Você sabia que existem casos reais e de filmes de terror com bastidores assombrados?
Pois existem e, às vezes, o terror não se limita à tela, e invade os bastidores das produções, criando histórias macabras, coincidências sinistras e eventos inexplicáveis.
Portanto, se você for corajoso o suficiente, leia até o final para saber mais sobre estes eventos bizarros.
1. O Bebê de Rosemary (1968) – Um dos filmes de terror com bastidores assombrados que mais choca até hoje
O Bebê de Rosemary é um clássico do terror psicológico, dirigido por Roman Polanski, que conta a história de uma jovem grávida, Rosemary.
Ela suspeita que seus vizinhos fazem parte de uma seita satânica, e que querem usar seu filho para um ritual maligno.
A saber, o filme foi um sucesso de crítica e público, mas também foi alvo de controvérsias e polêmicas, por abordar temas como ocultismo, bruxaria e anticristianismo.
Mas o que poucos sabem é que o filme também trouxe tragédias e coincidências macabras na vida real, que fizeram muitos acreditarem em uma maldição.
Uma delas foi a morte brutal da esposa de Polanski, Sharon Tate, que foi assassinada por membros da seita de Charles Manson, em 1969, quando estava grávida de oito meses.
O crime chocou o mundo, principalmente pela semelhança à trama do filme. Além disso, Polanski revelou que cogitou escalar Sharon para o papel de Rosemary, antes de escolher Mia Farrow.
Além disso, outras mortes e acidentes envolveram pessoas ligadas ao filme, como o compositor da trilha sonora, Krzysztof Komeda, que morreu de um coágulo cerebral. E o produtor William Castle, que recebeu ameaças de morte e teve uma crise renal.
2. Invocação do Mal (2013)
Sendo o primeiro longa da série de filmes de terror, Invocação do Mal é um trabalho de James Wan, que narra a história real de um casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren.
Eles são chamados para ajudar uma família que está sendo atormentada por uma entidade demoníaca em sua casa.
Assim, o filme foi um fenômeno de bilheteria e deu origem a uma franquia de sucesso, que inclui sequências, spin-offs e prequelas.
No entanto, o filme também teve seus momentos de terror nos bastidores, que envolveram relatos de fenômenos estranhos, assombrações e maldições.
Uma das testemunhas desses eventos foi a própria atriz Vera Farmiga, que interpretou Lorraine Warren, e que afirmou ter visto arranhões em seu laptop, em seu corpo e em seu marido, depois de aceitar o papel.
Ela também disse que sentiu uma presença maligna em seu quarto de hotel, durante as filmagens.
Outros atores e membros da equipe também relataram experiências assustadoras, como acordar no meio da noite com a sensação de estar sendo observado e ouvir sons estranhos.
Joey King, que também fez parte do elenco, percebeu que marcas roxas apareceram sem explicações em seu corpo ao começar as filmagens.
3. Annabelle (2014)
Derivado de Invocação do Mal, Annabelle é mais um dos filmes de terror com bastidores assombrados. A saber, conta a origem da boneca amaldiçoada que aparece no filme anterior.
Dessa forma, o filme mostra como a boneca foi possuída por um espírito maligno, após um ritual satânico realizado por membros de uma seita, e como ela passa a aterrorizar um casal e sua filha recém-nascida.
Mas o terror não ficou restrito à ficção, pois os bastidores do filme também foram palco de eventos estranhos e assustadores, que fizeram muitos acreditarem em uma maldição.
Houve um incidente bizarro contado pelo produtor Peter Safra, que disse que uma luminária caiu do teto na cabeça de um dos atores, enquanto se preparavam para gravar uma cena.
Felizmente, o ator não se machucou gravemente, mas o fato foi considerado uma manifestação sobrenatural.
4. O Exorcismo de Emily Rose (2005) – Baseado em uma história real e trágica, se tornou um dos filmes de terror com bastidores assombrados
Este é um filme de terror baseado em uma história real, que mistura elementos de drama e suspense jurídico.
O filme narra o caso de uma jovem que morreu após ser submetida a um exorcismo, e o julgamento do padre que realizou o ritual, acusado de homicídio culposo.
Dessa forma, vemos as diferentes perspectivas sobre o que aconteceu com Emily Rose, se ela estava possuída por demônios ou sofria de uma doença psiquiátrica.
A saber, o filme foi inspirado na vida de Anneliese Michel, uma jovem alemã que passou por vários exorcismos nos anos 1970, e que morreu de desnutrição e desidratação.
Os padres que conduziram os rituais e os pais de Anneliese foram levados a julgamento, e condenados por negligência.
A atriz Jennifer Carpenter, que interpretou Emily Rose, disse que teve experiências assustadoras durante e depois das filmagens.
Ela contou que acordava todas as noites às 3h da manhã, o mesmo horário em que sua personagem sofria os ataques demoníacos.
Além disso, Jennifer também disse que seu rádio ligava sozinho, tocando músicas estranhas, e que sentia arrepios e calafrios constantes.
5. Poltergeist (série de filmes de 1982, 1986 e 1988)
Poltergeist é uma das franquias de terror mais famosas e influentes da história do cinema, produzida por Steven Spielberg e dirigida por Tobe Hooper, Brian Gibson e Gary Sherman.
Os filmes contam a história de uma família que lida com espíritos malignos que se comunicam através da televisão e que sequestram a filha mais nova.
O que torna a série ainda mais assustadora é a suposta maldição que envolveu os atores e a equipe, resultando em mortes misteriosas, acidentes, coincidências estranhas e aparições.
Uma das vítimas foi Dominique Dunne, que interpretou a filha mais velha da família no primeiro filme, e que foi assassinada pelo ex-namorado aos 22 anos, em 1982.
Outra vítima foi Heather O’Rourke, que interpretou a filha caçula da família, e que morreu aos 12 anos, em 1988, após ter duas paradas cardíacas e choque séptico em decorrência de uma obstrução intestinal aguda.
Além disso, a atriz JoBeth Williams, que interpretou a mãe da família, revelou que os esqueletos usados em uma cena do primeiro filme eram reais. Isso só levantou ainda mais teorias sobre este ser um dos filmes de terror com bastidores assombrados.
6. Terror em Amityville (2005)
Terror em Amityville é um remake do filme homônimo de 1979, que conta a história de uma família que se muda para uma casa onde ocorreu um massacre, e que presenciaram fenômenos sobrenaturais.
Assim, o filme é baseado em uma história real, que envolveu o assassinato de seis pessoas por Ronald DeFeo Jr., em 1973, e as supostas experiências paranormais vividas pela família Lutz, que se mudou para a casa depois.
Dessa forma, o filme teve alguns eventos estranhos nos bastidores, que assustaram os atores e a equipe.
O protagonista Ryan Reynolds disse que ele e outros membros do elenco acordavam todas as noites às 3h15 da manhã, o mesmo horário em que os assassinatos ocorreram na casa real.
Ele também disse que sentia uma presença maligna no set, e que via sombras e vultos nas paredes.
7. Possessão (2012) – Mais uma prova que os filmes de terror sobre exorcismos tendem a ter bastidores assombrados
Este é mais um filme de terror que se baseia em uma história real, que mostra como uma caixa antiga liberta um espírito maligno que atormenta uma família.
Assim, a trama se baseia no caso da caixa dybbuk, um artefato judaico que supostamente contém um demônio dentro dele.
O filme também teve seus momentos de terror nos bastidores, que envolveram fenômenos estranhos e assustadores.
O ator Jeffrey Dean Morgan, que interpretou o pai da família, contou que algumas luzes do set explodiram no meio das gravações e ventos sopravam mesmo em lugares fechados.
Ele também disse que sentia uma presença maligna no local, e que não gostava de ficar perto da caixa usada no filme.
No entanto, o evento mais marcante nas filmagem aconteceu quando o depósito de adereços do filme ficou completamente em chamas. Ao realizar uma perícia no local, a causa do incêndio foi inconclusiva.
8. O Exorcista (1973)
O Exorcista é um dos filmes de terror mais famosos e influentes de todos os tempos, dirigido por William Friedkin e baseado no livro homônimo de William Peter Blatty.
Conta a história de uma menina de 12 anos, Regan, que sofre uma possessão, e do padre que tenta salvá-la através de um exorcismo.
O filme se baseia em um caso real de exorcismo que aconteceu em 1949, envolvendo um jovem chamado Roland Doe. A saber, o longa foi um sucesso de bilheteria e de crítica.
Mas também houve tragédias e coincidências macabras que fizeram muitos acreditarem em uma maldição ou assombração.
Entre os fatos mais assustadores dos bastidores, estão as mortes de nove pessoas ligadas ao filme, incluindo atores, familiares e membros da equipe.
Além disso, houve um incêndio que destruiu o set de filmagem, exceto o quarto de Regan; e os acidentes e lesões que afetaram os atores.
Em certo momento das filmagens, as manifestações eram tantas que o diretor chamou um padre para abençoar o local, o que não surtiu efeito.
Portanto, como você já leu até aqui, comente e nos conte qual destes filmes de terror com bastidores assombrados você achou mais bizarro!