Konami - Divulgação
Konami - Divulgação
Fundação:21 de março de 1969, Toyonaka, Osaka, Japão
SedeChuo, Tóquio, Japão
FundadorKagemasa Kozuki
Atuais donosFamília Kozuki
Países que operaAtuação Global
O que ofereceJogos eletrônicos

A Konami possui uma trajetória interessante e muito inspiradora no mercado internacional. Embora seja bastante famosa por seus jogos de futebol, o sucesso da empresa não pode ser resumido apenas a eles. Afinal, a companhia é versátil e se reinventou a cada lançamento, sendo hoje uma das empresas de jogos mais valiosas do mundo.

Residente do Japão, a empresa carrega uma tradição e valores sólidos em relação ao trabalho. Como resultado, os jogos que a companhia lança sempre ajudam a criar uma mudança positiva no mercado. Então, continue a leitura para entender melhor o que a Konami oferece, sua trajetória e quem gerencia esse grande empreendimento.

O que a Konami oferece?

A Konami desenvolve e produz jogos de videogame, além de máquinas de caça-níqueis, brinquedos, animes, filmes e mais. Fundada em 1969, a empresa começou como locadora e restauradora de jukeboxes na cidade de Osaka, localizada quase no centro do Japão.

O sucesso da empresa começou nos anos 70 após lançar consoles de mesa de grande notoriedade. Além de ter seus jogos frequentemente encontrados nos arcades, a Konami também lançou títulos nas plataformas da Nintendo, Atari e Sega. Ao passo que a tecnologia evoluiu, a empresa também lançou jogos para Xbox e PlayStation.

Continue depois da publicidade

A Konami conquistou um enorme sucesso graças à divisão de games que criou jogos memoráveis. Por exemplo, Metal Gear, Castlevania, Silent Hill e o Dance Dance Revolution. No ramo dos jogos de futebol, a empresa lançou a franquia International Superstar Soccer ou Winning Eleven no original. Os jogos dessa temática conquistaram muitos fãs no Brasil.

O portfólio da Konami não se resume apenas a jogos ou produtos relacionados. A companhia também investe nos setores fitness e de esporte. Nesse sentido, a empresa disponibiliza equipamentos de exercício e espaços de treino para o público treinar com os melhores recursos do mercado.

Não o suficiente, a Konami também possui parques de diversão repletos de fliperamas. Além disso, também disponibiliza máquinas caça-níqueis para quem gosta de fazer apostas. Konami está sediada no Japão, mas também tem escritórios na América, Europa e Austrália.

Quando a Konami foi fundada?

A fundação da Konami aconteceu em 21 de março do ano de 1969 em Osaka, Japão. No começo, a marca somente consertava, restaurava e locava máquinas de jukeboxes. Somente nos anos seguintes que a empresa conquistaria a atenção e respeito do mercado lançando jogos e outros eletrônicos.

Continue depois da publicidade

Quem são os fundadores da Konami?

Kagemasa Kozuki - Reprodução Forbes
Kagemasa Kozuki – Reprodução Forbes

Kagemasa Kozuki é o principal responsável pela criação e desenvolvimento da Konami. Apesar da idade avançada, Kagemasa ainda é um participante ativo do gerenciamento da Konami. Ele é o CEO da empresa, mantendo os valores da empresa desde a criação do negócio.

O nome “Konami” surgiu pela junção dos nomes KOzuki (Kagemasa Kozuki), NAkama (Yoshinobu Nakama) e Miyasako (Tatsuo Miyasako). Kagemasa e outros fundadores da Konami adquiriram esses parceiros durante os anos 70. Traduzindo do idioma japonês, “Konami” tem o significado de “ondas pequenas”.

Quem são os atuais donos da Konami?

Os membros da família Kozuki ainda mantém uma participação ativa nos negócios da empresa. Afinal, eles são donos de 29% das ações do empreendimento, sendo os maiores acionistas da empresa. Takuya Kozuki é quem representa a cadeira da presidência no momento.

Por sua vez, Kimihiko Higashio possui a cadeira da vice-presidência. Eles gerenciam um negócio com mais de 10.000 funcionários ativos ao redor do mundo.

Continue depois da publicidade

História da Konami

Sendo uma das empresas de jogos eletrônicos mais tradicionais do planeta, a Konami chegou ao mercado em 1969. A princípio, a empresa era conhecida por Konami Industry Co. Ltd. Depois de quatro anos da sua criação, a marca utilizou mais de 1 milhão de ienes para produzir os seus primeiros arcades. Como resultado, os jogos Space Ship, Space King e outros dominaram os fliperamas.

O sucesso da empresa foi tão grande e imediato que logo a marca passou a exportar máquinas para os EUA. Esse negócio rendeu excelentes frutos, visto que ampliou o capital da empresa para mais de 40 milhões de ienes na época.

Durante os anos 80, a marca continuou a crescer e se consolidar no mercado. Como resultado, a Konami abriu mais um escritório na cidade de Osaka e modernizou a sua logomarca. A mesma iniciativa aconteceu na América, abrindo mais possibilidades de negócios. Na mesma época, a Konami expandiu seus jogos para consoles e computador, tudo isso no período de quatro anos.

Por causa do seu rápido crescimento, a Konami já gerenciava diversos escritórios no Japão e América. O capital de 300 milhões de ienes garantia o investimento necessário para novos aprimoramentos de infraestruturas, jogos ou máquinas. Por esse motivo, em 1984 surge a mais nova sede na Europa dentro da Alemanha e Reino Unido.

Continue depois da publicidade

A empresa já tinha conquistado mais jogadores com o lançamento de Frogger anos antes. Nessa mesma época, a Konami iniciou os primeiros lançamentos com jogos de esportes, como Hyper Sports, Konami’s Soccer e mais. Mesmo assim, a empresa não esqueceu as suas raízes e lança em 1986 o Castlevania, game com ótima jogabilidade e ação baseado no universo de vampiros.

O sucesso de Metal Gear e a mudança para a empresa

Em 1987, a Konami lançou o jogo que mudaria os rumos da empresa: Metal Gear. O primeiro jogo recebeu uma modesta, mas rápida aceitação do público por causa da mecânica de jogo e narrativa mais complexas. Porém, o game se consolidou no mercado em 1998 com o lançamento de Metal Gear Solid. O terceiro jogo da franquia alcançou a incrível marca de 15 milhões de cópias vendidas pelo mundo.

Quanto ao enredo, o jogador deve controlar um personagem e fazê-lo avançar nos cenários sem ser detectado. A proposta é concluir as missões sem ser visto ou evitar o combate com outros jogadores. Graças ao enredo complexo e conteúdos adicionais, o jogo se tornou referência na modalidade de combate furtivo.

A Konami lançou o primeiro jogo em 1987 para as plataformas Commodore 64 e MSX 2. Depois, o jogo recebeu uma adaptação para NES antes da sequência Metal Gear: Solid Snake chegar ao mercado. Essa sequência teve um lançamento limitado somente ao Japão.

Continue depois da publicidade

O sucesso exponencial da franquia Metal Gear ajudou a consolidar o nome da Konami no mercado. Afinal, a progressão contínua do enredo e jogabilidade aprimorada proporcionou aos fãs o que eles procuravam em jogos de ação furtiva. Com a inclusão dos novos consoles, a experiência fluída proporcionada pelo jogo transformou a maneira como os jogadores se envolviam com jogos do tipo.

A criação anunciada por Hideo Kojima, um dos maiores nomes da empresa na época, também conquistou a crítica. Com mais de 90 pontos no Metacritic, Metal gear Solid é um dos lançamentos mais bem avaliados da Konami no mercado.

Outras ações da empresa

A Konami permaneceu ativa, tanto no mercado de jogos eletrônicos quanto em outros empreendimentos. A princípio, a empresa desenvolveu uma fábrica apenas para máquinas de jogos na cidade de Las Vegas. Não o suficiente, a empresa passou a realizar competições de e-sports e expandir a distribuição de jogos móveis.

Porém, a empresa ganhou bastante destaque com a sua divisão para esportes. No ano de 2011, a Konami construiu um centro de treinamento a fim de patrocinar atletas conhecidos e novatos. O investimento deu tão certo que o Japão manteve forte presença nas Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro.

Continue depois da publicidade

Essas duas equipes conquistaram juntas 11 medalhas, número impressionante e que correspondeu ao investimento da marca. Ademais, a Konami também possui projetos para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Ou seja, a marca quer elevar junto aos resultados dos seus empreendimentos o senso de responsabilidade social com a população.

A Konami também já investiu na produção de filmes baseados em suas franquias de jogos. Por exemplo, os filmes de Silent Hill, cujo o primeiro longa é considerado como bastante fiel ao jogo. Além disso, a empresa também produz séries, como o Castlevania, sucesso da plataforma Netflix. Com o crescimento contínuo do mercado de streaming, outros jogos da empresa podem ganhar adaptação muito em breve.

Divergências com a equipe interna

A Konami é marcada por inúmeros sucessos ao longo da sua trajetória. Porém, ela é o centro de uma polêmica envolvendo um dos seus funcionários mais estimados pelo público, o Hideo Kojima. Tudo porque a empresa lançou Playable Teaser, jogo desenvolvido por Kojima, mas não o creditou como criador do jogo. O lançamento iniciou uma polêmica que comprometeu a parceria da empresa e desenvolvedor.

Além disso, Hideo trabalhou em um jogo derivado da franquia Silent Hill. O lançamento da versão de teste do jogo recebeu aclamações do público e gerou comoção antes do lançamento oficial. Esses e outros jogos, como Metal Gear Solid V, foram os últimos lançamentos da parceria entre Konami e Kojima.

Continue depois da publicidade

Não se sabe ao certo se Hideo Kojima pediu demissão da Konami ou se a empresa demitiu seu ex-funcionário. Além disso, Hideo Kojima não participou da agenda de lançamentos da empresa em alguns eventos importantes, como o TGA de 2015. De acordo com ele, a companhia não permitiu a sua participação durante o encontro.

Em seguida a esse episódio, a Konami decidiu retirar o jogo Playable Teaser do catálogo da PlayStation. Depois, designou outra equipe para gerenciar a franquia Metal Gear e futuros lançamentos. Por fim, a empresa rompeu relações de trabalho com Hideo Kojima, mas o desenvolvedor voltou ao mercado com a sua própria marca no ano seguinte, a Kojima Productions.

As divergências entre a Konami e Hideo Kojima afetou o desenvolvimento e recepção de alguns jogos da empresa. Por exemplo, a franquia Metal Gear, após receber o gerenciamento de uma nova equipe, recebeu críticas mistas do público e especialistas. Ademais, os jogos desenvolvidos durante o desligamento de Hideo Kojima da Konami, como o derivado Silent Hills, estão engavetados por tempo indeterminado.

Alguns dos jogos de maior sucesso da Konami

A Konami completou mais de 50 anos de existência no mercado desde que foi criada. Desde a sua fundação, a empresa conseguiu emplacar jogos influentes e de grande sucesso no mercado mundial. Nesse sentido, veja a seguir os jogos de maior sucesso da Konami até hoje.

Continue depois da publicidade

Castlevania (1986)

Castlevania - Divulgação
Castlevania – Divulgação

A franquia Castlevania ajudou a consolidar a marca da Konami no mercado mundial. O jogo influenciou bastante o mercado dos jogos, tanto que ajudou a criar o gênero “Metroidvania”. A primeira versão da série chegou ao mercado em 1986 e desde então atraiu milhões de fãs para a franquia.

O sucesso estrondoso de Castlevania motivou a Konami lançar dezenas de jogos da franquia. Um dos mais bem recebidos pelo público é o Castlevania: Symphony of the night que chegou ao mercado em 1997. Hoje, um dos lançamentos mais recentes é o Lords of Shadow 2. Esse lançamento traz a essência da franquia com mecânicas avançadas que tornam a experiência de jogo ainda mais dinâmica.

Contra (1987)

Contra - Divulgação
Contra – Divulgação

A princípio, Contra chegou ao mercado em 1987 nos arcades, mas migrou para NES no ano seguinte. Essa foi uma medida da Konami para popularizar a marca no console da Nintendo. Em resumo, o jogo multiplayer de tiro mostra dois soldados numa missão de infiltração para impedir uma invasão alienígena ao planeta.

Assim como outros títulos da Konami, Contra ganhou sequências que ajudaram a aumentar a popularidade da franquia entre o público. Por causa das constantes melhorias, a franquia passou por diversos consoles a fim de garantir acesso do público a todas as funções do jogo.

Continue depois da publicidade

Frogger (1981)

Frogger - Divulgação
Frogger – Divulgação

Apesar de ser um jogo aparentemente simples, Frogger surgiu para desafiar os jogadores mais exigentes. Nesse sentido, a jogabilidade dele é mais difícil, contudo, o jogo é bastante divertido e simples de acessar. Na prática, o jogador deve controlar um simpático sapo para passar por obstáculos sem ser atingido por eles.

Sendo um sucesso no Atari e nos arcades, Frogger recebeu lançamentos nos consoles mais modernos. Além dos gráficos mais refinados e bem trabalhados, a jogabilidade melhorou bastante. Seja a primeira versão ou os relançamentos recentes, Frogger é um sinônimo de diversão no catálogo da Konami.

International Superstar Soccer (1995)

International Superstar Soccer - Divulgação
International Superstar Soccer – Divulgação

O Internacional Superstar Soccer gerou uma comoção no mercado brasileiro de jogos de futebol. Mesmo que o primeiro jogo seja mais simples tanto em aparência quanto jogabilidade, o lançamento trouxe novas possibilidades para esse ramo. Por esse motivo, a Konami investiu em uma atração mais completa e rica visualmente para o público fiel.

Esse jogo é marcado pela grande quantidade de times e seleções disponíveis para jogar. Com o intuito de tornar a experiência dinâmica, a Konami incluiu sistema de senhas, torneios e sistema de edição de uniformes. A franquia foi um fenômeno imediato no Brasil e incentivou a desenvolvedora a investir mais nos produtos lançados no país.

Continue depois da publicidade

Metal Gear Solid (1987)

Metal Gear - Divulgação
Metal Gear – Divulgação

O jogo Metal Gear é um sinônimo de aventura furtiva no mundo dos jogos. Idealizado por Hideo Kojima, a primeira versão surgiu em 1987 e cresceu significativamente a cada lançamento. A franquia fez tanto sucesso que ajudou a Konami a fazer novas expansões e aumentar o seu catálogo com novos sucessos.

Silent Hill (1999)

Silent Hill  - Divulgação
Silent Hill – Divulgação

O jogo Silent Hill atraiu milhares de jogadores para a franquia desde a sua estreia em 1999. O enredo complexo, clima misterioso e tensão contínua cativaram os telespectadores. Como resultado, o jogo de horror se tornou um sucesso grandioso no mercado até hoje.

Com diversas sequências em várias plataformas, a Konami trará uma nova versão para o título em breve. Além dos gráficos melhorados, o remake terá outros desafios intrigantes e assustadores para o público.

O sucesso estrondoso dos jogos de futebol no Brasil

A Konami conquistou um enorme sucesso no Brasil por causa dos jogos de futebol. Durante o ano de 1994, a desenvolvedora lançou International Superstar Soccer. Por causa do licenciamento de times, marcas e jogadores, os personagens eram inspirações de jogadores reais. Por exemplo, o personagem Allejo era considerado uma representação do jogador Bebeto.

Continue depois da publicidade

O jogo recebeu uma versão aprimorada 1 ano depois para o console do Super Nintendo. Todavia, a empresa mudou os times do jogo original para dar lugar às equipes do Brasileirão. A versão era bastante famosa porque: primeiro, o jogo era bastante popular nas ruas com o crescimento da pirataria; segundo, quem jogava podia inserir códigos a fim de mudar o cenário e personagens de forma aleatória.

Embora fosse conhecido no país como Internacional Superstar Soccer ou Pro Evolution Soccer, o nome original de lançamento no Japão era Winning Eleven. A Konami passou a incluir no começo dos anos 2000 o PES, clubes e, finalmente, as licenças dos times. O jogo dominou o setor de games de futebol por muitos anos.

Por causa do sucesso estrondoso no país, o sucesso da Konami recebeu dezenas de atualizações feitas por fãs. A Konami percebeu o grande potencial do nosso mercado e iniciou diversas parcerias como forma de investimento. Não só produziu jogos inteiramente baseado nos jogadores e times brasileiros, mas também fechou acordos de patrocínios e conseguiu novas licenças para os lançamentos no Brasil.

Considerações finais sobre a Konami

A Konami ajudou a redefinir os padrões de lançamento dos jogos nos mercados nas últimas décadas. Desde os primeiros anos da sua criação, a empresa se empenha em proporcionar aos jogadores propostas inovadoras de jogos. Por esse motivo, a companhia trouxe jogos que desafiaram o senso comum e revolucionou a jogabilidade de jogos nos seus 50 anos de existência.

Hoje, a Konami ainda se mantém relevante no mercado. Seja pelas novas dinâmicas de jogo ou pela nostalgia das suas franquias, a empresa ainda tem muito a oferecer ao público. Dado o excelente currículo de títulos que a marca detém, é de se esperar que os próximos lançamentos elevem as expectativas do público.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui