Análise do filme Capitão Phillips
Capitão Phillips - Capa de Divulgação

Capitão Phillips é um filme dramático lançado em 2013 dirigido por Paul Greengrass, e estrelado por Tom Hanks como o Capitão Philips, capitão de um navio cargueiro que é abordado e sequestrado por piratas somalis. O filme segue os eventos aterrorizantes do protagonista e dos membros da tripulação enquanto eles lutam para se manter a salvo durante o ataque dos piratas. 

A história se concentra na tenacidade do personagem principal, que usa sua inteligência para tentar salvar seus tripulantes de serem capturados pelos piratas. O filme termina com o Capitão Phillips sendo salvo por uma equipe especial de elite da Marinha dos EUA (Seals) em uma cena emocionante. 

O filme é uma verdadeira história espetacular e emocionante, que usa a verdadeira história de Richard Phillips como seu roteiro e é totalmente reconhecida por seu drama envolvente e assombroso realismo.

O que inspirou o filme Capitão Phillips

A verdadeira história do Capitão Richard Phillips foi trazida à tona quando a história foi contada no filme de 2013, Capitão Phillips. Esta foi a história de um capitão de navio mercante e de sua incrível história de sobrevivência quando seu navio foi sequestrado por piratas somalis. A história começou em 8 de Abril de 2009, quando o protagonista foi abordado por corsários somalis na costa da Somália. 

Continue depois da publicidade

O navio foi roubado por um grupo de piratas que tomaram o navio e levaram o capitão Phillips como refém em suas embarcações. O navio foi roubado enquanto o capitão tentava passar pelo Golfo de Aden. Durante os cinco dias de sequestro, o protagonista mostrou grande coragem e fidelidade aos seus passageiros e tripulantes. Ele acabou sendo libertado após a Marinha Americana enviar um barco de patrulha e aviões com helicópteros para libertar Phillips. Um detalhe tragicamente incrível, é que o mesmo grupo que abateu Osama Bin Laden foram responsáveis por libertar Richard Phillips. A equipe militar Seals com três Snipers dispararam simultaneamente os indivíduos que mantinham Richard Phillips refém.

A história do Capitão Phillips é emocionante e inspiradora. Ele foi um verdadeiro herói que teve o coração para enfrentar e superar seu medo e o desafio de permanecer em segurança até o final. Essa história mostra como, com a determinação certa, qualquer um pode enfrentar os maiores desafios. Richard Phillips continua ativo e trabalhando no setor marítimo, sendo um verdadeiro exemplo de força e perseverança.

Diretor do filme Capitão Phillips

Antes de tudo, o diretor deste filme é Paul Greengrass. Um diretor de filmes renomados, por certo Greengrass usou sua prática e experiência no cinema para trazer uma narrativa impactante e realista ao filme. O filme foi baseado em fatos reais de 2010, que conta a história de Richard Phillips, o capitão do navio de carga Maersk Alabama, que foi sequestrado por piratas somalis. 

De fato, Greengrass usou o seu toque realista para contar a história do filme, usando planos curtos e ângulos de câmera instáveis ​​para criar uma sensação de energia e ação. Greengrass usou um nível impressionante de realismo e paixão durante a produção do filme, criando imagens impactantes e cenas que refletem os eventos reais bem como a ambição de Phillips para salvar a si mesmo e aos seus tripulantes.

Continue depois da publicidade

De fato,  a entrega de uma adaptação nas mãos de GreenGrass mostrou se perfeita para o diretor que tem um histórico consistente de ótimos filmes de gênero ação, suspense e thriller. O diretor não mostrou-se fiel cem por cento aos fatos, afinal a trama do filme não permitiu isso, contudo a essência do horror que Richard Phillips (Capitão Phillips na vida real) passou nas mãos dos criminosos fez-se muito bem retratada na produção cinematográfica.

Elenco do filme Capitão Phillips

Primeiramente, o elenco do filme Capitão Phillips foi excepcional. O filme foi protagonizado por Tom Hanks como o capitão Richard Phillips, que enfrenta um terrível grupo de piratas modernos quando seu navio de carga é abordado por piratas somalis. por certo, se o filme consegue envolver o espectador, muito provavelmente um dos motivos é a incrível atuação dos atores presentes no filme.

A produção contou também com Barkhad Abdi, que interpretou o líder dos piratas, Muse; Catherine Keener, como a esposa do Capitão Phillips; Michael Chernus, como Shane Murphy, o segundo oficial do navio; e Max Martini, no papel de o segurança Mike Perry. Outros coadjuvantes que também merecem reconhecimento são:

  • Faysal Ahmed (Najee)
  • Mahat M. Ali (Elmi)
  • Barkhad Abdirahman (Bilal)
  • Corey Johnson (Ken Quinn)
  • Chris Mulkey (John Cronan)
  • David Warshofsky (Mike Perry)
  • Yul Vazquez (Capitão Frank)
  • Angus MacInnes (Tripulação Maersk A)
  • John Patrick Barry (Equipe SEAL)
  • Dave Meadows (Equipe SEAL)
  • Scott Oates (Equipe SEAL)
  • Roger Edwards (Equipe SEAL)
  • Rey Hernandez (Equipe SEAL)
  • Omar Berdouni (Nemo)
  • Stacha Hicks (Oficial UKMTO)
  • Nasir Jama (Equipe do Asad)

Com toda a certeza, o elenco do filme Capitão Phillips emprestou muito peso às cenas e criou os cenários realistas que surpreenderam o público, portanto, o elenco carismático é só mais um dos motivos para assistir a esse filme. Você assistiu ou pensa em assistir Capitão Phillips? Então deixe nos comentários o que você achou das atuações neste filme!

Continue depois da publicidade

Barkhad Abdi

Barkhad Abdi fez um antagonista incrível, ele deu vida ao personagem Muse (capitão dos piratas), ele conseguiu transpassar por sua postura, um comportamento de uma pessoa realmente perigosa. O ator somali-americano alcançou o status de celebridade após o seu papel no filme Capitão Phillips, de 2013. 

Com toda a certeza, seu personagem, o líder dos piratas, ofereceu um grande desafio ao Capitão Richard Phillips, interpretado por Tom Hanks. De fato, na época, Barkhad Abdi destacou-se com uma atuação belíssima, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. 

Além de Capitão Phillips, Barkhad Abdi também apareceu em obras como Blade Runner: Black Lotus – Temp, Blade Runner 2049,  A Extraordinária Jornada do Fakir, além de ter um papel importante no filme Piratas da Somália. Ele é um exemplo de ator, com muito talento, podemos esperar grandes atuações dele em futuras produções de filme.

Tom Hanks

O ator Tom Hanks não tornou-se conhecido só por sua atuação intensa e inesquecível em filmes que marcaram época, mas também pelo seu grande carisma. Um dos melhores exemplos é seu trabalho no filme de 2013, Capitão Phillips. O filme acompanha a história real do Capitão Richard Phillips, interpretado por Tom Hanks, e sobre como seu sequestro por piratas somalis ocorreu. 

Continue depois da publicidade

A atuação de Tom Hanks torna esta história tão interessante que os espectadores não conseguem desviar o olhar. Ele nos dá uma visão de como o Capitão Phillips se sentia em cada momento, nos fazendo sentir o pânico e o desespero que ele estava experimentando. Esta foi uma das atuações intensas e memoráveis ​​de Tom Hanks que o destacam entre os melhores atores, e atesta sua versatilidade.

Em conclusão, analisar o filme Capitão Phillips, sem destacar a incrível atuação de uma lenda dos cinemas como Tom Hanks seria inadmissível, dado que Hanks conseguiu dar vida a Richard Phillips, e nos fazer sentir um pouco da tensão que o personagem passou nas mãos dos piratas. Dessa maneira, este ator de fato, contribuiu muito para o sucesso do filme.

Trilha sonora do filme Capitão Phillips

A trilha sonora do filme Capitão Phillips é um dos destaques da obra, combinando elementos pulsantes e envolventes que, juntamente com as imagens, criam um clima único. A trilha sonora contribui para a construção dramática do filme, tendo sido composta por Henry Jackman, que traz uma mistura de gêneros, de ação, a efeitos sonoros de suspense e música orquestral. 

Além disso, os temas de abertura e de encerramento, compostos pelo renomado compositor britânico Harry Gregson-Williams, também são destaques da trilha sonora do filme Capitão Phillips. A trilha sonora do filme é rica em camadas, com melodias e andamentos envolventes e emocionais, colaborando para a narrativa do filme, que transmite os sentimentos de tensão e emoção, na medida certa.  Confira:

Continue depois da publicidade

A trilha sonora torna a jornada de Phillips memorável e cativante, com destaque para a música, composta por mestres da música temática. Portanto, a trilha sonora do filme Capitão Phillips é, sem dúvida, um destaque da obra, contribuindo para a narrativa e tornando a experiência de assistir ao filme ainda mais entusiasmante.

Compositor Henry Jackman

Análise do filme Capitão Phillips
Compositor Henry Jackman

O compositor britânico Henry Jackman é uma das figuras mais prolíficas e conhecidas da cena musical hollywoodiana. Seus créditos incluem trabalhos em filmes como o premiado Capitão América: O Soldado Invernal, Pixels, e Kong: A Ilha da Caveira. Henry Jackman também compôs temas para filmes de super-heróis, como X-Men: Primeira Classe, e para o filme Detetive Pikachu. 

Ele também tem o crédito de compositor para video games, como Uncharted 3: Drake ‘s Deception e também colaborou nos temas de algumas grandes produções televisivas como Da Vinci’ s Demons. Suas colaborações com a Dreamworks Animation e a Walt Disney Pictures trouxeram-lhe várias nomeações de prêmios, incluindo o Annie Award para Melhor Música em uma Produção de animação (Kung Fu Panda – Os Segredos dos Cinco Furiosos). Tudo isso comprova o talento musical do compositor Henry Jackman.

É impressionante a lista imensa de álbuns que o compositor produziu para diversos filmes. Com toda a certeza, o filme Capitão Phillips acrescentou mais um espaço à coleção de sucessos musicais de Henry Jackman.

Continue depois da publicidade

Orçamento e bilheteria do filme Capitão Phillips

A saber, o filme Capitão Phillips contava com um orçamento de US$ 55 milhões de dólares. Esta foi uma quantia considerável para uma produção tão grande. Portanto, o orçamento do filme inclui custos para atores, diretores, produção, produção de efeitos especiais e muito mais. Alguns dos atores e atrizes no filme foram Tom Hanks como seu protagonista, Catherine Keener e Barkhad Abdi. Inegavelmente, eles foram responsáveis por imprimir a história de um marinheiro atormentado pela pirataria e pela tensão de estar no meio de uma guerra naval. Além disso, os custos para efeitos especiais foram altos, pois os produtores do filme queriam garantir a autenticidade e realismo da trama. Garantir o orçamento do filme Capitão Phillips foi essencial para seu sucesso e popularidade. 

Para um orçamento consideravelmente  médio como foi o do filme Capitão Phillips, o retorno é bem discrepante, no bom sentido é claro, já que desde que foi lançado, o filme teve um retorno robusto de US$ 218 milhões de dólares. Digamos que, com relação a bilheteria, o filme teve uma recepção bastante satisfatória.

Opinião da crítica sobre o filme Capitão Phillips

Antes de mais nada, a recepção extremamente positiva do filme Capitão Phillips pela crítica foi vista desde a estreia mundial do filme, no Festival de Cinema de Nova York. Aliás, o filme, dirigido por Paul Greengrass, aborda a história verídica de Richard Phillips e conta com Tom Hanks no papel principal. Dessa maneira, o filme conta com uma narrativa extremamente envolvente, com cenas impressionantes e poderosos momentos de drama, além de revolucionar as sequências de ação. Dessa forma conseguiu uma aprovação de 93% da crítica profissional, enquanto por parte do público conseguiu uma aprovação de 89%.

Além disso, os críticos destacaram a capacidade dos diretores em capturar a essência da experiência de Phillips e o perigo vivido pelo capitão da marinha americana. Ainda mais, os elogios também foram dirigidos à equipe técnica, que conseguiu dar ao filme uma atmosfera única com as suas cenas. Em conclusão, o filme recebeu aplausos em todos os cantos do mundo e tornou-se extremamente bem recebido pela crítica.

Continue depois da publicidade

Onde assistir o filme Capitão Phillips?

O filme Capitão Phillips é uma aventura militar baseada na história real do capitão americano Richard Phillips, interpretado por Tom Hanks, durante uma operação de resgate na Somália em 2009. Então, se você deseja assistir a esta entusiasmante história de coragem e heroísmo, há muitas opções de onde assisti-lo. 

Portanto, Estes são alguns dos principais serviços de streaming onde você pode assistir ao filme Capitão Phillips: HBO Max, Amazon Prime Video, Google TV, Youtube. Além desses serviços, a maioria das TVs por assinatura também oferecem as opções de alugar ou comprar o filme Capitão Phillips. Com tantas plataformas para escolher, você pode escolher a melhor para assistir o filme Capitão Phillips, seja em casa ou em movimento. 

Se você estiver em movimento, você também pode alugar ou comprar o filme Capitão Phillips diretamente da Apple TV. Assim, você garante que o filme Capitão Phillips fique disponível em todos os seus dispositivos. Dessa forma, com uma variedade de plataformas, você certamente encontrará onde assistir o filme Capitão Phillips.

Conclusão

Capitão Phillips é uma história trágica baseada em fatos reais, que nos mostra o quão perigoso pode ser o trabalho de um marinheiro. Apesar de toda a violência e terror que o filme apresenta, mostra-se uma obra que vale a pena assistir, pois nos mostra como a vida na superfície do mar pode ser e nos faz refletir sobre os perigos que existem em nosso dia a dia.

Capitão Phillips é um ótimo filme de ação e suspense. A história fez-se bem contada e o desenrolar dos acontecimentos é empolgante. Além disso, os atores estão muito bem no papel. Acima de tudo, espero que este artigo tenha sido útil para você, continue acompanhado a Proddigital Pop. Até a Próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui