K-Dramas estrelado por Idols K-Pop, pode ser uma novidade alguns. Já que para a maioria das pessoas, Parasita (ganhador do Oscar de Melhor filme no ano de 2020), Round 6 a série recordista da Netflix e o grupo BTS, clamado e premiado mundialmente, foi a introdução à cultura sul-coreana.
Entretanto, não é de hoje que a Coréia do Sul vem ganhado o público de todo o mundo e se tornando um dos países que mais investem e exportam entretenimento.
Os grupos de K-Pop juntamente com os K-Dramas, conhecido no Brasil como doramas, começaram a ficar famosos na década de 90. A partir daí, a evolução nunca mais parou e começou a se fundir com outros ramos do entretenimento, alcançando um grande público. A medida que os Idols começam a garantir espaço na indústria musical, e conseguem determinado nível de fama, eles são inseridos no ramo da atuação.
Confira abaixo, uma lista de K-Dramas que tiveram uma tremenda audiência e que são estrelados por Idols do K-Pop.
Assista “K-Dramas” na Netflix →
Dream High (2011)
Em 2011, mas para o final do ano. O canal de TV coreano KBS se juntou com a gigante JYP Entertainment(Twice, Stray Kids, Itzy) com intuído de produzir o que seria desde então os dos K-Dramas mais relevantes de gerações: Dream High.
O drama retrata a vida de seis alunos da escola Kirin High School que possuem o sonho de serem Idols. Durante os dezesseis episódios do drama (número de episódios bem comum) vemos esse grupo aprender e desenvolver habilidades de canto, dança e composição conforme os anos que estudam na escola.
Eles acabam ganhando um espaço para cada um na trama. Além disso, se submetem ao crescimento pessoal e começam a se envolver um com ou outro. Assim, mostrando o auge da juventude, como a força do primeiro amor e a realização de amizades.
No elenco podemos contar com artistas de grupos muito populares da época, e claro, todos da JYP Entertainment. IU, Suzy(Miss A), Taecyeon(2PM) são os Idols que estrelaram em Dream High.
Na época, a série foi ganhadora de quatorze prêmios ao todo. E assim, fez com que muitos adoradores dos K-Drama, começassem a colocar os olhos no mundo do K-Pop. Além disso, a série teve uma continuação em 2011.
-
Reply 1988 (2016)
Em uma sequencia de dramas, Reply é como se fosse uma continuação, mas que segue uma linha cronológica contrária, mas sem muita ligação entre si. Em sua terceira temporada, ela recebeu o nome de Reply 1988, a trama foi muito adorada, e por muitos considerada a melhor de todas.
A história gira em torno de cinco amigos de infância que são moradoras do mesmo bairro na cidade de Seul. O drama possui no seu elenco a Idol Hyeri (Girl’s Day), sendo essa, a única personagem principal feminina em meio aos seus vizinhos.
Eles passam seu tempo juntos, durante ao período que percorre a adolescência e o ensino médio. Há também o fato da família dos cinco conviverem com uma amizade de anos.
No ano em que foi ao ar, Reply 1988 tornou-se o drama com a maior audiência a ser exibida em canais pagos. A série também foi um sucesso com relação as críticas, além de ter vendido muito bem. Ao mesmo tempo em que concorreu a mais de trinta prêmios, ganhando quase todos.
-
Hwarang (2016-2017)
Sendo retratado durante a dinastia Silla, Hwarang se passa em um reino coreano antigo que durou até o século 10. A história conta sobre um grupo de jovens guerreira que de fato, faziam propaganda do que o governo era na época.
Claro, que a história em si não aconteceu de fato. Mas, Silla pregava a ideia comercial de ter jovens bonitos e de alta classe como guerreiros.
Apesar dos problemas políticos e sociais da época, eles se unem por bem, ou por mal para trilhar essa carreira. O drama contém vinte episódios, de por sinal, muito drama mesmo.
O destaque não vai tanto para a história em si, mas para o elenco repleto de Idols masculinos. Entre eles, V (BTS) no auge de sua juventude, Minho (Shinee) e Park Hyung Sik (ZE:A). Bem como uma OST (trila sonora) cantada por eles.
-
Strong Woman Do Bong-Soon (2017)
O ano foi 2017, e mais um K-Dramas estrelado por Idols K-Pop foi ao ar pela emissora coreana JTBC entregou, o que para mim, foi um dos melhores K-Dramas já vistos: Strong Woman Do Bong-Soon. A trama acompanha a história de Do Bong-Soon, uma mulher que nasceu com uma força sobre-humana, apesar de ser bem pequena. O poder é herdado por todas as mulheres da sua família, e ela tenta usá-lo apenas para o bem e nunca em benefício próprio.
O sonho de Bong-Soon, é ser uma criadora de jogos de videogame, diferente né? E graças aos seus poderes, ela acaba ajudando Ahn Min-hyuk, interpretado pelo até então Idol, e agora apenas ator, Park Hyung Sik (ZE:A), que por coincidência é o diretor chefe de uma empresa de jogos.
Em 2017 Strong Woman Do Bong-Soon foi um dos dramas mais assistidos. Deixando para trás, dramas que até então, tinham muita audiência. A popularidade foi tanta, que a série até teria um remake americano, mas optaram por engavetar a ideia.
-
The Liar and His Lover (2017)
Em The Liar and His Lover vemos a história de um garoto que não conhece nada além da fama. E devido a pressão da carreira, decide sair dos holofotes, sonhando em se tornar produtor musical, deixando sua vida para trás.
Contudo, devido ao som de uma linda voz de uma talentosa aluna do ensino médio, que ele conhece através do seu pseudônimo, coisas do passado voltam a assombrá-lo. Ele acaba se apaixonando, esconde seu passado, e muito mais acaba acontecendo.
O K-drama, teve dezesseis episódios e foi adaptado do manga Kanojo wa Uso o Aishisugiteru do ano de 2009. Quem estrela o drama é a Idol Joy (Red Velvet), que teve uma estreia e tanto. No drama, ela interpreta a personagem principal. Além do mais, ela acabou levando um prêmio pelo seu desempenho no dorama.
-
100 Days My Prince (2018)
Com um dos vocais principais do grupo EXO, mais conhecido como DO, 100 Days My Prince, o drama trás de volta a Era de Joseon. Esse é mais um dos K-Dramas estrelado por Idols K-Pop, que se passam nos tempos antigos.
Na história DO é um principe que derpe a memória e acaba tendo que viver com outro nome e outra identidade. Ele acaba se casando com Hong Shim (Nam Ji Hyun) uma garota com o passado desconhecido.
O drama foi ao ar no final do ano de 2018, e foi composto de dezesseis episódios. Durante sua transmissão, tornou-se um dos dramas mais bem avaliados exibidos em TV paga. A série também foi muito vista no exterior, e uma das mais assistidas da Ásia.
-
Hotel del Luna (2019)
Com a super estrela do K-Pop Iu, o drama Hotel del Luna foi um dos mais assistidos do ano de 2019. Aqui, ela interpreta a dona de um hotel, mas não um hotel comum, os clientes são fantasmas.
Na história, os humanos apenas conseguem ver o hotel em circunstancias especiais. Devido a uma dessas circunstancias, um dos humanos que pode ver o hotel, acaba criando uma dívida com ela e entregando o futuro do seu filho em suas mãos, em troca de dinheiro e de sua vista.
O drama conta com muitas histórias divertidas sobre os fantasmas, e umas um pouco tristes. No final, tudo é resolvido, e os segredos do hotel vão se revelando.
O drama foi escrito pelas irmãs Hong, que são muito conhecidas no mundo dos K-Dramas. A dupla já foi premiada por uma série de outros dramas de sucesso. Hotel del Luna também recebeu prêmios por sua trilha sonora. Além disso, a atriz também recebeu prêmios por sua atuação.
-
True Beauty (2021)
Baseado no webtoon(webcomics ou manhwas sul-coreanos), True Beauty conta a história de uma garota do ensino médico que não é lá nenhum padrão de beleza coreano. Através de tutoriais de maquiagem, ela acaba criando habilidade e se torna perita no assunto.
Já o mocinho é interpretado por Eunwoo (Astro) um garoto que estuda na mesma escola e possui alguns traumas do ano que se passou. Os dois acabam formando uma amizade linda, que no começo na verdade surge por uma chantagem da parte do rapaz. Por fim, eles formam um casal que é a coisa mais linda de se ver.
Durante seus dezesseis episódios True Beauty foi e ainda é um sucesso. Devido ao seu elenco jovem e cheio de rostos bonitos o drama foi muito popular dentro e fora da Coréia do Sul.
-
O Rei de Porcelana (2021)
Também baseado em um Manhwa, O Rei de Porcelana trás a história de Damyi (Park Eunbin), uma princesa, que precisou ser afastada dos seus pais, por já ter um irmão gêmeo. Depois de um acontecimento terrível, ela é obrigada a viver como seu irmão gêmeo, o príncipe herdeiro da era de Joseon.
Como par da nossa protagonista, temos Ro-Woon (SF9), interpretando um médico curandeiro. Na trama, ambos se apaixonam, mesmo com o médico pensando que Damyi é um homem. Ele não tem vergonha ou medo nenhum de expressar seus sentimentos. A história desenrola bem engraçada até o meio, mas vai ficando cada vez mais sombria e triste.
O drama é do canal sul coreano KBS, e começou a ser exibido em 2021, tendo seus episódios também adicionados ao catálogo da Netflix.
-
Business Proposal (2022)
Também exibido pela Netflix, e também baseado em um webtoon sob o mesmo título. Business Proposal conta a história de Shin Ha-Ri, (Ex membro do grupo Gugudan) uma pesquisadora de alimentos em uma empresa de congelados. Ela acaba indo parar em um encontro a cegas no lugar da sua melhor amiga. Mas os planos vão todos por água abaixo, assim que ela percebe que o encontro é com o CEO da empresa que ela trabalha, Kang Tae-Mu (Ahn Hyo-Seop).
Mesmo Shi Ha-Ri tentando colocar a maior força em parecer uma pessoa detestável para ser logo dispensada e fugir dessa situação,.Kang Tae-Mu acaba gostando da mulher, e já que seria obrigado a se casar, não gostaria de perder mais tempo. Com essa história cômica, o drama se desenvolve em doze episódios, infelizmente curtos demais.
Business Proposal teve seu último episódio exibido dia 5 de Abril, e pontuou grande audiência. A série é recheada de cenas pra lá de fofas, e muito divertidas.
Espero que possam ver pelo menos um dos dramas dessa lista de K-Dramas estrelado por Idols K-Pop, e enfim, caírem aos encantos sul coreanos.