Monica Rambeau
Imagem: Monica Rambeau/ Reprodução

Monica Rambeau foi apresentada ao Universo Cinematográfico da Marvel no primeiro filme da Capitã Marvel quando ainda era uma criança. Ela é filha da piloto Maria Rambeau (melhor amiga de Carol Denvers) e está de volta na série WandaVision, interpretada pela atriz Teyonah Parris.

O que poucos sabem é que a personagem já existe a muito tempo, sendo que sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel foi em 1982. Diferentemente do que foi mostrado no UCM, ela foi a primeira Capitã Marvel, assumindo este manto, meses após a morte de Mar-Vell.

Nos primeiros episódios de WandaVision, Geraldine aparentava ser mais um dos personagens aprisionados por Wanda em sua ilusão, mas aos poucos começamos a ter pistas indicando que ela não se encaixava muito bem naquela realidade.

No desenrolar da série descobrimos que ela na verdade é Monica Rambeau, uma importante agente da S.W.O.R.D. ou E.S.P.A.D.A. que foi apagada durante o “Blip”. Ao voltar, Rambeau descobriu que sua mãe (uma das fundadoras da organização) já havia falecido, vítima de um câncer.

Sua primeira missão após ser reativada, é investigar o desaparecimento de uma cidadezinha de Nova Jersey chamada Westview. O que ela não imagina é que toda aquela região foi completamente envolvida por uma realidade paralela criada por Wanda Maximoff.

Monica foi puxada para dentro da dimensão televisiva ao chegar perto demais dos limites da imensa redoma de energia que ficou conhecida como HEX e acabou ficando presa na ilusão sem se lembrar de sua vida anterior.

Ao perceber a falha, Wanda rapidamente trata de expulsar Monica de seu “programa” e faz com que ela seja jogada para fora da barreira de energia extradimensional. Uma vez fora, Rambeau acaba recuperando a memória e pode continuar sua investigação ao lado de Jimmy Woo e Darcy Lewis.

A agente da E.S.P.A.D.A. sabe que existe alguma coisa errada com a Vingadora e que ela precisa de sua ajuda, decidindo assim atravessar novamente os limites do HEX para retirar Maximoff daquela falsa realidade.

Porém, esta barreira é capaz de gerar grandes níveis de CMBR, que são micro-ondas de radiação cósmicas resultantes do Big Bang. Essa energia é um resquício direto da criação das Joias do Infinito, algo muito parecido com o que deu origem aos poderes de Carol Danvers, e aos da própria Wanda.

Monica Rambeau
Imagem: Monica Rambeau- WandaVision/ Reprodução

Ao atravessar os limites do HEX pela terceira vez, Monica é bombardeada pela radiação e seu DNA é reescrito à nível molecular. Esta decisão poderia tê-la matado, mas ao invés disso, ela acabou ganhando algumas capacidades sobre-humanas.

O episódio 7 nos revelou que Rambeau passa a ver todos os tipos de energia emanando da rede elétrica e dos transformadores de energia, e nos mostrou também seus poderes ao se defender de um dos ataques de Wanda.

Ainda não sabemos qual será o real peso que a personagem terá para no desfecho da primeira temporada de WandaVision, mas com certeza ela será muito importante nas próximas produções do Marvel Studio.

Inclusive a sua participação em Capitã Marvel 2 já está confirmadíssima e não poderia ser diferente. Ela fará parceria com Carol Denvers e a jovem Kamala Khan no próximo filme da heroína que promete ser incrível.

A origem de Monica Rambeau nos quadrinhos

Monica Rambeau foi criada Roger SternJohn Romita Jr. e sua primeira aparição foi na revista “Amazing Spider-Man Annual” #16 em 1982, onde foi apresentada aos Vingadores e nomeada pela mídia, como Capitã Marvel.

A filha de Frank e Maria Rambeau nasceu em Nova Orleans no estado de Louisiana e sempre se dedicou ao serviço público. Ela foi tenente da patrulha portuária de sua cidade, onde trabalhava ao lado do policial John Audain.

Sua vida entraria em colapso quando um amigo da família, o professor Andre LeClare pedisse sua ajuda. Ele havia desenvolvido um gerador de energia extra-dimensional a partir do financiamento de um ditador sul-americano chamado Ernesto Ramirez, que pretendia usar essa tecnologia para o mal.

Ramirez entregou o projeto de LeClaire ao cientista Felipe Picaro, mas LeClare e Monica se uniram para destruir o protótipo de Picaro. Na luta, Monica foi bombardeada com energias extra-dimensionais e ganhou a incrível habilidade de converter seu corpo em energia.

LeClare pediu à Monica que usasse essa capacidade para combater o crime e ela acabou deixando seu cargo na patrulha portuária e para começar a viver suas aventuras.

Poderes e Habilidades

Por causa de sua intensa exposição ao equipamento do professor LeClaire, Monica ganhou a habilidade de se transformar em qualquer tipo de energia que esteja no espectro eletromagnético.

Dentre as várias formas que ela já assumiu e foi capaz de controlar, estão os raios gama, raios-X, radiação ultravioleta, luz visível, eletricidade, radiação infravermelha, micro-ondas e ondas de rádio.

Ela aparentemente realiza essa transformação, por mentalmente mover o seu corpo para a dimensão de onde ela retira sua energia e o substitui por uma quantidade correspondente da mesma energia nesta dimensão.

A sua mente permanece imóvel para que ela possa controlar a parcela energética que tomou o lugar do seu corpo. Ao assumir uma determinada forma, ela ganha todas as propriedades físicas de seu espectro.

Monica pode permanecer durante um tempo ilimitado em sua transformação, mas só pode se tornar um comprimento de onda por vez, tendo a capacidade de trocar de um tipo de energia para a outro em fração de segundos.

A capacidade total de seus poderes ainda não é conhecida, mas uma extensa manipulação pode ser fisicamente cansativa, uma vez que ela tenha retornado à sua forma física.

Monica Rambeau
Imagem: Monica Rambeau/ Marvel Comics

Poderes

Voo: Ela é capaz de voar em qualquer um dos seus comprimentos de onda.

Super Velocidade: Monica é capaz de se mover e reagir a velocidades super-humanas, que vão desde a velocidade do som até a velocidade da luz.

Intangibilidade: Ela é capaz de atravessar matéria sólida e certos campos de energia, dependendo de seu cumprimento de onda.

Invisibilidade: Ela é geralmente invisível na maioria de suas formas, mas pode se tornar visível.

Duplicação de energia: Quando ela encontra uma nova ou desconhecida energia, Monica geralmente pode a duplicar se tiver tempo de analisa-la.

Absorção de energia: Ela é capaz de absorver energia, dese que a sua própria forma de energia for do tipo e comprimento de onda certo.

Rajadas de energia: Ela pode mentalmente controlar tanto o tipo quanto a quantidade de energia que ela deseja transmitir e também pode desviar a energia para usa-la como rajadas de força.

Alteração de aparência: Monica pode usar suas habilidades sobre a luz para moldar sua energia e modificar sua aparência e exteriormente tomar a forma de outras pessoas.

Habilidades

Memória fotográfica: Desde que ela adquiriu seus poderes, a memória de Monica alcançou seu pico, permitindo a ela se lembrar de tudo que aprende.

Líder habilidosa: Monica possui habilidades de liderança e experiência na aplicação da lei.

Perita em combate: Ela é uma excelente atiradora e combatente desarmada, devido à sua formação policial.

Quando foi integrante dos Poderosos Vingadores liderados por Luke Cage, Monica namorou o herói e cientista conhecido como Marvel Azul. Depois de muito tempo estudando os poderes de Rambeau, ele foi capaz de deduzir que enquanto a heroína permanecesse em sua forma energética, seria fisicamente imortal.

A Importância de Monica Rambeau para os Vingadores

Monica sempre foi uma figura de destaque dentro dos Vingadores, chegando até mesmo à guia-los em várias missões. Vestindo o manto de Capitã Marvel ela rapidamente ganhou o respeito de todos e após alguns anos assumiu como líder da equipe.

No início de suas aventuras, a heroína acabou tendo um encontro com o Homem-Aranha, o qual teve a gentileza de apresenta-la aos Vingadores. Ela então passaria por um treino especial com o intuito de controlar melhor seus poderes.

Rambeau entrou para a equipe como um membro em treinamento, assistida pelo Capitão América e pela Vespa, porém rapidamente seria efetivada na equipe. Ela ficou sabendo sobre a história do antigo super-herói Capitão Marvel (nome usado pelo guerreiro alienígena Mar-Vell), mantendo seu manto em homenagem a ele.

Seu codinome seria contestado algumas vezes, em princípio pelo Semideus Starfox (Eros), que inicialmente desaprovou o uso do nome de seu amigo pessoal, mas após conhecer os feitos e a boa índole de Monica, à reconheceu como uma sucessora a altura do herói.

Ao longo de sua jornada nas histórias da Marvel a personagem já passou por diversas mudanças e seu nome de heroína também foi alterado algumas vezes. Dentre os títulos, além de Capitã Marvel, ela já foi Pulsar, Fóton e atualmente nos quadrinhos é conhecida como Espectro.

Marvel Comics 1
Imagem: Monica Rambeau/ Marvel Comics
Conheça mais personagens incríveis em:

Ainda não sabemos qual será o nome utilizado por Rambeau no UCM, porém existe um forte indício de que seja Photon, uma vez que Carol Denvers já assumiu o posto atual de Capitã Marvel no universo criado para os cinemas.

Este palpite surgiu por se tratar de uma referência direta à mãe da personagem, que foi uma piloto da Força Aérea dos Estados Unidos conhecida por este apelido. Além disso, Maria Rambeau também foi uma fundadora da organização conhecida como E.S.P.A.D.A., onde Monica atua nos dias de hoje.

Nas HQ’s, Rambeau participou de muitas aventuras ao lado dos Vingadores, lutando contra inimigos como os Inumanos, os cientistas malignos do Enclave, o Aniquilador, os Homens-Lava, Morgana Le Fay, Maelstrom, os Skrulls, Kang, Attuma e Tyrak, além de enfrentar a Legião dos Mortos-Vivos do Grão-Mestre que formaram um exército durante as Guerras Secretas.

Quando os Mestres do Terror (Rocha lunar e Blackout, liderados pelo Barão Zemo) arquitetaram um ataque à Mansão dos Vingadores e prenderam Monica em uma armadilha na Dimensão da Força Escura, ela foi capaz de se livrar a tempo de ajudar os heróis. Neste embate Rocha Lunar foi detida e Blackout foi morto.

Monica também foi recrutada pelo Pantera Negra para ajudar com uma epidemia de vampiros que se instalou em Nova Orleans após o furacão Katrina, fazendo parte de uma equipe composta de Luke Cage, Blade e o Irmão Voodoo. Sua habilidade em utilizar energia luminosa, permitiu que ela enfrentasse os sugadores de sangue facilmente.

E no arco chamado Guerra Civil, onde Esteve Rogers e Tony Stark se enfrentaram, Monica foi recrutada pelo Capitão América para integrar a equipe que ficou conhecida como Os Vingadores Secretos.

Por todas as batalhas que a heroína já travou ao lado dos Vingadores e outras equipes dos quadrinhos da Marvel, fica meio óbvio que ela será uma personagem muito requisitada no futuro do UCM.

Outro fator que pesa muito para a integração de Monica Rambeau dentro dos filmes e séries do Marvel Studios, é o tamanho da representatividade que essa personagem carrega. Além de ser a primeira mulher a vestir o manto de Capitã Marvel, ela também foi a primeira heroína negra a fazer parte das histórias da editora.

E como se não fosse o bastante, Rambeau é dona de poderes incomparáveis e um forte instinto de liderança. Ela pode facilmente se tornar uma figura de destaque dentro dos Vingadores, assim como no passado ela foi muito importante para o desenvolvimento de várias histórias da equipe.

WandaVision está atualmente disponível no catálogo de séries do Disney+. Confira o trailer da primeira temporada abaixo:

E aí galera, depois de todas essas informações e curiosidades sobre Monica Rambeau, em que nível ficou a sua curiosidade sobre o desfecho de WandaVision e o futuro da heroína no Universo Cinematográfico da Marvel?

Então não marque bobeira!!!

Fique por dentro de todos os lançamentos do Marvel Studios em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade no universo incrível da cultura POP!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui