desta conexão, quando as criaturas morrem no momento em que Onze conseguiu fechar o portal entre os dois mundos. Isso aconteceu porque eles perderam a ligação ao seu líder e à sua realidade de origem

Dustin acaba desenvolvendo uma ligação especial com uma destas criaturas, dando-lhe o nome de D’Artagnan e cuidando dele como se fosse um animal de estimação. Com o passar dos dias, “D’Art” cresce muito e o garoto entende que ele representa um perigo para todos.

O fato de D’Art não atacar as crianças no episódio final da temporada, nos leva a acreditar que os Democães possuem uma certa autonomia, resistindo em alguns momentos, aos comandos do Devorador de Mentes.

É possível também que por ter sido “adotado” por Dustin, D’Art tenha desenvolvido algum tipo de consciência, que os outros da sua espécie não possuem, como sentimentos ou emoções positivas independentes.

O Devorador de Mentes

O Devorador de Mentes, também conhecido como Monstro das Sombras, é uma entidade malévola que governa a dimensão paralela conhecida como Upside Down. Ele foi apresentado na 2ª Temporada, mas na verdade, se tornou o principal antagonista da série.

Stranger Things Devorador de Mentes
Imagem: Devorador de Mentes- Stranger Things/ Reprodução

Se trata de um ser muito poderoso de origem desconhecida que exerce o controle supremo sob todos os habitantes do Upside Down, bem como dos Demogorgons, Tendrills e Os Democães.

O Devorador de Mentes é uma criatura gigantesca e seu corpo parece ser inteiramente composto por partículas minúsculas, dando-lhe uma aparência nebulosa ou semelhante a uma sombra.

O monstro possui vários membros, que se ramificam em vários apêndices menores. Ele parece ter uma cabeça alongada que brota do corpo central e não apresenta características faciais visíveis.

Seu plano de conquista teve início quando ele usou o Portal para espalhar o crescimento biológico tóxico de Upside Down pela cidade de Hawkins, além de possuir Will Byers e um exército de Democães.

Porém, Onze foi capaz de frustrar seus planos, fechando o portal que ligava os dois mundos e cortando a conexão. Porém, uma parte do Devorador de Mentes acabou ficando presa nesta realidade.

No verão de 1985, uma operação secreta russa localizada sob o recém-construído Shopping Starcourt Mall, abriu com sucesso outro portal para o Upside Down.

Ao contrário do primeiro portal, a brecha era pequena demais para que as criaturas atravessassem, mas ainda era grande o suficiente para o Devorador de Mentes recuperar o vínculo telepático com seu fragmento que havia permanecido neste mundo.

Ele usou essa forma para “infectar” ratos que habitavam as instalações siderúrgicas e outras áreas subterrâneas ao redor de Hawkins, levando-os a consumir fertilizantes e se reunir em enxames para explodir em bolhas de biomassa.

Esta estrutura se transformou em uma criatura monstruosa que serviria como um corpo substituto para o Devorador de Mentes. Além disso ele fez com que Billy batesse seu carro, apenas para ser capturado, se tornando seu anfitrião neste mundo.

Stranger Things
Imagem: Devorador de Mentes-Stranger Things/ Reprodução

O Devorador de Mentes é mais uma referência ao RPG Dungeons & Dragons, onde faz parte de uma raça conhecida como Os Ilitides. Eles são tiranos psiônicos, escravistas e viajantes interdimensionais, que dizimaram civilizações inteiras para executar seus planos de dominação.

Os Tendrills

As Videiras também conhecidas como Tendrills, crescem predominantemente em todo o Upside Down. O intrigante é que esses tentáculos demonstraram ter algum tipo de consciência própria, podendo se mover até certo ponto, além enredar-se sobre muitas coisas, inclusive pessoas.

Tendrills
Imagem: Tendrills- Stranger Things/ Reprodução

Quando Jim Hopper estava explorando os túneis subterrâneos sob Hawkins, ele descobriu que as Videiras eram vulneráveis ao fogo. Mesmo lutando com todas as forças, ele foi enredado e só conseguiu se libertar com a ajuda de Joyce e Bob.

Para testar a misteriosa conexão de Will com o Devorador de Mentes, um desses tentáculos foi exposto ao fogo por um cientista do Laboratório de Hawkins. Após respostas dolorosas simultâneas de Will e da Videira, o Dr. Owens confirmou suas ligações.

Os personagens de Stranger Things

Will Byers

Stranger Things
Imagem: Will Byers/ Stranger Things

O ator Noah Schnapp interpreta o jovem Will Byers, filho de Joyce Byers e irmão de Jonathan Byers. Ele foi capturado pelo Demogorgon na primeira temporada e levado para o Upside Down.

O garoto também foi possuído pelo Devorador de Mentes que estava arquitetando seu plano de dominação.

Mike Wheeler

Stanger Things
Imagem: Mike Wheeler/ Stanger Things

O ator Finn Wolfhard interpreta o garoto Mike Wheeler, filho de Karen e Tedd Wheeler e irmão mais novo de Nancy Wheeler. Ele é muito inteligente e consciente, além de ser extremamente comprometido com seus amigos.

O jovem acaba se apaixonando por Onze e faz de tudo para ajudá-la a lidar com seus poderes e se adaptar à sua nova realidade fora do Laboratório de Hawkins.

Onze/ Jane

Stranger Things
Imagem: Onze/ Stranger Things

A atriz Millie Bobby Brown encarna o papel da jovem Onze, uma garota que possui habilidades psíquicas e que cresceu como parte de um experimento feito pelo Dr. Brenner no Laboratório de Hawkins.

Seu nome verdadeiro é Jane Ives e ela é filha de Teresa “Terry” Ives, sendo que foi sequestrada quando ainda era um bebê. Ela foi salva pelos amigos Mike, Dustin e Lucas, e ao final da segunda temporada, foi adotada pelo delegado Hopper.

Dustin Henderson

Stranger Things
Imagem: Dustin Henderson/ Stranger Things

O ator Gaten Matarazzo interpreta o carismático Dustin Henderson, um garoto muito esperto que possui displasia cleidocraniana, que faz com que ele tenha a língua presa. Na segunda temporada, ele está orgulhoso de seus novos dentes da frente e engata uma disputa romântica pelo amor de Max.

Dustin é o mais cientificamente inclinado do grupo, apesar de seu mau julgamento em manter um Democão como animal de estimação. Mesmo tendo sido uma má ideia inicialmente, este fato acabou salvando sua pele no final da segunda temporada.

Lucas Sinclair

Stranger Things
Imagem: Lucas Sinclair/ Stranger Things

O ator Caleb McLaughlin faz o papel de Lucas Sinclair, que à princípio é cauteloso com o estranho aparecimento de Onze, mas aos poucos torna-se um grande amigo dela. Ao se aproximar de Max na segunda temporada, os dois acabam se tornando namorados.

Lucas ficou muito surpreso ao ver sua irmã Erica no Starcourt Mall, quando foi resgatar Dustin e que ela havia ajudado a descobrir a base russa secreta que estava escondida abaixo da construção do famoso Shopping.

Max Mayfield

Stranger Things
Imagem: Max Mayfield/ Stranger Things

A jovem atriz Sadie Sink interpreta Maxine “Max” Mayfield, uma garota muito corajosa que se muda da Califórnia para Hawkins, chamando a atenção dos amigos Dustin e Lucas e mais tarde, escolhendo Lucas como seu namorado.

Max e Onze firmaram uma forte amizade, unindo-se frente aos problemas de relacionamento. No entanto, ela se vê em uma situação muito perigosa, quando o Devorador de Mentes acaba possuindo seu meio-irmão, Billy.

Jonathan Byers

Stranger Things
Imagem: Jonathan Byers/ Stranger Things

O ator Charlie Heaton vive Jonathan Byers, o irmão mais velho de Will e filho de Joyce Bayers. Um adolescente tímido, auto-excluído na escola e aspirante a fotógrafo que se apaixona por Nancy Wheeler.

Ele ajuda Nancy Wheeler a expor a verdade sobre o Laboratório Hawkins e como ele representava uma ameaça para toda cidade, tanto pela morte de Barb como pelo desaparecimento de Will.

Jonathan não desiste de procurar por Will e acaba se envolvendo em todos os acontecimentos sobre o Upside Down e os monstros dessa estranha dimensão. Mais tarde ele acaba se tornando o namorado de Nancy.

Nancy Wheeler

Stranger Things
Imagem: Nancy Wheeler/ Stranger Things

A atriz Natalia Dyer faz o papel de Nancy Wheeler, a filha de Karen e Ted Wheeler e irmã mais velha de Mike. Estudiosa e muito centrada, ela descobre um outro lado de sua personalidade quando começa a investigar o Laboratório de Hawkins e o desparecimento de sua amiga Barbara.

No início ela vive um romance com Steve Harrington, mas acaba se apaixonando por Jonathan Byers e criando um laço de confiança muito forte com ele.

Steve Harrington

Stranger Things
Imagem: Steve Harrington/ Stranger Things

O ator Joe Keery interpreta Steve Harrington, um estudante popular e mulherengo do ensino médio, que inicialmente namora a doce Nancy Wheeler. Ele acaba se envolvendo no resgate de Will Bayers, que o ajuda a evoluir sua personalidade.

Apesar de suas falhas, Steve mostra que tem um lado corajoso e que realmente se preocupa com Nancy quando a ajuda a derrotar o Demogorgon. Steve é considerado por boa parte dos fãs, como o personagem com maior nível de redenção de toda a série.

Billy Hargrove

Billy Hargrove
Imagem: Billy Hargrove/ Stranger Things

O ator Dacre Montgomery encarna o personagem Billy Hargrove, filho de Neil Hargrove e meio-irmão de Max. Ele é violento, perverso e nervoso, com uma natureza agressiva e imprevisível.

Quando Onze entra em sua mente para descobrir a localização do Devorador de Mentes, ficamos sabendo que quando criança ele era bondoso, tornando-se mais agressivo apenas depois que sua mãe o abandonou com seu pai.

Joyce Byers

Joyce Byers
Imagem: Joyce Byers/ Stranger Things

Winona Ryder faz o papel de Joyce Byers, a mãe de Will e Jonathan, divorciada de Lonnie Byers. Ela trabalha como balconista e conta com a ajuda de seu filho mais velho para pagar as contas de casa.

Depois que Will desapareceu, Joyce teve certeza de que ele estava se comunicando através das luzes em sua casa. Apesar de todos a tratarem como louca, ela não acreditava que Will estivesse morto, mesmo depois que seu suposto cadáver foi encontrado.

Na segunda temporada, ela mantém um relacionamento com seu antigo colega de classe, Bob, embora ela e o delegado Hopper aparentem ter algum tipo de sentimento um pelo outro.

Jim Hopper

Jim Hopper
Imagem: Jim Hopper/ Stranger Things

O ator David Harbour interpreta Jim Hopper, o delegado do Departamento de Polícia de Hawkins. Depois que sua filha morreu de câncer, quando ainda era uma criança, ele se divorciou e acabou se tornando um alcoólatra.

Depois de descobrir sobre a existência de Onze e levá-la para morar em sua cabana, Hopper passou a cuidar da garota com muito zelo, motivo pelo qual rapidamente formaram um vínculo de pai e filha.

No final dos eventos da segunda temporada, Hopper adota Onze oficialmente como sua filha e a garota tem seu antigo nome “Jane” de volta.

E aí galera, depois de todas essas informações e curiosidades sobre o universo de Stranger Things, bateu aquela vontade maratonar a série na Netflix, não é mesmo?

Então continue seguindo nossas análises e deixe sua opinião sobre o conteúdo que estamos trazendo nos comentários, dessa forma nossa equipe pode melhorar cada vez mais.

 

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários