Logo da Warner Bros. Discovery
Warner Bros. Discovery
Fundação:8 de abril de 2022
SedeNova Iorque, Nova York, EUA
FundadorWarner Media e a Discovery Inc
Atuais donosEmpresa de capital aberto
Países que operaAtuação Global
O que ofereceMultinacional de mídia

A Warner Bros. Discovery é uma das gigantes do universo do entretenimento e mídia, sendo proprietária de um vasto número de marcas renomadas mundialmente, a exemplo da própria Warner Bros. e da Discovery.

Em seu portfólio, a empresa oferece conteúdos amplamente diversificados, passando pela TV, pelo streaming e chegando inclusive ao cinema.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história e evolução da Warner Bros. Discovery? Então continue com a gente!

Quando a Warner Bros. Discovery foi fundada?

Em termos práticos, a Warner Bros. Discovery surgiu no dia 8 de abril de 2022, data em que as empresas efetivaram o seu processo de fusão, para criar o conglomerado.

Quem são os fundadores da Warner Bros. Discovery?

Como o próprio nome deixa entender, a marca surgiu a partir da fusão de outras duas gigantes multinacionais: a  Warner Media e a Discovery Inc. E à frente desse processo estiveram Samuel DiPiazza, o presidente, e David Zaslav, presidente e CEO do conglomerado.

Vale lembrar, é claro, que do lado da Warner Media, todo o processo aconteceu diretamente através da AT&T, a companhia de telecomunicações norte-americana proprietária da marca.

Quem são os atuais donos da Warner Bros. Discovery?

Apenas três dias após sua fusão, a Warner Bros. Discovery começou a listar a Nasdaq, que é a bolsa de valores de Nova Iorque. Assim sendo, trata-se de uma empresa de capital aberto, que possui em suas marcas originais as grandes proprietárias do negócio.

Dentre as ações, a AT&T possui 71%, enquanto a Discovery conta com 29%. E à frente do projeto atualmente, continuam Samuel DiPiazza e David Zaslav.

O que a Warner Bros. Discovery oferece?

A Warner Bros. Discovery é uma empresa líder global em entretenimento e mídia, dona de um portfólio amplamente diferenciado de conteúdo e marcas do planeta, seja na televisão, streaming ou cinema.

Para se ter uma ideia, a marca está presente em mais de 220 países e outros territórios, abrangendo 50 idiomas diferentes. Tudo isso, é claro, através das empresas que fazem parte do grupo, dando o devido destaque a própria Warner Media e a Discovery Inc.

Um pouco da história da empresa

Para conhecer mais a fundo a Warner Bros. Discovery, é preciso observar com um pouco mais de atenção alguns pontos importantes da história e formação do conglomerado. Acompanhe!

As marcas originais

Mais abaixo, vamos falar mais detalhadamente sobre as marcas que fazem parte do grupo atualmente. No entanto, já é importante observar as duas empresas responsáveis por sua origem, através do processo de fusão.

A Warner Media, nesse caso, foi uma multinacional de entretenimento e mídia de massa americana, fundada ainda em 1972 por Steve Ross. Nesse período, a empresa controlava as marcas da Warner Bros. (criada pelos irmãos Warner).

Já a Discovery Inc. foi um gigantesco conglomerado de mídia norte-americano, responsável, dentre outras marcas, pelo canal pago Discovery Channel, seu principal produto. A empresa foi fundada no ano de 1985 por John S. Hendricks.

A AT&T compra o grupo Warner

Apesar da Discovery Inc. ter passado por outros processos de venda e fusão em sua história, como com a Advance/Newhouse Communications em 2008, é a Warner quem possui um ponto mais relevante dentro da criação da Warner Bros. Discovery.

Isso porque em 2018, a então Time Warner – nome da empresa desde 1990 – foi adquirida pela gigante AT&T, que como mencionado é uma companhia de telecomunicações dos Estados Unidos.

Todo o processo de aquisição começou ainda em 2016, mas devido a relevância do negócio, houve a necessidade da aprovação do governo americano, o que prolongou a conclusão do acordo. No fim das contas, a AT&T pagou US $85,4 bilhões, tornando a Time Warner sua subsidiária, e renomeando-a para Warner Media.

A fusão entre a Warner Media e a Discovery Inc.

Em maio de 2021 começaram os rumores de que a Discovery Inc. estava iniciando as tratativas com a AT&T para fundir-se com a WarnerMedia. O objetivo era criar uma empresa de capital aberto, cuja propriedade ficaria com os acionistas das duas marcas mãe.

Para isso, é claro, a AT&T teve que desmembrar Warner do seu todo, para dar início ao processo de fusão dessa parte com a Discovery. Todo esse processo ficou programado para ser finalizado ainda em meados de 2022.

Assim como o previsto, essa Reverse Morris Trust concluiu-se em abril de 2022, dando origem à Warner Bros. Discovery. Nesse acordo, a AT&T recebeu US$ 43 bilhões em dinheiro, além de 71% das ações da nova marca. A Discovery ficou com os outros 29%.

As marcas que fazem parte do grupo Warner Bros. Discovery

Sendo isoladamente dois grupos gigantescos, Warner e Discovery comandam um enorme conglomerado de empresas, que são subsidiárias da Warner Bros. Discovery, agora empresa mãe. Confira os destaques!       

Warner Bros.

Logo da empresa Warner Bros.
Warner Bros. – Divulgação

Sendo uma das bases da Warner Bros. Discovery, a Warner Bros. Entertainment é uma empresa de mídia norte-americana, sediada em Burbank, Califórnia. Fez história dentro da indústria cinematográfica, ainda antes de entrar no universo da animação, videogames e televisão, onde é amplamente conceituada. Para se ter uma ideia, a marca é considerada um dos cinco gigantes estúdios de cinema dos Estados Unidos.

A fundação da empresa aconteceu ainda no ano de 1923 – sendo uma centenária do mercado – pelos irmãos Warner (Harry, Albert, Sam e Jack L. Warner). Em sua fase inicial, o foco foi realmente a produção e distribuição de filmes. Mas não demorou muito para abranger outros setores.

Atualmente, a marca é responsável por diversos projetos muito bem sucedidos, que por si só demonstram sua relevância e reconhecimento, como a:

  • Warner Bros. Studios
  • Warner Bros. Pictures
  • New Line Cinema
  • Warner Bros. Interactive Entertainment
  • DC Studios
  • Warner Bros. Television
  • NetherRealm Studios
  • Warner Bros. Animation
  • Warner Home Video
  • Hanna-Barbera Studios Europe
  • Hanna-Barbera Productions
  • Dentre outros

Discovery Channel

Logo da empresa Discovery Channel
Discovery Channel – Divulgação

Outra base fundamental para a criação da Warner Bros. Discovery foi o próprio Discovery Channel. Esse é um canal de TV por assinatura famoso por apresentar documentários, programas e séries educativas, ligados diretamente ao mundo da ciência, geografia, meio ambiente, história, etc.

Sendo o maior produtor de documentários do planeta, seu lançamento aconteceu ainda no ano de 1985, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil somente em 1994. Esse foi o primeiro canal da Discovery Inc., sua empresa mãe antes da fusão, e o grande responsável por elevar o nome da marca.

Diretamente associados ao próprio Discovery Channel, estão também os demais canais de TV da marca, como o Animal Planet, Discovery Home & Health, Science Channel, HGTV, TLC, etc.

Discovery+

Uma referência especial fica por conta do Discovery+, o serviço de streaming organizado pela Discovery, ainda enquanto uma empresa independente. Ele foi lançado no dia 23 de março de 2020, e conta com uma ampla variedade de conteúdos ligados aos canais da empresa, como documentários e programas de TV.

A partir de 2022, aliás, com o processo de fusão finalizado, o serviço passou a receber ainda conteúdos da Warner Bros, aumentando bastante seu catálogo.

Em termos práticos, o Discovery+ assemelha-se bastante a outros streamings, como a Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus, HBO Max, etc. diferenciando-se pela proposta dos conteúdos oferecidos.

HBO

Logo da empresa HBO
HBO – Divulgação

A HBO, abreviação para Home Box Office, é uma das subsidiárias da Warner Bros. Discovery. A empresa é uma rede de televisão por assinatura estadunidense, fundada ainda em 1965 por Charles Dolan. Originalmente, o nome da marca era The Green Channel, ganhando essa nova nomenclatura somente em 1972.

Como não é novidade para ninguém, a HBO é simplesmente um dos maiores canais de TV paga do planeta, com milhões de assinantes ativos no mundo, incluindo o Brasil.

Sua programação, geralmente consiste na exibição de séries e filmes, muitos originais, juntamente com outros telefilmes, atrações esportivas, documentários, especiais de comédia, etc.

A chegada ao conglomerado se deu através da parte da Warner Media, uma vez que a HBO pertencia ao Warner desde 1989, quando fundiu-se com a Time Inc. – sua então proprietária – criando a TimeWarner.

Além do canal principal, outros canais secundários ligados a HBO são o Cinemax, uma versão premium que foi criada ainda em 1980, HBO Comedy, Family, etc.

HBO Max

Assim como no caso anterior, um destaque especial vai para o HBO Max, o serviço de streaming da empresa. Como era operado pela WarnerMedia, seus conteúdos são ligados ao grupo, possuindo produções da HBO, DC Comics, Warner Bros., Cartoon Network, CNN, etc. O serviço foi lançado ainda em 2020, mas chegou ao território brasileiro somente em 2021.

Vale lembrar que como o grupo Warner Bros. Discovery conta com dois streamings de peso: HBO Max e Discovery+, ambos os serviços serão unificados em 2023, criando uma versão de nome inédito, e abrangendo os conteúdos e usuários de ambas as plataformas.

CNN Global

Bastante conhecida no Brasil, a CNN é um importante canal de notícias de origem estadunidense, associado a televisão por assinatura, e que conta com afiliadas em diversos outros países.

O canal foi criado no ano de 1980 por Ted Turner, um magnata da mídia americana, e não demorou muito para ganhar destaque. Um ponto relevante, por exemplo, foi a cobertura da primeira Guerra do Golfo Pérsico, que aconteceu em 1991, e que catapultou a CNN para o grande público.

DC Entertainment

Logo da empresa DC Entertainment
DC Entertainment – Divulgação

Fundada ainda em 1934, a DC é um dos grandes destaques dentro do mercado de histórias em quadrinhos e outras mídias relacionadas. Dona dos personagens históricos da Liga da Justiça, como Batman, Superman, Flash, Mulher Maravilha, e vilões como o Coringa, a marca é a grande rival da Marvel.

Surgindo como uma editora, a DC é uma fundação de Major Malcolm Wheeler-Nicholson, que deu os passos iniciais da empresa, ajudando a transformá-la no que é hoje.

Vale lembrar que a marca explora não somente o mercado dos quadrinhos, tento também diversos desenhos, filmes, séries, etc. que alimentam outras plataformas do grupo, como o HBO Max.

TNT

TNT é uma sigla para Turner Network Television, sendo um importante canal de TV por assinatura. O canal se especializou na exibição de séries, filmes e transmissões esportivas.

Com lançamento em 1988, o canal teve criação por Ted Turner, mesmo criador da CNN, passando a pertencer a Warner ainda em 1990. Dentre suas divisões mais conhecidas, vale a pena o destaque para a TNT Sports, inteiramente ligada ao mundo esportivo.

Cartoon Network

O Cartoon Network é um canal norte-americano de TV por assinatura infanto-juvenil, e que leva ao ar uma programação animada. Sua criação se deu no ano de 1992, também por Ted Turner.

Dentre as produções exibidas, muitas são originais, como é o caso de As Meninas Superpoderosas e Irmão do Jorel, além de outros conteúdos licenciados, como Os Jovens Titãs em Ação e Scooby-Doo.

Food Network

O Food Network é um canal de TV por assinatura inteiramente dedicado aos amantes de arte da gastronomia. Ele surgiu no ano de 1993, mas chegou ao Brasil somente em 2014. Apesar da temática específica, esse é um dos maiores canais por assinatura do mundo, e alcança mais de 150 milhões de lares ao redor do planeta.

Eurosport

A Eurosport é simplesmente a maior rede de TV desportiva de todo o território europeu, seja por satélite, cabo ou IPTV. Ele foi lançado no ano de 1989, através das ações em conjunto da  Sky Television plc e a European Broadcasting Union. Atualmente, a rede está disponível em cerca de 60 países ao redor do mundo, abrangendo mais de 20 línguas distintas, incluindo a portuguesa.

TBS

Logo da empresa TBS
TBS – Divulgação

A TBS, ou Turner Broadcasting System, é uma rede de TV paga americana, fundada ainda em 1967, e que passou a pertencer a Warner na década de 90. Atualmente continua sendo uma subsidiária da Warner Bros. Discovery, com foco em conteúdos variados, passando por comédia, esportes, etc.

Considerações finais sobre a Warner Bros. Discovery

Como foi possível observar, a Warner Bros. Discovery faz jus a toda a fama e reconhecimento que possui atualmente. Afinal, soube muito bem ampliar sua base empresarial, adquirindo empresas renomadas em sua história, e realizando fusões muito bem sucedidas.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui