Cena de Megalopolis (2024). Créditos: American Zoetrope
Cena de Megalopolis (2024). Créditos: American Zoetrope

Foi divulgado hoje que a Lionsgate Films irá distribuir Megalopolis nos Estados Unidos e no Canadá e que o filme estreará comercialmente nos dois países em 27 de setembro de 2024. A produção marca o retorno de Francis Ford Coppola a direção de um filme depois de 13 anos. A última vez que o lendário cineasta esteve a frente da direção de um filme foi em 2011, com o terror Virgínia, que foi exibido apenas em poucas salas de cinema mundo afora e foi recebido de forma fria pela crítica especializada.

Megalopolis é escrito, produzido e dirigido por Coppola e é estrelado por um elenco de primeira linha, contando com atores, como Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jon Voight, Laurence Fishburne, Talia Shire, Jason Schwartzman, Kathryn Hunter, Grace VanderWaal, Chloe Fineman, James Remar, D. B. Sweeney e Dustin Hoffman.

Megalopolis: sonho antigo de Francis Ford Coppola

Megalopolis é um sonho antigo de Francis Ford Coppola, que começou a desenvolver o filme há mais de 40 anos atrás, em 1983. Contudo, devido à complexidade e magnitude do projeto, ele acabou sendo adiado por quatro décadas. Agora, aos 85 anos de idade, o genial cineasta resolveu que deveria finalmente tirar o projeto do papel e resolveu fazê-lo a partir de 2019. Depois de muitas dificuldades, as filmagens começaram em 2022 e foram concluídas em fevereiro de 2023.

Devido ao fato de ser um sonho pessoal de Coppola, o cineasta resolveu não poupar despesas e Megalopolis custou cerca de 120 milhões de dólares para ser produzido, o maior orçamento de toda a carreira do diretor. O mais interessante é que Francis Ford Coppola financiou o filme com seu próprio dinheiro, através de sua produtora, a American Zoetrope, que ele fundou em 1969 ao lado de outro gigante do cinema, o também cineasta George Lucas.

Cena de Megalopolis (2024). Créditos: American Zoetrope
Cena de Megalopolis (2024). Créditos: American Zoetrope

Megalopolis foi exibido no Festival de Cannes desse ano onde, inclusive, concorreu a prestigiada Palma de Ouro. Contudo, apesar de seu elenco estelar e de seus inquestionáveis valores de produção, a obra dividiu a crítica especializada. Enquanto alguns disseram que o filme é um dos melhores da carreira de Coppola e, possivelmente, sua obra-prima, outros acharam a obra desnecessariamente grandiosa, confusa e, até mesmo, pretensiosa. Atualmente, o filme mantém uma taxa de aprovação de 52% no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet.

O que se sabe com certeza é que, muito provavelmente, Megalopolis terá enormes dificuldades para recuperar seu custo de produção nas bilheterias. Devido a seu orçamento grandioso e sua complexidade, a maioria dos críticos e especialistas de mercado acredita que a obra tenha muito pouco apelo comercial e, dificilmente, será um sucesso de bilheteria. Muitos, inclusive, acreditam que a obra seja comercialmente inviável. Apesar disso, como dissemos acima, Coppola conseguiu encontrar um distribuidor para o filme.

Apesar de todas essas dificuldades, Francis Ford Coppola parece não se importar. O cineasta tem 85 anos de idade e Megalopolis era um sonho antigo seu. Provavelmente, ele não quis morrer sem antes realizar, com todos os recursos que dispunha, esse projeto. Levando em consideração a idade de Coppola e o fato que nos últimos 25 anos ele só dirigiu cinco longa-metragens, esse pode muito bem ser seu último filme. Dessa forma, vale a pena assistir à despedida de um dos maiores nomes da história da sétima arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui