Quem gosta de filmes que tem reviravoltas e busca surpreender o público, vai gostar de Samaritano. Esse filme, é uma junção entre os clichês de Sylvester Stallone onde ele aparece como um herói indestrutível.
Na realidade, o filme puxa claramente o gancho de Guardiões da Galáxia vol. 2, onde Sylvester assume um papel de super-herói. Contudo, essa é a maior oferta do filme o que pode torná-lo um clichê massivo e fácil de esquecer.
Como a maior parte dos filmes mais recentes de super-herói como, Thor Amor e Trovão, Homem de Ferro 3 e Logan, Samaritano cria uma relação forte de amizade entre um velho e uma criança. Em resumo, esse filme pode prender a atenção do telespectador, mas deixa um sentimento de frustação no final.
Curiosidade sobre o Samaritano
O filme Samaritano é baseado em uma história em quadrinhos de uma editora americana, chamada Mythos Comics. Ao contrário dos super-heróis da Marvel, como Thor e Homem de Ferro, de início, Samaritano não era imaginado como um personagem de cinema. Ou seja, a sua única finalidade era existir nos quadrinhos.
Vale trazer que, a história de Samaritano começou no ano de 2015. Entretanto, pelo motivo que foi abordado, apenas sete anos depois esse HQs virou um filme. Além disso, é interessante saber que, ao contrário do filme, os quadrinhos de Samaritano nunca chegaram no Brasil.
Quando o filme Samaritano foi lançado
Samaritano foi lançado em 26 de agosto de 2022. Além disso, ele tem uma duração de 1h 41m. Desse modo, é um filme bem recente que segue o tempo de duração padrão do estilo.
Onde foi filmado o filme Samaritano?
As filmagens ocorreram em duas cidades de Atlanta e Georgia nos Estados Unidos. Contudo, as principais locações foram em Downtown Atlanta, Bulding, Auburn Avenue e no Distrito Federal da cidade.
Atualmente, Atlanta é um dos locais favoritos para produzir obras de super-heróis. Desse modo, filmes famosos da Marvel como Vingadores Guerra Infinita, Homem-Aranha: Longe de Casa, Cavaleiro da Lua e Gavião Arqueiro foram filmados nessa região.
Quando começaram as filmagens de Samaritano?
As filmagens de Samaritano começaram em fevereiro de 2020. Porém, por causa da pandemia da COVID-19 foi necessário interrompê-la por alguns meses e por consequência, o filme só ficou pronto em 2022.
Qual foi a nota de crítica do filme?
No IMDb, Samaritano alcançou cerca 6,1/10. Já no Rotten Tomatoes, a pontuação de 36% de aprovação. Logo, fica claro que esse filme não foi bem aclamado pelos críticos. Entretanto, no que tange ao público, o indicie de aceitação foi de 85%.
Elenco do filme Samaritano
O elenco de Samaritano é composto principalmente por, Sylvester Stallone, Javon Walton, Johan Philip, Shopia Tatum, Dascha Polanco. Existem outros atores que ajudam a dar vida à trama, mas tem um papel bem curto, como Moises Arias, Martin Starr e Abraham Clinkscales.
Quem é o diretor do filme Samaritano?
Julius Avery é o diretor de Samaritano. Conhecido por dirigir o filme de terror Overlord, Julius já tinha experiência em produzir filmes sombrios, mas nenhum que envolvesse super-heróis. Então, Samaritano foi um grande desafio para ele.
Quem foi o roteirista do filme Samaritano?
O roteirista da obra foi Bragi F Schut, profissional conhecido pelo seu trabalho em Homem de Ferro 3, Logan e o Profissional. Por coincidência, todos esses filmes, inclusive Samaritano tem uma relação de pai e filho, mestre e pupilo ou até mesmo um velho e uma criança.
Onde assistir ao filme Samaritano?
A única plataforma em que o filme está disponível é a Amazon Prime vídeo. Além disso, esse filme nunca chegou as telas de cinema. Logo, para contemplá-lo, os fãs precisam ter uma conta na plataforma citada.
Qual a história de Samaritano?
Sam Cleary de apenas 13 anos, suspeita que o seu vizinho da frente Sr. Smith é na verdade o Samaritano. Na história, o Samaritano é um protetor da cidade que foi dado como morto após lutar em um amazen com o seu inimigo, Nemesis.
Apesar da lenda de que Samaritano morreu queimado após a luta, Cleary não acredita na história e tenta localizar o seu maior super-herói a todo custo. Contudo, durante esse processo de busca, Sam acaba se envolvendo com uma gangue da cidade e a ajuda a efetuar um furto a uma loja de conveniência.
Após o furto, Sam se desentende com a gangue e por isso, tenta fugir até a sua casa. Durante a perseguição, o seu vizinho percebe que o jovem está em apuros e da uma surra em todos os meninos que tentavam machucá-lo.
Quando Sam vê o seu vizinho disparando golpes precisos e mostrando um alto nível de resistência e força, ele se convence que o reservado Sr Smith é quem ele tanto procurava.
Depois da suposta descoberta de Sam, ele se dedica a convencer o seu vizinho a assumir o seu papel de origem. Dessa maneira, a criminalidade que estava muito alta, deixaria de existir e finalmente, todos poderiam viver em paz e harmonia.
Como foi a interpretação de Sylvester Stallone?
O passar dos anos não prejudicou a atuação de Sylvester Stallone. Desse modo, o ator fez um protagonista que não foge muito do que ele está habituado, mas entrega exatamente o que se espera do personagem.
Durante o filme é preservado a característica dos personagens de Sylvester. Ou seja, aquele herói que é uma verdadeira muralha e que sempre tem as aparições e frases extremamente dramáticas. Então, quem sempre admirou essa característica, ficará satisfeito com o papel que foi concedido ao ator.
Quem são os principais personagens de Samaritano?
O filme gira em torno de três personagens principais, Sam Cleary de 13 anos, Sr Smith e Edwin. Contudo, existem outros que apesar de não aparecem muito, são essenciais para a história, como Sil, Reza, Arthur, Samaritano e Jace.
Apesar de não ser um elenco grande, ele conta com vários figurantes que ajudam a criar um cenário de bairro perigoso, que está cada vez mais dominado pela violência proferida pelas gangues locais.
Sr Smith: é um herói aposentado?
Interpretado por Sylvester Stallone é o personagem principal da trama e o que acreditam ser o salvador, Samaritano. Mas, deixando de lado a super força e o passado marcante, esse personagem é na realidade um senhor, que conserta aparelhos quebrados.
A história mostra que Smith é de fato um herói que cansou de lutar. Desse modo, mesmo morando em um bairro extremamente perigoso, ele ignora toda violência ao seu redor e deixa impune todos os malfeitores.
Nos últimos anos, a indústria cinematográfica tem mostrado o outro lado dos super-heróis. Ou seja, ela tem fugido um pouco do padrão de indivíduos que combatem o mal de forma incansável e conseguem ignorar os seus desejos de ter uma vida comum.
Um bom exemplo do ponto citado, é homem de ferro em vingadores guerra infinita. Nesse filme, Tony Stark precisa decidir entre salvar o mundo ou ficar com a sua família. Desse modo, de forma inconsciente, esses personagens fazem com que as pessoas se com eles. Afinal, não é incomum em alguns momentos, precisar decidir entre a vida profissional e pessoal.
No caso de Sr Smith, ele já tinha optado por ter uma vida comum e tranquila. Então, o filme mostra o processo de resistência do personagem em assumir o papel que o mundo deu a ele de super-herói.
Sam Cleary é muito clichê?
Infelizmente, Sam Cleary personagem interpretado por Javon Walton, é muito clichê. Basicamente, ele é aquela criança que acredita que dias melhores virão quando o seu herói-aposentado reagir.
Outro fator clichê do personagem é que, como a maioria das crianças desse tipo de história, ele toma as decisões erradas e assim, deixa o herói em apuros. Esse tipo de atitude foge da Marvel, mas se parece muito com outras histórias famosas como as Crônicas de Nárnia e até desenhos clássicos como, A pequena Sereia.
Nem tudo é negativo. Então, uma parte boa de Sam é que ele mostra como é difícil para um jovem da periferia resistir ao mundo do crime, mesmo que ele tenha uma figura materna presente.
No geral, Sam é uma criança que quer se provar e deseja ter a coragem de um super-herói. Mas, claro que, na realidade ele tem seus medos e inseguranças que é comum em qualquer ser humano.
Tiffany Cleary: é um bom personagem
Dascha Polanco deu vida ao personagem Tiffany Cleary, mãe de Sam Cleary. Na história, Dascha é uma mãe solteira que luta para que seu filho tenha um boa educação e estrutura. Ela aparece em poucas cenas e mesmo assim, deixa um bom legado para a saga.
Durante o filme é mostrado de forma sutil, que Tiffany apesar de estar perdida no mundo materno, ama seu filho e o protege com tudo que for necessário. Então, essa personagem reflete a realidade de várias mães solteiras ao redor do mundo.
Um ponto bem interessante é que, apesar de saber que Sam está se metendo em encrenca, ela nunca deixa de acreditar que ele tomará a decisão certa no final. Ou seja, esse personagem foge um pouco da mãe invencível que sabe exatamente o que fazer ou falar a todo momento.
Edwin poderia ter sido melhor?
A boa interpretação de Johan Philip não foi o suficiente para tornar Edwin um bom personagem. Na realidade, ele é o tipo de vilão que sempre se espera mais e dessa vez, toda a espera será sem retorno.
Basicamente, pouco se sabe sobre a história de Edwin, mas é mostrado que ele é um chefe de gangue e está à procura de um martelo poderoso, que era usado pelo rival de samaritano. Logo no meio no filme, ele consegue conquistar esse objetivo, mas tudo morre aí.
As lutas de Edwin com Smith são bem básicas e até cômicas. Em resumo, o único desejo dele é destruir a cidade e assim, concretizar o plano do seu ídolo. Mas, como todo clichê, esse plano cai sobre terra.
Infelizmente, Edwin é o típico vilão que será esquecido logo após o fim do filme. Ou seja, ao contrário de muitos, ele não terá uma longa lista de fãs que vão ficar presos em suas falas ou ações durante o filme.
Sil: uma tentativa drástica do filme
Sophia Tatum interpretou a personagem Sil, braço direito de Edwin que foi salva por ele quando criança e por isso, tem a sua eterna gratidão ao vilão. Durante o filme, fica claro que Sil foi criada para ser uma personagem durona que iria resultar várias cenas de ação, mas infelizmente isso fica só na expectativa.
A maioria dos filmes de heróis tem o vilão e o braço direito dele. Mas, para que isso gere um bom resultado, a junção precisa fazer sentido. Em resumo, a existência de Sil na trama pode se assemelhar grandes fogos de artificio que ao serem acionados, acabaram falhando.
Qual a contribuição de Reza para o filme?
Reza é um dos poucos personagens da gangue que possuí uma participação ativa no filme. No caso, ele é interpretado por Moises Arias, que faz um excelente trabalho ao dar vida ao personagem.
Depois de Edwin, Reza é um dos integrantes mais influentes da gangue. Desse modo, ele que deixa Sam participar de um roubo em uma loja. Contudo, quando ele vê que ao finalizar o assalto, as caixas recolhidas não tinham dinheiro, o desespero toma conta e para fugir da situação, ele delega a culpa pelo fracasso a Sam.
Edwin, ao ver que Sam mesmo sendo apontado como fracassado não baixa a cabeça, fica interessado pelo menino, o que deixa Reza furioso. Então, durante o filme, o que começou com uma parceria, termina com uma rivalidade.
Apesar de ter sido Reza que incentivou Sam a cometer o primeiro roubo, esse personagem é o responsável por fazer os ganchos na história. Logo, apesar de parecer inofensivo, a verdade é que, sem ele não haveria o filme.
A teoria citada fica clara quando, é associado que Reza chamou Sam para a gangue. Além disso, estimula a gangue a bater em Sam e por isso, Sr Smith mostra os seus talentos. Ou seja, sem esse episódio, Sam nunca teria visto o seu vizinho lutar.
Arthur precisava existir?
Martin Star, foi responsável por interpretar Arthur, um dono de loja e escritor que assim como Sam, acredita que o Samaritano está vivo. Na prática, esse personagem existiu para acrescentar um pouco de humor, mas infelizmente, ele não trouxe nenhuma contribuição para a história.
Jace teve uma ótima contribuição para o filme
Abraham Clinkscales deu vida ao personagem Jace, melhor amigo de Sam e com quem ele coletava fio para revender. Um dos pontos mais interessantes de Jace é que, apesar de ele não aparecer muito, contribuiu para a história e deixou uma boa mensagem.
Um dos motivos que levam Sam a brigar com a gangue é porque Jace foi encurralada por eles. Nesse momento, Sam precisou decidir entre proteger o amigo ou dar as costas. Logo, essa cena mostra um ponto importante na personalidade do personagem.
Para a vida, Jace mandou um ótimo recado. Isso porque, assim como Sam ele é convidado para saquear a loja de conveniência, mas se nega. Assim, ele mostra que a sua amizade não pode influenciar em suas escolhas, principalmente aquelas que vão de contra a sua vontade.
Na vida, é muito comum adolescentes tomarem decisões com base na escolha e influência de amigos. Logo, essa cena mostra que cada um deve escolher o que é melhor para si e isso, não deve causar desavenças na amizade.
Outro fator importante do personagem é que, Jace é um jovem negro e Sam é branco. Desse modo, de forma bem sútil, o filme quebra um padrão social e foge da maioria das produções que tem esse contexto.
Qual foi o maior erro na produção de Samaritano?
Na realidade, Samaritano teve um conjunto de erros em sua produção. O primeiro, durante o filme fica a sensação de que a história está sendo atropelada. Portanto, quem gosta de contos estruturados provavelmente vai ficar frustrado com a produção.
Como foi dito, Samaritano é um filme muito clichê, mas esse não é o problema central. O que realmente incomoda, é que toda história é baseada em uma surpresa que dura em torno de dez segundos. Contudo, é evidente que nenhuma produção deve ser feita com base em sustos e revelações.
Outro fator do filme é que, ele tinha um potencial que não foi aproveitado. Isso porque, Samaritano é um quadrinho produzido desde 2015. Logo, era super possível ter aproveitado melhor a história, os personagens e desenvolver algo que realmente prendesse a atenção e admiração do público.
Durante a história, Samaritano traz um tom de drama que envolve a vida de um herói cansado com a violência de um bairro perigoso. Mas, infelizmente, até esse ponto é atropelado o que faz a trama ser difícil de ser apreciada.
Além de todos os problemas citados, é importante afirmar que as cenas de luta de Samaritano foram muito rasas. Além disso, as posições das filmagens não ajudaram nesse processo. Mas, em resumo, esse é um filme que deve ser visto sem grandes expectativas.
Afinal, vale a pena assistir Samaritano?
Samaritano é um filme que vale a pena assistir em apenas algumas condições. A primeira: o telespectador ser um grande fã de Sylvester Stallone. A segunda: suprir a curiosidade do segredo que contém no filme. A terceira: gostar muito do clichê.
A verdade é que, Sylvester Stallone tem uma grande contribuição para o mundo cinematográfico. Desse modo, ele colecionou fãs que desejam prestigiar o ator em todas as suas realizações. Além disso, essa é uma oportunidade para revê-lo como protagonista de uma obra, o que de fato, não ocorria a um bom tempo.
Um ponto bom de Samaritano é que ele foge das cenas de violência explicita. Portanto, ele vale a pena ser assistido por aqueles que adoram filmes de ação, mas deixam de assistir por conta da resistência em ver ossos quebrados e expostos.
Apesar de todos os problemas, Samaritano é um filme típico de super-herói e pode agradar diversos telespectadores. Afinal, como foi dito, o seu indicie de aprovação para o público foi de mais de 80%. Então, talvez, ele possa lhe agradar.
Samaritano é o tipo de obra que, nos primeiros cinco minutos é possível adivinhar boa parte do filme. Entretanto, mesmo assim, ele consegue despertar e arrancar risos, causar tensão e até espanto.
Vai ter Samaritano 2?
Até o momento ainda não há confirmação da Amazon sobre se haverá um novo filme do Samaritano. Contudo, se a história seguir os quadrinhos, provavelmente terá continuação.
Há especulações de que, se houver um novo filme, será mostrado Sam como um “novo Samaritano”. Isso porque, o ator Sylvester Stallone apesar da sua bela atuação, já tem cerca de 76 anos. Portanto, cada dia ficará mais difícil para ele fazer parte das cenas de ação.
Como as críticas sobre o filme foram bem severas, o ideal é aguardar um posicionamento da Amazon. Assim, será possível saber de fato se haverá continuação e ainda, descobrir como será a próxima história.