Filme do Batman onde há uma das cenas improvisadas extremamente famosas
Batman - Divulgação

Mesmo que não saibamos, no mundo cinematográfico existem muitas cenas improvisadas que ficaram famosas. Afinal, a magia do cinema muitas vezes reside naquelas cenas memoráveis que parecem capturar a essência pura da emoção e da humanidade.

Curiosamente, algumas dessas cenas icônicas não estavam no roteiro, mas foram frutos de improvisações geniais dos atores no calor do momento.

Sendo assim, se você ficou curioso e quer alguns exemplos, basta ficar por aqui e ler até o final!

O Virgem de 40 Anos (2005)

Este filme de comédia, estrelado por Steve Carell, é conhecido por seu humor espontâneo e situações hilárias. Uma das cenas mais memoráveis é a dolorosa depilação no peito de Andy, interpretado por Carell.

Continue depois da publicidade

No entanto, o que muitos não sabem é que a reação do ator nesta cena foi completamente genuína e a conversa durante também foi improvisada.

No final das contas, o improviso trouxe tanta autenticidade para a cena que a mesma se tornou referência entre os filmes de comédia.

Uma Linda Mulher (1990)

Em Uma Linda Mulher, a química entre os protagonistas, Julia Roberts e Richard Gere, é inegável. Aliás, uma das cenas mais emblemáticas do filme ocorre quando Edward (Gere) apresenta um colar de pérolas a Vivian (Roberts).

A reação de Julia quando Gere fecha a caixa de jóias foi totalmente improvisada, uma brincadeira entre os atores que proporcionou um charme para a cena.

Continue depois da publicidade

Me Chame Pelo Seu Nome (2017) – Uma das cenas improvisadas mais emocionantes do cinema

Este drama romântico é conhecido por ser repleto de momentos intensos e emocionantes. Timothée Chalamet, que interpreta Elio, adicionou um toque pessoal ao final do filme com um olhar direto para a câmera, uma homenagem ao filme Boyhood.

Assim, este improviso sutil trouxe uma camada a mais de profundidade e uma certa conexão com o público, fazendo desta uma das cenas improvisadas que ficaram famosas.

Amor a Toda Prova (2011)

Neste filme, Steve Carell e Ryan Gosling nos levam através de uma montanha-russa de emoções e relacionamentos. Ryan ao lado de Emma Stone interpretam um jovem casal que transborda química deste seu primeiro encontro.

A saber, a maioria dos diálogos entre os pombinhos foram no improviso, já que o diretor apenas pediu que o casal agisse naturalmente, o que rendeu até a famosa cena do salto de Dirty Dancing.

Continue depois da publicidade

Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976)

Em Taxi Driver, a performance intensa de Robert De Niro é marcada por uma cena em que ele se encara no espelho e pergunta: “Você está falando comigo?”.

Pode parecer loucura, mas essa cena foi completamente improvisada por De Niro, e se consagrou como um dos momentos mais marcantes do cinema.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) – Heath Ledger fez desta uma das cenas improvisadas mais marcantes da franquia

Heath Ledger, como o Coringa, entregou uma atuação memorável em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Assim, uma cena particularmente notável é quando o Coringa confronta Rachel e agarra seu rosto dizendo “Olhe para mim”. Durante a cena, o olhar assustado da atriz que percorre o ambiente é verdadeiro, e ela na verdade buscava o diretor, pois não sabia se aquilo estava no roteiro e ficou assustada.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, uma das improvisações mais memoráveis vem de Tom Felton, que interpreta Draco Malfoy. Quando Harry, disfarçado de Goyle, diz que estava lendo, Malfoy responde com sarcasmo: “Eu não sabia que você sabia ler”.

Felton disse que improvisou a fala, pois esqueceu a original, mas no fim ficou perfeito, pois sem dúvidas é algo que o sonserino diria.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (2011)

Durante a Batalha de Hogwarts em Harry Potter e as Relíquias da Morte, há uma cena desconfortável onde Voldemort abraça Draco Malfoy. Porém, o que poucos sabem é que Ralph Fiennes, que interpreta Voldemort, variou sua improvisação em cada tomada, e em uma delas, ele inesperadamente abraçou Felton, que ficou genuinamente chocado.

De fato, esse momento de horror e confusão autêntico fez da cena ainda mais marcante.

Continue depois da publicidade

Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

Uma das cenas mais memoráveis de O Império Contra-Ataca é a resposta improvisada de Han Solo (Harrison Ford) ao “eu te amo” de Leia (Carrie Fisher).

A saber, no lugar do roteiro original, que dizia “Eu também te amo”, Ford decidiu que “Eu sei” ficaria mais fiel à personalidade de Solo.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Em As Duas Torres, Viggo Mortensen, que interpretou Aragorn, chutou um capacete pensando que os hobbits estavam mortos. Dessa forma, seu grito de angústia foi real, pois o ator quebrou dois dedos do pé com o chute.

No entanto, Mortensen continuou a cena, o que resultou em uma atuação poderosa e emocionante.

Continue depois da publicidade

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981) – Outra das cenas improvisadas de Ford que ficaram famosas

Uma das cenas mais famosas de Os Caçadores da Arca Perdida foi totalmente no improviso. Harrison Ford estava programado para filmar uma elaborada luta de espadas, mas, sofrendo de disenteria, ele sugeriu atirar no espadachim.

Assim, Spielberg concordou, e a cena se tornou um dos momentos mais marcantes da franquia, sem contar que cortou cerca de três dias de filmagem!

Django Livre (2012)

Em Django Livre, Leonardo DiCaprio cortou acidentalmente a mão durante uma cena intensa, mas continuou atuando. Assim, o sangue era real, e DiCaprio até esfregou o sangue em seu rosto, o que proporcionou uma camada de autenticidade à cena que não estava inclusa no roteiro originalmente.

Quando a cena terminou de ser gravada, todos no set aplaudiram o ator de pé, e vamos ser sinceros, foi muito merecido!

Continue depois da publicidade

Laranja Mecânica (1971)

Em Laranja Mecânica, uma das cenas mais perturbadoras e memoráveis é quando Alex DeLarge, interpretado por Malcolm McDowell, canta Singin’ in the Rain enquanto comete atos de violência.

A saber, essa escolha de música e performance foi improvisada por McDowell, que escolheu a canção por ser uma das poucas que ele conhecia parte da letra.

A cena trouxe para a narrativa um outro nível e ficou marcado como um dos momentos mais estranhos e desconfortáveis do cinema.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) – Neste filme icônico houveram várias cenas improvisadas

Este filme é repleto de momentos memoráveis que foram improvisados. Uma cena em particular, onde Alvy e Annie lutam para cozinhar uma lagosta, foi completamente improvisada, capturando as reações genuínas e o timing cômico dos atores.

Continue depois da publicidade

Além disso, outra cena espontânea é a de Alvy espirrando em uma fortuna em cocaína durante uma festa e desperdiçando tudo.

O espirro do ator foi verdadeiro, mas ficou tão engraçado no contexto da cena, que ficou no filme e se tornou uma das cenas improvisadas que ficaram famosas.

Debi & Loide – Dois Idiotas em Apuros (1994)

Em Debi & Loide, uma cena hilária que foi totalmente improvisada é quando Lloyd Christmas, interpretado por Jim Carrey, faz o “som mais irritante do mundo”.

A sequência não fazia parte do roteiro original e foi uma criação espontânea de Carrey no set. Seu improviso acabou sendo um dos momentos mais engraçados do filme.

Portanto, se você já leu até aqui, nos conte nos comentários se você já sabia que estas cenas improvisadas que ficaram famosas foram improviso, ou não!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui