Para a nossa alegria, durante a D23 do ano passado o presidente do Marvel Studios Kevin Feige anunciou oficialmente que a série do Cavaleiro da Lua estaria confirmadíssima para estrear na plataforma de streaming Disney+ ao lado de She-HulkMs. Marvel, Falcão e Soldado Invernal entre outras.

Já sabemos também que o cineasta Mohamed Diab (Clash- 2016) assinou com o estúdio para dirigir episódios do programa e que as negociações para ter o ator Oscar Isaac (Ex-Machina: Instinto Artificial- 2014) como protagonista estão a todo vapor.

Além disso foi confirmado que o roteirista Jeremy Slater, que escreveu e desenvolveu a série The Umbrella Academy para a Netflix, foi contratado para liderar o time de roteiristas.

Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, o Cavaleiro da Lua é um grande personagem, muito rico e com um universo cheio de aspectos interessantes à serem explorados.

Nos últimos anos ele vem protagonizando algumas boas histórias e com certeza tem ganhado uma grande quantidade de leitores que ficaram muito animados com a notícia da série do Disney+.

Quem é o Cavaleiro da Lua

Moon Knight ou Cavaleiro da Lua provavelmente é um dos personagens mais complexos existente no panteão de heróis da Marvel Comics. Várias personalidades, loucura, espionagem e uma boa dose de misticismo se fundem para criar um universo bastante peculiar.

Seu nome verdadeiro é Marc Spector, embora ele faça uso de outras personalidades para  investigar os casos de seu interesse. O personagem foi criado por Doug Moench e Don Perlin e sua primeira aparição foi na revista Werewolf by Night #32 em Agosto de 1975.

No Brasil, no início dos anos 1980 pela revista Almanaque Premiére Marvel ele levava o nome de Lunar: O Cavaleiro de Prata, mas ao migrar da Rio Gráfica Editora para a Editora Abril recebeu o nome atual de Cavaleiro da Lua.

Cavaleiro da Lua Marvel Comics
Imagem: Cavaleiro da Lua/ Marvel Comics

Marc Spector é filho de um judeu ortodoxo que veio para os Estados Unidos durante a segunda guerra mundial e sua mãe faleceu logo após o seu nascimento. O garoto cresceu sob os ensinamentos do pai que era um rabino, mas ao atingir a maturidade ele rejeitou a visão moralista e religiosa, decidindo partir para a carreira militar.

Ele se torna um lutador de box e posteriormente um fuzileiro naval, adquirindo varias habilidades e treinamento super avançado, além de conhecer técnicas de infiltração e espionagem. Durante esta fase, Spector acaba também fazendo alguns trabalhos como agente secreto da CIA.

Não contente com sua vida militar o personagem decide usar seus conhecimentos para se tornar um mercenário. Marc ganha muito dinheiro com os trabalhos, construindo um imenso patrimônio e fundando as empresas Spector Corp.

Em uma de suas missões no Sudão, Marc é traído por um mercenário chamado Raoul Bushman que o deixa a beira da morte no deserto africano. Ele então acaba sendo salvo por seguidores de uma divindade conhecida como Khonshu.

khonshu
Imagem: khonshu/ Marvel Comics

Veja mais análises de incríveis personagens em:

Em uma experiência espiritual a entidade propõe para Marc que se torne o seu avatar na Terra e em troca, salvaria sua vida além de lhe conceder um imenso poder. O nosso herói aceita a condição e com isso acaba se tornando a personificação do Deus da Lua.

Spector volta aos EUA decidido a utilizar as sua novas habilidades no combate ao crime para se redimir de sua vida como mercenário, investindo todo seu tempo e a fortuna que acumulou para se tornar um justiceiro noturno.

Ele cria a identidade do milionário e filantropo Steven Grant que o permite a ter acesso à alta sociedade de Nova York. Ao mesmo tempo, para manter seus contatos e ficar de olho na rotina da cidade, ele também circula pelas ruas como o taxista Jake Lockley.

Khonshu concede a Marc Spector poderes como superforça, resistência e reflexos que são intensificados durante a noite, podendo aumentar ou diminuir conforme as fases da Lua. Marc também se utiliza de uma armadura super tecnológica com apetrechos e uma capa que o permite planar entre os prédios.

A doença mental de Marc Spector

Mesmo com toda a temática ao entorno da divindade Khonshu, não se sabe ao certo o quanto os seus poderes são provenientes da entidade e o quanto são resultado da loucura de Spector ou de sua instabilidade psicológica.

Por causa das varias facetas que o personagem desenvolveu, a partir de um determinado momento nas histórias ficou estabelecido que Marc Spector sofre de uma severa doença mental chamada Transtorno Dissociativo de Identidade.

Basicamente isto implica no fato de que as personalidades coexistentes dentro da mente do personagem ficam o tempo inteiro tentando tomar o controle total de suas ações. Não é preciso dizer que esta condição torna as atividades e atitudes do herói, um tanto quanto instáveis.

Além das personalidades que já foram estabelecidas nas HQ’s, mais recentemente nos foi apresentado um novo “alter ego” do personagem conhecido como Senhor da Lua. Se trata de um super detetive que atua como consultor para a polícia, ajudando na investigação de roubos e assassinatos sem solução.

Em algumas das histórias do Cavaleiro da Lua fica muito implicito o quanto as questões envolvendo a doença mental do personagem são importantes para o contexto da narrativa, chegando ao ponto de deixar os leitores sem saber se toda a vida como um super herói não seria apenas fruto das alucinações de Marc Spector.

Marc Spector
Imagem: Marc Spector/ Marvel Comics

A instabilidade mental do personagem já chegou a ser atribuída à influencia da divindade Khonshu que poderia aos poucos estar fragmentando a sua personalidade para assumir o controle total, mas as histórias sempre voltam a questionar a própria sanidade de Spector.

Poderes e habilidades do Cavaleiro da Lua

Marc Spector é um exímio lutador devido aos anos em que se dedicou ao box, mas acima disso ele se tornou um profundo conhecedor dos pontos fracos dos seus oponentes. Essa característica faz com que seja muito eficiente no combate corpo a corpo.

Durante o seu tempo como militar, passou por vários treinamentos onde aprendeu estratégias de disfarce e infiltração, além técnicas avançadas de interrogatório e tortura. O Cavaleiro da Lua também é um especialista em armamentos de todos os tipos e um piloto muito talentoso, chegando ao ponto de se adaptar facilmente a qualquer tipo de aeronave.

Talvez uma das maiores peculiaridades sobre Marc Spector seja a capacidade de ser imune a qualquer tipo de domínio mental ou ataque psíquico. Esta condição se deve ao fato de sua mente ser completamente fragmentada e absurdamente confusa.

Como se todas essas habilidades já não fossem o bastante, em seu encontro com Khonshu ele recebeu vários poderes como superforça, resistência, e reflexos que aumentam ou diminuem conforme as fases da Lua. Durante a Lua Cheia o personagem chega ao seu potencial máximo, mas mesmo sob os efeitos da Lua Nova ele não fica completamente desprovido de suas habilidades especiais.

Já foi mencionado nas histórias do herói que sob os efeitos da lua cheia ele poderia erguer o peso de duas toneladas e se tornar quase invisível, chegando até mesmo ao ponto de ter visões do futuro.

Uma das características mais legais do Cavaleiro da Lua são os apetrechos e equipamentos sofisticados do seu arsenal. O herói é capaz de criar todos os tipos de dispositivos com variadas funções, inclusive super veículos, com direito a um jato em formato de lua.

Cavaleiro da Lua Marvel
Imagem: Cavaleiro da Lua/ Marvel Comics

Essa facilidade na produção de equipamentos e veículos só é possível graças ao fato de o personagem ter acumulado uma grande fortuna no tempo em que atuava como assassino particular. Podemos então chegar a conclusão de que Marc Spector foi responsável pela morte de muitas pessoas e talvez nunca consiga quitar essa dívida por completo.

O Batman da Marvel Comics

Devido às características do Cavaleiro da Lua, ele acaba muitas vezes sendo comparado ao Batman da DC Comics, chegando a ser taxado como uma cópia do Homem Morcego. Mas os leitores e os fãs das suas histórias sabem que existem grandes diferenças entre os dois personagens.

Estas comparações ocorrem pelo fato de ser um personagem com muito dinheiro, usar vários dispositivos e veículos  para combater o crime, além de atuar a noite. Fora isso, o Cavaleiro da Lua é um ótimo detetive e sempre traz um tom de mistério em suas histórias.

Batman DC- Cavaleiro da Lua Marvel
Imagem: Batman DC Comics- Cavaleiro da Lua Marvel

Quem se volta somente para essas características, realmente pode traçar um perfil parecido entre os dois e inclusive os escritores já declararam publicamente que se inspiraram em traços do “Morcego de Ghotan” para criar algumas das histórias do avatar de Khonshu.

Porém quando analisamos o contexto das HQ’s e a essência do personagem, conseguimos estabelecer que existem diferenças gritantes entre eles. A loucura e a mente fragmentada de Marc Spector é muito diferente da personalidade fria e calculista de Bruce Wayne.

A instabilidade psicológica de Spector é muito abordada nos enredos das histórias, podendo se dizer que o Cavaleiro da Lua é um tipo de Batman que assumiu seus problemas psicológicos. Além disso o herói conta com vários poderes, diferentemente do personagem da DC Comics.

Outro ponto que torna o personagem tão interessante e único, são as personalidades diversas. Este aspecto possibilita uma gama diferenciada de histórias que costumam abordar de maneira intensa, os seus problemas mentais e psicológicos.

Um exemplo disso é  quando Marc Spector acorda em um hospital psiquiátrico sem se lembrar de como chegou até ali. Esta foi uma fase muito produtiva para o personagem, que leva a assinatura do escritor canadense Jeff Lemire e do ilustrador Greg Smallwood.

De acordo com uma lista oficial de produções publicada pela Production Weekly, a nova série do Cavaleiro da Lua se prepara para começar as filmagens ainda este mês e tem previsão para chegar à plataforma de streaming Disney+ já em 2022.

cavaleiro-da-lua
Imagem: Cavaleiro da Lua/ Marvel Comics

E aí, em qual nível está o seu “hipe” para a estreia de Cavaleiro da Lua da Marvel no serviço de streaming Disney+ depois de todas essas informações sobre o personagem??

Então não marque bobeira!

Fique por dentro de todas as novidades sobre as séries do Disney+ em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade no universo incrível da cultura POP!!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários