“Killers of the Flower Moon”, novo filme do aclamado diretor Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street), com Leonardo DiCaprio (Titanic) e Robert De Niro (O Irlandês), pode ser a grande obra-prima do ano. Afinal, o longa-metragem teve sua estreia durante o Festival de Cannes na noite de sábado, dia 20 de maio, recebendo muitos elogios.
Leia também:
De acordo com o portal de notícias Variety, “Killers of the Flower Moon” foi exibido no sábado, dia 20, durante o Festival de Cannes e recebeu aclamação universal. O drama, com 3 horas e 26 minutos de duração, foi aplaudido de pé durante nove minutos inteiros. Além disso, Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone (Certas Mulheres), que estrelam o filme de Scorsese, também receberam uma salva de palmas.
Os elogios resultaram em cerca de 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, de acordo com a crítica especializada. Além disso, o portal de notícias informa que aqueles que assistiram ao filme sobre um capítulo sombrio da história americana poderiam ter aplaudido ainda mais a trama se o diretor não tivesse precisado fazer um discurso durante a exibição do longa. Confira os momentos a seguir:
Quem esteve presente na exibição apreciou o momento em que Scorsese agradeceu várias vezes à multidão que lotava o evento. Apesar de deixar claro que não gostava de ficar abaixo dos holofotes, o diretor ficou muito feliz com o resultado de sua obra. Enquanto isso, os atores que interpretaram os membros da tribo indígena Osage estavam emocionados.
De acordo com a Rolling Stone, o longa-metragem é uma verdadeira “obra-prima”, destacando a cultura indígena que sobreviveu a um grande trauma na época, explorando a linha tênue entre o sagrado e o profano.
Enquanto isso, a Total Film classificou o filme como uma grande aula, que remonta à ganância, ao racismo, ao neocolonialismo e à misoginia do homem branco, sendo, por fim, um apanhado de todas as histórias anteriores de Scorsese.
Ainda de acordo com o IndieWire, Leonardo DiCaprio entrega a melhor performance de toda sua carreira. Enquanto outros críticos destacam o trabalho de Gladstone, que roubou a cena no filme. A seguir, confira o vídeo onde a atriz aparece emocionada em meio aos elogios em Cannes.
Vale lembrar que “Killers of the Flower Moon” tem como base o livro homônimo de David Grann. A trama é ambientada em Oklahoma, durante os anos 1920, girando em torno da tribo indígena Osage Nation. Após ficarem ricos ao descobrir petróleo em suas terras, um por um dos membros é assassinado brutalmente. Ao mesmo tempo, o FBI, até então recém-criado, começa a investigar o caso e descobre uma grande conspiração que resultou em um dos maiores crimes da história dos Estados Unidos.
Scorsese assume a direção e produção do longa com base no roteiro de Eric Roth (Duna). Além de DiCaprio, Gladstone e De Niro, o elenco repleto de estrelas ainda conta com nomes como Brendan Fraser (A Baleia), John Lithgow (Footloose), Tantoo Cardinal (Dança com Lobos), Cara Jade Myers (A Presença), JaNae Collins (Longmire) e Jillian Dion (Motherland: Fort Salem).
“Killers of the Flower Moon” é o sexto filme de Scorsese com DiCaprio. O longa teve sua première em Cannes enquanto o lançamento nos cinemas norte-americanos fica para o dia 20 de outubro. Contudo, no Brasil, a produção ainda não tem data de estreia definida, mas o filme deve entrar no catálogo do Apple TV+ em breve.