Imagem do filme SuperMan Lives: um dos vilmes que nunca foram lançados
SuperMan Lives - Divulgação

O mundo do cinema está repleto de filmes que nunca foram lançados, e cada um com seus próprios motivos para isso.

Assim, alguns desses filmes tinham potencial para se tornarem clássicos, enquanto outros se tornaram curiosidades fascinantes da indústria cinematográfica.

Se você está curioso para conhecer alguns desses longas que nunca chegaram às telonas, basta ficar com a gente e ler até o final!

1. Superman Lives – Um dos mais famosos filmes que nunca foram lançados

Imagem do filme SuperMan Lives: um dos vilmes que nunca foram lançados
SuperMan Lives – Divulgação

Esse é um dos projetos mais famosos que nunca viu a luz do dia. Com Nicolas Cage no papel do super herói e Tim Burton comandando a direção, o filme tiha a promessa de ser uma abordagem única e madura do Homem de Aço.

O roteiro, escrito por Kevin Smith, baseava-se na história em quadrinhos A Morte do Superman.

Assim, mesmo que tenha chegado à fase de pré-produção, onde até trajes e conceitos de arte foram desenvolvidos, o projeto foi cancelado.

O motivo foram as preocupações com o orçamento e também as diferenças criativas do diretor e do roteirista.

2. Napoleon

Outro projeto ambicioso de filme que nunca foi concluído é Napoleon, de Stanley Kubrick.

Considerado como um dos melhores filmes que nunca foram feitos, Kubrick queria criar uma obra épica que retratasse a vida do imperador francês Napoleão Bonaparte.

O cineasta queria David Hemmings e Audrey Hepburn nos papéis principais e tinha a intenção de filmar em locações na França, Itália e Iugoslávia.

No entanto, o projeto não pode ser finalizado por causa da preocupações com o alto custo e a viabilidade comercial.

3. Batgirl

O filme Batgirl da DC Films, que deveria ter Leslie Grace no papel principal e contar com o retorno de Michael Keaton como Batman, teve seu cancelamento pouco antes de seu lançamento.

Assim, o longa estava quase finalizado, mas a Warner Bros. achou melhor não prosseguir com o lançamento.

O motivo foi a mudança de estratégia em relação ao universo DC e ao HBO Max.

O cancelamento foi uma decepção para muitos fãs que estavam curiosos e animados sobre o projeto.

4. My Best Friend’s Birthday – Um dos maiores diretores foi responsável por um dos filmes que nunca foram lançados

Com direção, edição e coprodução de Quentin Tarantino, My Best Friend ‘s Birthday é um filme amador de comédia de 1987.

Embora tenha sido filmado, o filme nunca foi oficialmente lançado. A história gira em torno de um jovem casal e suas aventuras.

A saber, dos 70 minutos de duração que o filme deveria ter, o diretor só encontrou 30 minutos das filmagens que considerou aceitáveis, e então descartou o projeto.

5. Gods Behaving Badly

Gods Behaving Badly é um filme de 2013 que se passa em Nova York e apresenta os deuses gregos vivendo nos tempos modernos.

O elenco seria de peso, com Christopher Walken como Zeus, Alicia Silverstone e outros.

Assim, o filme chegou a passar no Festival de Cinema de Roma em 2013, mas recebeu tantas críticas negativas que seu lançamento saiu de questão.

6. Gambit

O filme Gambit enfrentou uma série de desafios e confusões que o impediram de chegar ao seu lançamento. Channing Tatum estava atrelado ao papel do mutante Gambit, e o filme faria parte do universo dos X-Men.

No entanto, mudanças de diretor, datas de lançamento e a aquisição da Fox pela Disney contribuíram para o cancelamento do projeto.

Tatum descreveu o personagem como “extravagante” e “a pessoa mais legal”, com um estilo único e uma história de origem matadora.

Infelizmente, o filme nunca saiu do papel, ao que tudo indica não há planos para Tatum interpretar o personagem no MCU.

7. Spider-Man 4

O quarto filme da franquia Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi é um dos projetos mais comentados que nunca viu a luz do dia.

Embora rumores sobre o potencial retorno de Tobey Maguire e Sam Raimi para o desenvolvimento de Spider-Man 4 estivessem rolando, o filme nunca teve um começo de produção oficialmente.

Raimi deixou claro seu amor pelo universo do Homem-Aranha e disse estar disposto a retornar, mas isso com certas condições.

Entretanto, as limitações de tempo para a produção tornaram impossíveis para o diretor realizar tudo o que desejava para a trama, e o projeto acabou caindo no esquecimento.

8. Who Killed Bambi?

Na década de 1970, o crítico de cinema Roger Ebert desenvolveu o roteiro para um filme estrelado pelos Sex Pistols intitulado Who Killed Bambi? (Quem Matou Bambi?).

Embora as filmagens tenham tido início, o filme nunca teve um lançamento oficial. Com somente três dias de filmagem a Fox desistiu do projeto.

Com isso, a  produção, que pretendia trazer a banda punk em uma história instigante e provocadora, não conseguiu lançar o filme.

9. Gore

Gore é uma cinebiografia sobre o prolífico escritor Gore Vidal, que deveria ter Kevin Spacey no papel principal.

Dessa forma, o filme estava perto de seu lançamento em 2017, mas nunca viu a luz do dia.

A saber, a causa foram os problemas pessoais e escândalos públicos envolvendo Kevin Spacey, que culminaram no cancelamento do projeto.

10. I Love You, Daddy – Mais um dos filmes que nunca foram lançados devido as polêmicas do elenco

I Love You, Daddy foi um filme escrito e dirigido por Louis C.K., com um elenco que incluía Chloë Grace Moretz e John Malkovich.

A trama gira em torno de um produtor de televisão bem-sucedido cuja filha jovem começa a se envolver com um cineasta mais velho.

Assim, o filme teve gravações em segredo e chegou a passar em festivais, mas o lançamento nunca aconteceu após acusações de assédio sexual contra Louis C.K.

As distribuidoras internacionais desistiram de lançar o filme e cortaram relações com o ator, e ele permanece inédito até hoje.

11. 10 Things I Hate About Life

10 Things I Hate About Life ou 10 Coisas que Eu Odeio Sobre a Vida, na tradução livre, é um filme que teve um começo de produção como uma espécie de sucessor espiritual do clássico 10 Coisas que Eu Odeio em Você.

Com Evan Rachel Wood e Thomas McDonell no elenco, o filme falaria sobre temas semelhantes de amor e vida.

No entanto, a produção parou devido a mudanças na gestão da empresa produtora e a gravidez de Wood.

Posteriormente, Wood deixou o projeto, e a disputa legal entre os produtores e ela pelo contrato rescindido deixou o filme inacabado e sem previsão de retomada.

12. The Day the Clown Cried

The Day the Clown Cried é talvez um dos filmes que nunca foram lançados mais infames.

Com direção de Jerry Lewis, que também seria o protagonista, o filme conta a história de um palhaço de circo preso em um campo de concentração nazista que deve entreter e enganar crianças judias a caminharem para a morte.

Após desentendimentos entre Lewis e o produtor, além de problemas financeiros, o filme foi engavetado.

A saber, Lewis doou uma cópia para a Biblioteca do Congresso. Mesmo assim, o longa segue como uma lenda, cercado de controvérsias e mistérios.

13. Bogart Slept Here

Bogart Slept Here deveria ser um projeto colaborativo entre o diretor Mike Nichols e o dramaturgo Neil Simon, inspirado em parte pelo sucesso de The Graduate.

Dessa forma, o filme seria sobre a história de um ator de teatro que após conseguir um papel muito importante, sofre as consequências disso em suas relações pessoais.

Assim, Robert De Niro inicialmente estaria no papel principal, logo após filmar o clássico Taxi Driver.

No entanto, as diferenças criativas e a falta de compatibilidade entre o estilo de atuação de De Niro com o roteiro bem-humorado levaram a sua demissão do projeto.

O filme então nunca chegou a receber uma conclusão, tornando-se uma das muitas lendas de Hollywood.

14. The First Day – A falta de liberdade fez deste um dos filmes que nunca foram lançados

Na década de 70, o renomado cineasta russo Andrei Tarkovsky desenvolveu o roteiro para o filme The First Day, que seria sobre a sociedade russa enquanto liderada por czar Pedro, o Grande.

Assim, Tarkovsky apresentou um roteiro e o que recebeu de volta do censor soviético era completamente diferente.

Durante as filmagens, o censor soviético viu que muitas das cenas assim como o filme em si eram críticas ao governo e mandou que encerraram a produção.

O diretor, durante um ataque de raiva, destruiu completamente todas as filmagens que tinham e assim deixou de lado o sonho de lançar The First Day.

Portanto, se você achou interessante saber mais sobre estes filmes que nunca foram lançados, nos conte aqui qual você acha que teria feito mais sucesso caso fosse finalizado!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui