Jared Leto como Morbius

Parece que, apesar de bastante explorados nos últimos anos, os personagens do universo do Homem-Aranha ainda têm muito o que dar. Prova disso, é que só nos últimos seis meses três filmes baseados em personagens desse universo estrearam nos cinemas do mundo todo com bastante sucesso.

O mais bem-sucedido deles foi Homem-Aranha: Sem Volta para Casa que estreou em dezembro passado. Parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), o filme contou com personagens de todas as adaptações cinematográficas, sobre o personagem, feitas até então e teve a presença dos três homens-aranha protagonistas dessas adaptações.

Tobey Maguire, que interpretou o “cabeça de teia” (como é carinhosamente apelidado pelos fãs) na trilogia dirigida por Sam Raimi. Andrew Garfield, que interpretou o personagem nos dois filmes da franquia O Fantástico Homem-Aranha, dirigidos por Marc Webb. E Tom Holland, o Homem Aranha do Universo Cinematográfico Marvel. Claro que como tudo isso, o filme não poderia dar errado. A obra arrecadou quase 2 bilhões de dólares e foi o filme mais assistido de 2021.

Aliás, se você der uma olhada na lista de dez filmes mais assistido no mundo no ano passado, você encontrará outro filme baseado em personagens do universo do Homem-Aranha, Venom – Tempo de Carnificina. Parte do Universo Homem-Aranha da Sony (SSU) e continuação de Venom (2018), a obra arrecadou mais de 500 milhões de dólares em bilheterias e foi o sétimo filme mais assistido de 2021.

Agora, é a vez de Morbius. Baseado, assim como Venom, em um arquirrival do Homem-Aranha transformado em anti-herói, o filme conta a história de um cientista brilhante que se transforma em vampiro após se curar de uma doença genética rara. O filme estreou em 31 março no Brasil e, segundo o site especializado Filme B, arrecadou cerca de 9 milhões de reais em seu final de semana de estreia. De acordo com o mesmo site, esses números de Morbius já fazem dele o sétimo filme mais assistido no país em 2022.

Mas não foi só aqui que Morbius estreou bem. A obra também liderou as bilheterias do fim de semana nos Estados Unidos arrecadando, segundo o site especializado Box Office Mojo, pouco mais 41 milhões de dólares. Isso somado aos 44,9 milhões de dólares que o filme arrecadou no resto do planeta, fez com que ele tenha arrecadado cerca de 86 milhões de dólares em bilheterias no mundo todo nesse fim de semana.

Morbius foi especialmente bem no Reino Unido, países da Europa, do Oriente Médio, México e Brasil. O filme, segundo diversas fontes, custou entre 75 e 83 milhões de dólares para ser feito e não tem sido poupado pela crítica especializada. No site especializado Rotten Tomatoes, Morbius obteve aprovação de apenas 16% e foi classificado como ruim pela maioria dos críticos. Portanto, os produtores da obra ainda não podem comemorar, já que ainda falta muito para o filme recuperar o que foi gasto em sua produção e começar a dar lucro. Até porque, nunca é bom subestimar o valor do “boca a boca”. Ou seja, da propaganda (negativa ou positiva) daqueles que já foram aos cinemas assistir ao filme.

E tem mais, tanto as cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa quanto as de Morbius mostram a real possibilidade de uma fusão (ou ao menos um crossover) entre os universos Marvel (MCU) e Homem-Aranha da Sony (SSU). Isso porque, um personagem importante do MCU aparece nas cenas pós-créditos de Morbius, enquanto um personagem importante do SSU aparece nas cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Agora é esperar o que vem pela frente nessas duas franquias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui