O Barão Zemo teve sua estreia no UCM como vilão do filme “Capitão América: Guerra Civil”, onde sozinho, foi capaz de causar a ruptura dos Vingadores e uma “SENHORA” briga entre Steve Rogers e Tony Stark.

Tudo isso sem contar que ele também esteve intimamente envolvido na explosão do prédio sede da Organização das Nações Unidas em Viena, que causou a morte do antigo soberano de Wakanda, o Rei T’Chaka.

O vilão culpava os Vingadores pela morte de sua família e criticava a maneira como a equipe vinha agindo em suas missões, especialmente se considerarmos que Ultron foi o resultado do trabalho de Tony Stark e Bruce Banner.

Outro ponto importante a se destacar, é que Zemo foi indiretamente responsável pelos eventos de “Vingadores: Guerra Infinita” e até mesmo pelo estalo e pelo “Blip”, pois naquele momento, se os heróis estivessem reunidos e preparados para atuar em conjunto, talvez Thanos não tivesse conseguido derrota-los.

Mesmo cumprindo bem o seu papel de vilão, o Helmut Zemo do UCM causou um certo descontentamento por parte dos fãs, devido às liberdades que o estúdio tomou em relação ao seu visual e o contexto em que ele aparece na trama.

barao zemo
Imagem: Helmut Zemo/ Reprodução

Porém, agora o personagem voltou em Falcão e Soldado Invernal para finalmente se aproximar de sua versão das HQ’s, mas sem apagar a personalidade criada para o cinema.

A série optou em resgatar desde a clássica máscara roxa que o vilão utiliza nos quadrinhos, até mesmo ao fazer a revelação de que ele carrega o título de Barão, herdado por sua nobre família.
0
O que você acha da versão do Barão Zemo na UCM?x

Apesar de já sabermos sobre a presença do personagem interpretado por Daniel Brühl a um bom tempo, as teorias indicando que ele não iria necessariamente desempenhar um papel de vilão no seriado estão se confirmando agora.

Vazamentos “indesejados” de roteiro que viralizaram nas redes sociais antes mesmo do início da série, já enfatizavam que Zemo poderia se unir aos protagonistas para combater uma ameaça maior.

Na verdade, Sam e Buck precisaram recorrer aos contatos que Zemo possui no submundo de Madripoor, para investigar os ataques da organização Flag-Smasher ou Apátridas como ficaram conhecidos por aqui.

O misterioso grupo vem tirando o sono dos heróis, principalmente pelo fato de seus integrantes serem portadores de habilidades relacionadas a utilização do Soro do Super-Soldado, o mesmo que concedeu os poderes do Capitão América.

Madripoor é uma cidade “sem leis” bem conhecida nas HQ’s, que se divide entre duas porções. A parte rica e poderosa é chamada de Hightown e o território decadente e criminoso é chamado de Lowtown.

A localidade já foi destaque em várias sagas da Marvel nos quadrinhos, muito por conta de aventuras envolvendo os X-Men e principalmente por estar relacionada com as origens do mutante conhecido como Wolverine.

Abrindo um parênteses aqui, pra dizer que somente este fato, já foi o suficiente para desencadear uma enxurrada de teorias sobre a introdução do mutante que é um dos mais importantes da Marvel e muito amado pelos fãs.

Ainda não sabemos quais são as verdadeiras intenções de Zemo e nem mesmo quais são seus planos quando se diz respeito aos dois ex-companheiros do Capitão América. Porém, o que não falta, são boas histórias nos quadrinhos que podem servir como base para a série.

O vilão se destacou várias vezes nas HQ’s por se tratar de um gênio tático e um adversário implacável no caminho de Steven Rogers. Fora isso, ele já esteve à frente da Hidra em muitas ocasiões, além de ter liderado os Thunderbolts e também os Mestres do Terror.

A origem do Barão Zemo nas HQ’s

O personagem que vemos hoje no UCM chamado Helmut Zemo, foi criado por Tony Isabella, Roy Thomas e Sal Buscema no ano de 1973 e teve sua primeira aparição na revista Avengers #168.

Baron Zemo
Imagem: Barão Zemo/ Marvel Comics

Contudo, é importante ressaltar que já tivemos mais de um Barão Zemo nas histórias em quadrinhos. O título é passado de pai para filho desde o século XV e o primeiro detentor do manto foi Heinrich Zemo, que apareceu pela primeira vez em Avengers #4 de 1964, sendo mais uma das criações de Stan Lee e Jack Kirby.

Nos quadrinhos, o “primeiro Zemo” lutou ao lado da Hidra e foi um dos maiores cientistas do Partido Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Sendo extremamente inteligente e sádico, o vilão foi responsável por criar muitas armas de destruição em massa para o exército de Adolf Hitler e enfrentou o Capitão América diversas vezes.

Ele foi o responsável pela morte de Bucky Barnes e também pelo congelamento de Steve Rogers que ficou desaparecido por décadas. O vilão mantinha o ideal de que o mundo deveria ser governado por apenas uma raça pura.

Heinrich Zemo descendia de uma nobre família germânica e foi agraciado com o título de 12º Barão Zemo. Ele tinha uma esposa chamada Hilda e um filho, o pequeno Helmut que cresceu com os ensinamentos doentios passados por seu pai.

Além de uma grande participação nos bastidores da Segunda Guerra Mundial e de sua aliança com a Hidra e Adolf Hitler, ele mantinha um relacionamento de parceria e rivalidade com o Caveira Vermelha.

Em um dos confrontos com o Capitão América, o herói causou um acidente lançando seu escudo em um tanque de vidro que continha o misterioso Composto X. Esta substância se trata de uma arma científica muito poderosa criada pelo próprio Heinrich.

Zemo estava ao lado do tanque, quando o conteúdo foi derramado e se espalhou por todo o seu rosto, prendendo a máscara que ele usava de forma permanente. Daquele dia em diante o vilão não poderia mais se alimentar normalmente, necessitando de acessos intravenosos para continuar vivo.

Este fato foi decisivo para que o cientista se tornasse cada vez mais louco e insano, de forma que afetou até mesmo o relacionamento com sua família. Após acreditar que havia matado Steven Rogers, Zemo abandona esposa e filho para se exilar por anos na América do Sul.

Ao descobrir que o herói havia sido encontrado vivo, seu ódio foi elevado ao máximo e ele decidiu enfrentar o Capitão América em uma batalha final. O vilão acaba morrendo em combate, e por respeito, é enterrado e velado pelo próprio Steve.

Depois de adulto, Helmut Zemo soube da morte de seu pai e elaborou um plano para se vingar do Super Soldado. Inicialmente adotando o codinome Fênix, ele acusou o Capitão pela morte de Heinrich e o confrontou em uma luta.

Como resultado, Helmut acabou caindo em um tonel que continha o Composto X, ficando completamente desfigurado por causa de suas propriedades. Anos depois, ele viria a assumir o legado de sua família, adotando enfim o alterego Barão Zemo.

Um dos fatos mais curiosos sobre o Barão Zemo é que ele se tornou obcecado em ressuscitar seu pai. Em uma história ele chegou a se casar com a Baronesa Heike Zemo, que dizia ser a reencarnação do falecido Heinrich.

Os Mestres do Terror

Em uma determinada fase dos quadrinhos o Barão Zemo passou a recrutar sua própria equipe de super-humanos com a missão de destruir todos os super-heróis. Ele buscou especialmente os vilões que tivessem “contas a acertar” com cada um dos membros dos Vingadores.

Esta equipe levava o nome de Mestres do Terror e era formada originalmente pelo próprio Zemo, Encantor, Cavaleiro Negro, Homem-Absorvente, Blecaute, Tubarão Tigre e Gárgula Cinzenta, passando ainda por várias outras formações com integrantes diferentes.

Masters of Terror
Imagem: Mestres do Terror/Marvel Comics

Unidos, eles quase derrotaram os heróis mais poderosos da terra no arco conhecido como “Vingadores: Sob Ataque” criado por Roger Stern, John Buscema e Tom Palmer que veio a se tornar um dos grandes clássicos da Marvel da década de 80.

Após a saga Massacre Marvel, os Vingadores e o Quarteto Fantástico foram dados como mortos, e com isso o Barão Zemo viu uma oportunidade para se reerguer em meio ao caos deixado pelos heróis.

Então, os Mestres do Terror passaram a se chamar Thunderbolts e também assumiram novas identidades para não serem reconhecidos pela mídia. A partir daí os vilões foram considerados como super-heróis e começaram a proteger as pessoas.

Durante o arco, o próprio Helmut deixou o codinome Barão Zemo de lado, adotando o título de “Cidadão V”. O plano era ganhar o apoio do público e do governo para ter acesso a recursos importantes.

Rapidamente a equipe foi aceita como nova protetora da humanidade e por conta disso, eles tiveram autorização para utilizar os armamentos que pertenciam aos Vingadores. Eles chegaram a trabalhar ao lado do Homem-Aranha e lutaram contra vilões em Nova York.

Zemo finalmente poderia controlar todo o planeta, mas os próprios integrantes dos Thunderbolts se revoltaram contra ele, pois achavam que a vida de super-herói era mais gratificante do que sua antiga conduta.

Embora o grupo de vilões tenha conseguido alcançar o sucesso a partir de seus planos maléficos, os Thunderbolts acabaram realmente se tornando uma verdadeira equipe de heróis.

Habilidades do Barão Zemo

Tanto pai quanto filho não têm poderes sobre-humanos ou mesmo habilidades extraordinárias, mas tudo isso é compensado por seu treinamento em combate armado e desarmado, além da inteligência muito acima da média.

Baron Zemo
Imagem: Barão Zemo/ Marvel Comics

Por causa dos efeitos do Composto X, o vilão possui um envelhecimento muito desacelerado, que também lhe garantem vigor e vitalidade equivalentes às suas idades aparentes.

Além de um brilhante cientista, Heinrich era mestre em várias artes marciais, habilidades essas que ele ensinou a seu filho Helmut. O garoto foi treinado em diversas técnicas espadachim e também na arte do disfarce.

O atual Barão Zemo também é um excelente estrategista e perito em diferentes táticas de guerrilha. Ele possui um bom aparato científicos e é capaz inventar ferramentas e armas, apesar de não estar no mesmo nível de seu pai.

O Barão Zemo no futuro do UCM

A versão do Barão Zemo no UCM é razoavelmente diferente de sua contraparte dos quadrinhos. Ele não teve contato o composto que retarda seu envelhecimento e até agora, não mostrou ser capaz de usar uma espada, ainda que tenha demonstrado certa técnica com armas de fogo.

Nossa aposta é a de que aos poucos o personagem vá ganhando mais características e camadas para que se torne mais próximo daquilo que já estamos acostumados nas HQ’s, como estamos vendo acontecer com Wanda Maximoff.

Outra certeza que temos, é que Helmut Zemo irá ganhar cada vez mais importância e destaque nas próximas fases do UCM, e muito disso por conta do peso que ele tem para a história da Marvel.

Se pararmos para analisar o personagem interpretado por Daniel Brühl, podemos perceber que desde “Capitão América: Guerra Civil”, ele apresenta características do Barão Zemo original, sendo que a mais importante delas é sua mente estratégica e a capacidade de elaborar planos altamente complexos.

A série Falcão e Soldado Invernal se encontra atualmente disponível no catálogo de séries do Disney+.

E aí galera, depois de todas essas informações e curiosidades sobre o Barão Zemo, bateu aquela vontade assistir todos os episódios disponíveis de Falcão e Soldado Invernal no Disney+, não é mesmo?

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo sobre os grandes personagens do Universo Cinematográfico da Marvel em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários