Finalmente estamos bem próximos da estreia de Chaos Walking ou Mundo em Caos nos cinemas. Depois de uma longa estrada de produção, mudanças na adaptação do roteiro e várias refilmagens, o longa está chegando às telonas e promete ser um dos grandes lançamentos do ano.

O filme é baseado na obra do autor britânico Patrick Ness que conta com três aclamados best-sellers, sendo eles, “The Knife of Never Letting Go de 2008, “The Ask and the Answer de 2009 e “Monsters of Men de 2010.

Os livros chegariam mais tarde no Brasil, lançados pela editora Pandorga e traduzidos por Marcelle Barros Soares, trazendo os títulos, “Mundo em Caos” em 2011, “A Missão” em 2012 e “A Guerra” que chegou em 2013 para fechar a trilogia.

A obra foi publicada em mais de trinta países e Mundo em caos é a primeira parte de uma história distópica e perturbadora sobre os laços que forjamos em situações extremas, trazendo à tona a imensa insensatez humana.

A premissa é bastante intensa ao tratar também da falta de privacidade e individualidade que na história é causada pelo “Ruído”. Quando Patrick Ness escreveu o romance, esta questão já parecia um tanto quanto perigosa, mas nos dias atuais, com a humanidade 24 horas por dia conectada, em constante compartilhamento e exposição nas redes sociais, é como se o autor conseguisse acertar em cheio nos temas abordados pela ficção.

A série de livros consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura juvenil e essa grande história acaba de ser relançada pela editora Intrínseca em uma edição especial com conteúdo extra, além de uma nova tradução e um conto inédito que servirá para expandir o universo da série.

Mundo em Caos no cinema

O estúdio Lionsgate adquiriu os direitos dos livros no ano de 2011, ao mesmo tempo em que o primeiro livro da série chegava em terras brasileiras.

O filme no entanto, passaria por diversas mudanças de roteiro, partindo de um primeiro rascunho que foi escrito por Charlie Kaufman, Jamie Linden, John Lee Hancock, Gary Spinelli, Lindsey Beer, Christopher Ford e o próprio Patrick Ness fazendo o trabalho de revisão.

Doug Liman (A Identidade Bourne de 2002) foi anunciado em 2016 como diretor e as filmagens começaram no mesmo ano, sendo concluídas em meados de 2017. O roteiro por fim, acabou sendo finalizado e assinado por Christopher Ford (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) juntamente com Patrick Ness.

Originalmente o longa foi projetado para ser lançado em março de 2019, porém teve que ser removido da programação para acomodar as refilmagens. Alguns rumores indicaram na época, que o material não teria sido aprovado nas exibições-testes.

As regravações, que aconteceram em Atlanta, adicionaram mais de US$ 15 milhões ao orçamento do filme que no total custou a bagatela de US$ 100 milhões para os cofres do estúdio.

Nos últimos três anos, além das retomadas de set e um longo processo de pós-produção, Mundo em Caos teve também, como vários outros, uma paralização nas filmagens e sua estreia foi adiada por conta da pandemia da Covid-19.

Também por conta da agenda apertada dos protagonistas, as regravações demoraram um pouco para acontecer, mas assim que foi possível, todos se reuniram novamente e várias fotos do set começaram a ser postadas nas redes sociais. Com isso conseguimos entender melhor o clima em que o filme se passaria.

Confira abaixo, fotos do set de filmagem do filme Mundo em Caos:

Mundo em Caos- Produção 2
Imagem: Mundo em Caos/ Fotos da Produção
Mundo em Caos- Produção 3
Imagem: Mundo em Caos/ Fotos da Produção

O caso do longa é um tanto quanto inusitado, em se tratando de adaptações, isto porque Patrick Ness também atua como co-roteirista do filme. Segundo ele, adaptar o próprio trabalho é algo bastante complicado por diversos motivos.

Um filme é algo completamente diferente de um livro, tem outras necessidades e cumpre outros propósitos. É preciso aprender a abrir mão de algumas coisas e adicionar outras. Quando o material-base é de outra pessoa, que eu já tive a função de adaptar, é muito mais fácil de cortar coisas. Quando se é o autor, é preciso aprender a ‘matar seus queridinhos’, como diz aquela frase de William Faulkner. É o processo de entender que um filme precisa de elementos diferentes para ser bom, e então partir na busca desses elementos incríveis.

Patrick Ness têm larga experiência no processo de adaptação e na verdade, já atuou nas principais áreas do entretenimento. Além de livros, ele escreveu diversos roteiros para o cinema, como “Sete Minutos Depois da Meia-Noite” de 2016, e também foi showrunner de “Class”, que se trata de uma série derivada de Doctor Who.

Mundo em Caos é distribuído pela Lionsgate e foi produzido por Doug Davison, Allison Shearmur, Erwin Stoff e Alison Winter. O filme foi editado por Doc Crotzer com trilha sonora composta por Marco Beltrami e Brandon Roberts.

O elenco de peso conta com os atores Tom Holland como Todd Hewitt, Daisy Ridley como Viola Eade, Mads Mikkelsen como David Prentiss, Demián Bichir como Ben Moore, Kurt Sutter como Cillian Boyd, Nick Jonas como David “Davy” Prentiss Jr., David Oyelowo como Aaron, Cynthia Erivo como Hildy e Óscar Jaenada como Wilf.

O longa, que estrearia no dia 22 de janeiro, agora chegará em 5 de março 2021 aos cinemas brasileiros. Confira abaixo os novos pôsteres de Mundo em Caos com a nova data de estreia do longa:

O enredo de Mundo em Caos

Mundo em Caos retrata um futuro distópico e pós-apocalíptico, onde todas as mulheres foram dizimadas em todo o planeta por conta de uma misteriosa infecção. Não se sabe ao certo de onde este mal surgiu e tão pouco se um dia irá chegar ao fim.

Como se este cenário já não fosse caótico o suficiente, o vírus fez também com que os pensamentos de cada ser humano se tornassem expostos, através de um fluxo místico de imagens, sons e estímulos que é chamado de “Ruído”.

A trama do longa acompanha os passos de Todd Hewitt e seu cachorro Manchee, que encontram uma nave caída nas florestas e junto com ela a jovem Viola, a primeira mulher com quem eles tiveram contato na vida.

A garota pode ser a única resposta para o que realmente pode ter acontecido com as mulheres do planeta, além de ser uma esperança para a continuidade da raça humana. Tudo isso faz com que ela se torne um alvo de interesses gananciosos em um planeta que se encontra a beira de um colapso total.

Com Viola correndo perigo em um cenário extremamente caótico, o jovem Todd decide protegê-la, partindo em uma jornada para explorar os vários segredos sombrios de sua origem, mesmo que esta escolha coloque sua própria vida em risco.

No livro, o personagem de Tom Holland carrega uma faca que lhe foi dada por seu pai Cillian. Então o ator resolveu treinar o máximo possível para arremessar a arma. Confira abaixo:

Uma peculiaridade sobre o material original de Patrick Ness, é que além dos humanos conseguirem ouvir os pensamentos uns dos outros, eles também ganharam a capacidade de entender os pensamentos dos animais. Este detalhe faz com que a dinâmica da relação entre Todd e seu “amigo cão” Manchee seja um dos pontos altos da trama.

Ainda não sabemos se este conceito será utilizado no filme, pois não tivemos pistas sobre o assunto nos trailers que foram divulgados até agora, mas com certeza seria um desperdício deixar de lado uma das coisas que particularmente, tornam o universo de Mundo em Caos muito mais intrigante.

Entre outras nuances, a história consegue abordar aspectos da natureza violenta e cruel da humanidade que funciona em contraponto ao personagem central, representado pela inocência de uma criança que ainda não foi corrompida.

Existe ainda, uma analogia quase que enfática que disserta sobre a corrupção passada de homens para homens através dos tempos, onde a sociedade espera o momento exato para arrancar a inocência das crianças e impor a crueldade que é necessária para a sua própria sobrevivência no mundo.

Veja abaixo o último trailer oficial de Mundo em Caos:

E aí, depois de todas as informações e curiosidades sobre o universo de Mundo em Caos, em que nível ficou o seu “hype” para o lançamento do filme nos cinemas?

Então não marque bobeira!!!

Fique por dentro de todos os maiores lançamentos do cinema em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade no universo incrível da cultura POP!!

Leia mais:

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários