Retratos Fantasmas
Retratos Fantasmas - Imagem: Vitrine Filmes

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou nesta terça-feira, dia 12 de setembro, quem deve representar o Brasil no Oscar de 2024. Desse modo, a produção escolhida foi “Retratos Fantasmas”, documentário dirigido por Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”), que demorou mais de 7 anos para ser finalizado. Agora, entra na disputa pela indicação de Melhor Filme Internacional (Estrangeiro) no maior prêmio do cinema.

“Retratos Fantasmas” concorreu com outros 28 títulos do nosso país para a vaga, tendo passado para a segunda fase da seleção. Disputando a vaga com filmes como “Estranho Caminho”, de Guto Parente; “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho; “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

Agora, resta saber se “Retratos Fantasmas” será a escolha da Academia para concorrer ao cobiçado prêmio de Melhor Filme Internacional. Vale lembrar que os indicados ao prêmio devem ser anunciados no dia 23 de janeiro.

Enquanto isso, o longa-metragem reúne ao todo 1 hora e meia de imagens de arquivo, fotografias e registros da história do centro de Recife durante o século XX. Assim, seguindo o ponto de vista da casa do próprio Kleber Mendonça Filho, que morou no local por muitos anos. Confira o trailer completo do filme a seguir:

Sinopse Oficial: “‘Retratos Fantasmas’ é um documentário brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e ambientado no centro do Recife durante o século XX. Ao longo de 1 hora e 33 minutos e reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme busca explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tendo levado 7 anos para a sua conclusão, o documentário marca o retorno de Kleber ao Festival de Cannes – após vencer o Prêmio do Júri em 2019 com “Bacurau”. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos.”

Enquanto isso, “Retratos Fantasmas” ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros. Já a 96ª edição do Oscar acontece no dia 10 de março de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui