Maiores bilheterias 2022
Maiores bilheterias 2022 - Imagem: ScreenRant

Após dois anos de pandemia, a indústria cinematográfica finalmente conseguiu se reerguer. Logo, o ano de 2022 veio com alguns lançamentos extremamente aguardados pelo público. Alguns deles, garantiram as maiores bilheterias, do ano até o momento, batendo até mesmo alguns recordes. Afinal, a primeira parte desse ano já passou, e com eles grandes lançamentos também.

Além de algumas produções que já eram há muito tempo esperada pelo público, também tivemos algumas surpresas. Nesse sentido, confira as maiores bilheterias no 1º semestre de 2022.

8 – Os Caras Malvados

Os Caras Malvados é uma animação de comédia, que se baseia em uma série de livros infantis do escritor Aaron Blabey. O filme conta com a produção da DreamWorks Animation e a distribuição da Universal Pictures. Enquanto isso, o responsável pela direção é o estreante Pierre Perifel, já o enredo é de Etan Cohen (Madagáscar 2).

Enquanto isso, o elenco de vozes da versão original é composto por Sam Rockwell (Jojo Rabbit), Marc Maron (Coringa) e Awkwafina (Shang-Chi). Além disso, Craig Robinson (The Office), Anthony Ramos (Hamilton), Richard Ayoade (O Duplo). Zazie Beetz (Deadpool 2), Alex Borstein (Maravilhosa Sra. Maisel) e Lilly Singh (Dollface) também fazem parte da animação.

A produção começou ainda em 2018, inspirado em vários filmes policiais e animes, como Pulp Fiction e Beastars. Já a animação, seguiu o estilo de Homem-Aranha no Aranhaverso de 2018. Devido a pandemia, toda a dublagem foi feita de forma remota.

O filme estreou nos cinemas no dia 17 de março, e recebeu críticas muito positivas, sendo uma das maiores bilheterias, e a maior de animação, até o momento. No Rotten Tomatoes, a produção recebeu 88% de aprovação com uma classificação média de 6,9/10. Enquanto isso, no Metacritic, sua nota foi de 64 pontos em 100. Com um orçamento de $ 69-80 milhões, o filme arrecadou um total de $ 243 milhões em todo mundo.

Enquanto isso, a trama acompanha a história de cinco animais ladrões. Eles são Sr. Lobo, Srta. Tarântula, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sr. Cobra. Embora sempre tenham sido vistos como maus, eles recebem a chances de se tornar cidadãos modelos. Isso, após um roubo mal sucedido em que foram presos. Contudo, o passado deles garantem uma longa ficha criminal além é claro, de várias aventuras. Agora, eles precisam se passar por caras bonzinhos, para não voltarem de volta a prisão.

7 –  Sonic 2: O Filme

A comédia de ação e aventura, que se baseia nos famosos jogos de videogames tem a direção de Jeff Fowler (Fuga de Pretória). Já o roteiro é de Pat Casey (Violent Night), Josh Miller (Golan the Insatiable) e John Whittington (Lego Ninjago: O Filme). O filme que acompanha as novas aventuras do ouriço azul, e é uma das maiores bilheterias do ano até agora.

O elenco conta com Ben Schwartz (Star Wars: O Despertar da Força) como a voz de Sonic, ao lado de James Marsden (O Melhor de Mim) e Jim Carrey (O Máskara). Além disso, Tika Sumpter (Policial em Apuros), Natasha Rothwell (Insecure) e Adam Pally (Loucuras no México). Shemar Moore (S.W.A.T.), Lee Majdoub (A Montanha entre Nós) e Idris Elba (Luther) completam o elenco.

Lançado em 7 de abril, a sequencia já havia sido confirmada em maio de 2020 pela Paramount Pictures, com o mesmo diretor e elenco. Enquanto isso, as filmagens ocorreram em Vancouver e no Havaí. Assim, a sequencia foi bem elogiada, principalmente pelas sequencias de ação, performances, humor e animação. Contudo, recebeu críticas com seu roteiro meio perdido.

A produção garantiu 69% de aprovação no Rotten Tomatoes, em uma classificação média de 6/10. Enquanto isso, no Metacritic conquistou 47 pontos em 100. Por fim, o filme arrecadou US $ 401 milhões em todo o mundo contra um orçamento de $ 90-110 milhões. Assim, garantindo uma continuação que já está em desenvolvimento.

Enquanto isso, a acompanha o resultado dos acontecimentos do primeiro filme. Sonic consegue finalmente se estabelecer na cidade de Green Hills. Contudo, quer mais liberdade para ser um herói de verdade. Contudo, seu heroísmo estará em jogo quando Tom e Maddie concordam em deixar o ouriço em casa enquanto saem de férias em uma viagem ao Havaí. Entretanto, a data acaba sendo a mesma do retorno do Dr. Robotnik. Agora, ele possui um novo parceiro, o Knuckles. Por fim, Sonic se use a um novo companheiro, Tails. Para encontrar a esmeralda antes que ela cai em mãos erradas.

6 – Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Em uma direção de David Yates (A Lenda de Tarzan), com base em um roteiro de JK Rowling e Steve Kloves (Mogli) a produção é a terceira parte da franquia Animais Fantásticos. Além disso, é o décimo primeiro filme da franquia Harry Potter. Mas a trama se passa décadas antes do seu antecessor.

Assim, o elenco conta com nomes como o de Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa) e Jude Law (Sherlock Holmes). Além disso, Ezra Miller (The Flash), Dan Fogler (The Offer), Alison Sudol (Verdade Debaixo de Fogo). Além de Callum Turner (A Última Carta de Amor) e Jessica Williams (A Incrível Jessica James). Katherine Waterston (Alien: Covenant) e Mads Mikkelsen (Hannibal) completam o elenco.

Embora estivesse programado para ser lançado em 2020. Devido a pandemia e diversas polêmicas envolvendo o longa, a estreia aconteceu apenas em 2022. Enquanto isso, em novembro de 2020 o ator Johnny Depp envolvido em diversos problemas foi solicitado a renunciar o papel do vilão Grindelwald. Logo, sendo substituído por Mikkelsen no mesmo mês.

Rodeado de diversas polêmicas, envolvendo os atores e principalmente J. K. Rowling, é impossível não notar que a trama teve certo prejuízo. O lançamento ocorreu em 14 de abril de 2022, e mesmo envolto de vários dramas e muitas críticas negativas, conseguiu ser uma das maiores bilheterias de 2022, até agora.

Com um orçamento de US $ 200 milhões, a sequencia de Newt Scamander, conseguiu US $ 405 milhões de bilheteria em todo o mundo. Entretanto, foi o filme de menor bilheteria do universo Harry Potter. Por fim, a produção recebeu críticas mistas, um pouco abaixo do normal. No Rotten Tomatoes, sua aprovação foi de apenas 46%, em uma classificação média de 5,4/10. Enquanto isso, no Metacritic, recebeu 47 em 100 pontos.

Mais uma vez, a trama acompanha as aventuras do magizoologista Newt Scamander. Dessa vez, ele é convocado por Dumbledore. Em uma tentativa de impedir que o bruxo das trevas Grindelwald domine o mundo. Incapaz de detê-lo sozinho, Dumbledore, pede ajuda a vários companheiros bruxos, em uma missão perigosa. Assim, ao longo do enredo, também somos apresentados a novos animais fantásticos. Com poderes dignos de mudar toda a história.

5 – Uncharted: Fora do Mapa

O filme de ação e aventura conta com a direção de Ruben Fleischer (Zumbilândia 2). Enquanto isso, o roteiro é de Rafe Lee Judkins (A Roda do Tempo), Art Marcum (A Sombra do Medo) e Matt Holloway (Transformers 5). A trama se baseia em uma das séries de videogame mais vendidas e aclamadas pela crítica de todos os tempos que pertence a Sony Interactive Entertainment.

Já o elenco é composto por Tom Holland (Cherry – Inocência Perdida) como Nathan DrakeMark Wahlberg (O Atirador) como Victor Sullivan. Sophia Ali (Verdade ou Consequência), Tati Gabrielle (O Mundo Sombrio de Sabrina) e Antonio Banderas (A Máscara do Zorro) também marcam presença.

O filme esteve em desenvolvimento desde 2008, pelo produtor Avi Arad (Morbius). Na época, ele e a Sony estavam trabalhando da adaptação do jogo. Contudo, a produção sofreu várias mudanças de equipe e elenco, até chegar no que conhecemos hoje. Assim, o ator Tom Holland, foi escalado como Drake ainda em 2017. Contudo, o filme que estava programado para estrear em 2020 sofreu vários atrasos devido a pandemia. As filmagens começaram em março de 2020, em países como Alemanha, Espanha e também o Sudeste Asiático.

Por fim, o filme estreou em fevereiro de 2022, recebendo as mais variados tipos de críticas. Embora Holland tenha ganho alguns elogios, o roteiro e o resto do elenco não foi de muito agrado. No Rotten Tomatoes, a aprovação foi de apenas 40%, com uma classificação média de 5,2/10. Enquanto isso, pontuou 45 pontos de 100 no Metacritic. Com um orçamento de US$ 120 milhões, o filme arrecadou cerca de $ 401,7 milhões em todo o mundo. Por fim também foi uma das maiores bilheterias do primeiro semestre de 2022.

Enquanto isso, a trama acompanha a vida do jovem explorador Nathan “Nate” Drake . Ele é o descendente do famoso explorador Francis Drake. Contudo, antes de ficar famoso, ele vivia em uma cidade pequena, e era atendente de um bar. Todavia, acaba se envolvendo com um estranho, que passa a ser o seu fiel companheiro, Victor. Assim, os dois partem para uma perigosa busca a um tesouro perdido, na cidade de El Dorado. Mas, eles acabam percorrendo o mundo todo e encontram pistas que os levam ao irmão perdido de Drake.

4 – Jurassic World: Domínio

A franquia Jurassic Park sempre foi uma das maiores bilheterias, dessa vez não foi diferente. O filme de ficção científica e ação que ainda está nos cinemas, conta com a direção de Colin Trevorrow (Star Wars: A Ascensão de Skywalker) que co-escreveu o roteiro com Emily Carmichael (Círculo de Fogo: A Revolta). Tudo isso, com base na história de Trevorrow Derek Connolly , sendo uma sequencia do filme Jurassic World: Reino Ameaçado de 2018. Além disso, como seus antecessores a produção conta com Steven Spielberg como produtor executivo.

Além disso, o terceiro filme da franquia conta com o elenco que incluiu Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Bryce Dallas Howard (Histórias Cruzadas), Laura Dern (Little Women), Jeff Goldblum (Independence Day), Sam Neill (Peaky Blinders), DeWanda Wise (Paternidade), Mamoudou Athie (Arquivo 81), BD Wong (Mulan) e Omar Sy (Lupin).

Jurassic World: Domínio teve seu planejamento feito ainda em 2014, junto com toda trilogia. As filmagens começaram no início de 2020 mas tiveram que ser interrompidas devido a pandemia. Algumas cenas incluem o Canada, Inglaterra e Malta. Tudo isso, com uma distribuição da Universal Pictures.

O filme estreou em 2 de junho, e até o momento, arrecadou cerca de $ 773,4 milhões de dólares pelo mundo, contra um orçamento de $ 185 milhões. Entretanto, o filme recebeu duras críticas, alcançando apenas 30% de aprovação no Rotten Tomatoes, com uma classificação média de 4,8/10. Enquanto isso, no Metacritic sua pontuação foi de 38 de 100.  

A trama se passa quatro anos após a destruição da Ilha de Nublar. Nesse sentido, os dinossauros agora vivem e caçam ao lado dos humanos. Entretanto não são todos eles que conseguem viver em harmonia, o que resulta em consequências graves. Assim, a pergunta que o filme trás é até quando os humanos continuarão a viver enquanto o predador ainda está no mesmo local que ele. Por fim, os ex-funcionários do antigo parque, se envolvem em problemas ao buscar uma solução. Assim, os antigos cientistas também retornam a trilogia.

3 – Batman

No Top 3 das maiores bilheterias do primeiro semestre do ano está Batman. O filme baseado no herói da DC é uma produção e distribuição da Warner Bros. Enquanto isso, a direção é de Matt Reeves (Planeta dos Macacos: O Confronto), que escreveu o roteiro com Peter Craig (Top Gun: Maverick). A princípio, acreditaram que produção alcançaria 1 bilhão de dólares nas bilheterias. Mas isso foi um pouco demais para o Homem-Morcego.

O elenco inclui as estrelas Robert Pattinson (Tenet), Zoë Kravitz (Big Little Lies), Paul Dano (Pequena Miss Sunshine), Jeffrey Wright (007: Sem Tempo para Morrer), John Turturro (O Grande Lebowski), Peter Sarsgaard (A Órfã), Andy Serkis (Venom: Tempo de Carnificina) e Colin Farrell (Miami Vice).

A princípio, quem estava desenvolvendo o filme era o ator Ben Affleck. Isso, logo após ser escalado para viver o Batman, no Universo Estendido da DC em 2013. Ele já havia assinado contratado para dirigir, produzir, escrever e estrelar o filme. Contudo, por vários motivos o ator abandonou a trama, e Reeves assumiu o cargo.

Por fim o filme teve como inspiração as obras de Alfred Hitchcock. Robert Pattinson foi escalado como o herói em 2019. Já filmagens, duraram mais de ano e ocorreram no Reino Unido e na cidade de Chicago.

O filme estreou no dia 3 de março, embora tenha sido adiado duas vezes devido a pandemia. Por fim, arrecadou cerca de $ 770,8 milhões contra um orçamento de $ 185-200 milhões. Além de uma ótima bilheteria, foi um sucesso em críticas. No Rotten Tomatoes, sua aprovação foi de 85%, em uma classificação média de 7.6/10. Enquanto isso, no Metacritic, garante 72 pontos entre 100.

Já a trama, acompanha o jovem adulto Bruce Wayne em seu segundo como vigilante da cidade de Gotham. Por enquanto, ele possui poucos aliados, sendo eles Alfred e o tenente James Gordon. Contudo, durante uma de suas investigações, ele descobre uma rede de corrupção que envolve o nome da sua família. Mas quanto mais ele se aproxima da verdade, mas ele acaba tendo que lidar com o assassino Charada, que coloca a cidade toda em perigo.

2 – Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

É claro que não poderia faltar um filme do Universo Cinematográfico da Marvel entre as maiores bilheterias do primeiro semestre. Com a distribuição da Walt Disney Studios, a sequencia de Doutor Estranho (2016) conta com a direção de Sam Raimi (Arraste-Me para o Inferno). Responsável por reinventar o gênero de terror. Além disso, quem escreve o roteiro é Michael Waldron (Loki).

Já o elenco é composto por Benedict Cumberbatch (Sherlock) ao lado de Elizabeth Olsen (WandaVision), Chiwetel Ejiofor (Os Filhos do Homem), Benedict Wong (Raya e o Último Dragão), Xochitl Gomez (O Clube das Babás), Michael Stuhlbarg (Chama-me Pelo Teu Nome) e Rachel McAdams (Diário de uma Paixão).

O filme esteve em desenvolvimento desde 2016, contudo o antigo diretor Scott Derrickson (A Entidade), abandou o trabalho devido a diferenças criativas. Logo, Sam Raimi assumiu seu posto, fazendo da produção a única com temas de horror dentro do UCM / MCU.

As filmagens começaram no final de 2020, na cidade de Londres, mas foram suspensas devido a pandemia. Assim, a produção foi retomada em 2021, e concluída em abril, nas cidades de Surrey e Los Angeles.

Nesse sentido, a trama que faz parte da Fase 4 do MCU, estreou no dia 5 de maio, recebendo grandes elogios a direção e visual, além é claro, o desempenho aos atores. Contudo, o roteiro também teve críticas, e com razão. Por fim, sua classificação no Rotten Tomatoes foi de 74%, com uma pontuação média de 6,5/10. Enquanto isso, no Metacritic, recebeu 60 em um total de 100 pontos. Por fim, o filme arrecadou US $ 951 milhões em todo o mundo, contra um orçamento de US$ 200 milhões, se tornando uma das maiores bilheterias do ano.

Nesse sentido, a trama acompanha os acontecimentos após a derrota de Thanos em Vingadores: Ultimato. Stephen Strange, e o mago supremo Wong ainda continuam suas pesquisas sobre a Joia do Tempo. Contudo, a história acaba se conectando com a série WandaVision e também Loki. Tudo isso, devido a abertura do multiverso. Por fim, o Doutor Estranho procura Wanda para ajudar a descobrir mais sobre uma jovem capaz de abrir portais entre os multiversos. No entanto, isso acaba sendo um grande erro.

1 – Top Gun: Maverick

O primeiro lugar entre as maiores bilheterias do primeiro semestre do ano, e possivelmente uma das maiores de 2022 é o fenômeno Top Gun: Maverick. O filme de ação e drama, conta com a direção de Joseph Kosinski (Spiderhead). Já o roteiro é de Ehren Kruger (Sangue e Chocolate), Eric Warren Singer (Trapaça) e Christopher McQuarrie (Missão: Impossível – Fallout). Isso, com base na história de Peter Craig e Justin Marks. A sequencia do filme Top Gun de 1986, se firmou como um dos melhores filmes do ano.

Já o elenco faz presença com os nomes de Tom Cruise (Missão Impossível), Miles Teller (Aqui e Agora), Jennifer Connelly (Requiem for a Dream), Jon Hamm (Baby Driver), Glen Powell (Estrelas Além do Tempo), Lewis Pullman (Fora do Alcance), Ed Harris (Westworld) e Val Kilmer (Tombstone) e se passa 30 anos depois do primeiro filme.

A Paramount Pictures anunciou o desenvolvimento da sequencia ainda em 2010, o filme é dedicado a memória de Tony Scott (Jogo de Espiões), que estava responsável pelo filme, mas faleceu em 22012. Logo, a trama começou a ser reescrita em 2017. Por fim, as filmagens só começaram em 2018 na Califórnia, Washington, DC e Maryland. As gravações foram feitas com a mais alta tecnologia, devido as cenas de ação complexas. Contudo, a estreia foi adiava por anos, devido a pandemia.

Por fim, o filme estreou em 26 de maio de 2022, recebendo muitos elogios, principalmente ao seu visual impressionante, e garantiu a maior bilheteria da carreira do astro Tom Cruise. Nesse sentido, arrecadou até o momento, $ 1,031 bilhões de dólares em todo o mundo, contra um orçamento de $ 170 milhões. No Rotten Tomatoes, garantiu 96% de aprovação com uma classificação média de 8,2/10. Enquanto isso, no Metacritic, obteve 78 pontos de 100. Além disso, O público pesquisado pelo CinemaScore deu ao filme uma nota média de “A+”, um feito raríssimo.

A sequencia de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanha mais uma vez o piloto Pete “Maverick” Mitchell. Ele continua servindo a Marinha dos Estados Unidos, sendo um dos melhores pilotos do país. Contudo, apesar de muitas medalhas, ainda é conhecido por ser rebelde, e romper seus limites, desafiando a morte. Contra a sua vontade, ele é chamado para ser um instrutor de voos, contudo, vai acabar tendo que lidar com algumas lembranças dolorosas do seu passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui